O coração humano é o órgão responsável pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos em repouso.
- Falta de ar, ao repouso ou ao esforço;
- Dor no peito, devido a má circulação sanguínea no local;
- Cansaço fácil;
- Desmaio, após atividade física intensa;
- Palpitações ou taquicardia;
- Tosse seca persistente;
- Pressão alta;
- Cor azulada nas pontas dos dedos ou unhas;
- Tonturas;
- Varizes;
- Má circulação nas pernas;
- Impotência sexual e
- Inchaço nos tornozelos.
Os indivíduos com maior propensão para desenvolver as doenças do coração são os sedentários, acima do peso, com colesterol alto e histórico de doença cardíaca na família. Estes devem ter uma atenção especial à sua saúde evitando o sobrepeso e a má alimentação, que são fatores de risco para o desenvolvimento das doenças cardíacas.
As doenças cardíacas não surgem de repente, elas vão se desenvolvendo ao longo dos anos, muitas vezes sem apresentar nenhum sintoma. Algumas só são descobertas quando o indivíduo submete-se a exames como a angiotomografia ou o teste de esforço, por exemplo.
Para prevenir as doenças do coração recomenda-se uma alimentação saudável com pouco sal, açúcar e gordura e a prática regular de exercícios físicos. Quem não tem tempo livre, deve fazer escolhas acertadas como evitar o elevador e subir de escadas, não usar o controle remoto e levantar e ir até a tv mudar de canal e outras atitudes como estas que fazem o corpo esforçar-se mais e gastar mais energia.