Criado pela Portaria nº 154/2008 do Ministério da Saúde, o NASF define uma política para o fortalecimento da Atenção Básica à Saúde, através do apoio direto de profissionais especializados em diversas áreas do saber a um conjunto de Equipes de Saúde da Família (ESF).
A equipe do NASF é uma equipe multidisciplinar com responsabilidade pela condução de um conjunto de ações focando os usuários (Vínculo e Responsabilização), além de ser uma oferta de apoio técnico especializado aos profissionais das Equipes de Saúde da Família para ampliar a resolubilidade dos casos, fazendo o processo de territorialização e regionalização. Compartilha as práticas em Saúde nos territórios sob responsabilidade da ESF.
Através do Apoio Matricial, reorganiza a forma de contato entre as equipes da Estratégia de Saúde da Família e as áreas especializadas.
Sua responsabilidade central é ATUAR e REFORÇAR 8 diretrizes na atenção à saúde:
* Intersetorialidade
* Integralidade
* O território
* O controle social
* A educação permanente em Saúde
* A humanização
* A promoção da saúde.
Os NASF’s devem instituir principalmente a integralidade do cuidado físico e mental aos usuários do SUS por intermédio da qualificação e complementaridade do trabalho da ESF.
A unidade conta com uma nutricionista (Tamy), uma educadora física (Priscila) e 2 fisioterapeutas (Jamilson e Márcia), atuantes, realizando atividades, ações de reabilitação multiprofissional e transdisciplinar, atendimento, priorizando atendimentos coletivos de acordo com a necessidade dos usuários, Visitas domiciliares para orientação e acompanhamento dos pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção, além de palestras e discussões em escolas sobre diversos temas.
A unidade conta com a Academia Carioca da Saúde, que proporciona a prática regular e acompanhada da atividade física, através da realização freqüente dos exercícios.