O público-alvo foram os adolescentes na faixa etária de 13 a 15 anos e o objetivo da atividade foi discutir o tabagismo, mostrando as doenças causadas pelo tabaco, o tratamento e alguns efeitos no organismo (sintomas), além de criar vínculo com estes adolescentes.Além de utilizarem como recursos um cartaz e distribuição de panfletos. Em média 50 adolescentes participaram da atividade.
Os adolescentes foram participativos e interativos na atividade, levantando questionamentos sobre o tema, assim houve esclarecimento de todas as dúvidas. Houve um interesse dos participantes pelo tema, além da manifestação do desejo de buscar e levar parentes à unidade de saúde.
Os profissionais de saúde colocaram-se à disposição dos adolescentes. O resultado foi muito satisfatório, pois várias perguntas surgiram e a participação foi efetiva.
No mês que vem tem mais uma Edição desse encontro. Vamos aguardar para vivenciar as próximas atividades.
PSE? O que é?
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.