16 de out. de 2013

Como eu faço.... Thais Yamamoto

  Hoje o Blog da CLÍNICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES continua apresentando uma série de relatos mostrando como o profissional trabalha na sua área. E para esse contato, temos a honra de apresentar Dra. Thais Yamamoto, Médica da Equipe Padre Dehon e Médica Preceptora da nossa unidade e apresenta como funciona a Residência e a Preceptoria. 
    A Residência médica é um tipo de pós-graduação em medicina, em que médicos formados são orientados por profissionais mais experientes em determinada especialidade. Os residentes não só podem como devem atender, porém, os residentes de medicina de família e comunidade têm sua carga horária dividida entre atendimentos nas clínicas da família, atendimentos nos ambulatórios de medicina integral e de saúde da mulher, no Hospital Universitário Pedro Ernesto; plantões de emergência neste hospital; além de canais teóricos, em que são discutidos fundamentos, casos clínicos e sua própria vivência. 
    Um preceptor, no nosso caso, é um profissional médico mais experiente em medicina de família e comunidade, que auxilia na formação de outros médicos que desejam se especializar nesta área. Existe um preceptor alocado na clínica para cada quatro residentes. O objetivo de sua presença é o de garantir que o atendimento dos residentes tenha sempre a supervisão/ contribuição de um profissional mais experiente na área, que vai ensinar ferramentas de abordagem da comunidade, das famílias e dos indivíduos, de modo a capacitá-los para uma prática integral da medicina. 
    O preceptor deve planejar e guiar as atividades dos residentes; observar e avaliar o residente enquanto este executa suas atividades; estimular seu raciocínio e sua postura ativa; analisar seu desempenho; além de aconselhar e cuidar de seu crescimento profissional e pessoal. O preceptor pode atender para servir de exemplo no aprendizado dos residentes, além de algumas vezes atender a demandas livres da unidade, mesmo de pacientes fora das equipes cobertas, de modo a contribuir para o bom fluxo dos atendimentos e o acolhimento de todos que procuram a clínica da família. 
    O preceptor deve ser como uma mãe águia, que traz o alimento à boca de seus filhotes somente enquanto eles criam asas para voarem sozinhos. 
     Espero que tenham explicado a todos como trabalha o profissional Médico no Projeto da Residência em Medicina e Família em Comunidade, quanto as suas funções e esperamos vocês numa próxima oportunidade. Até a próxima

Clíque aqui para ver mais fotos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.