14 de jun. de 2012

Vacinação Começa sábado

         Neste sábado (16) começa a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite que pretende vacinar 389 mil crianças em cada etapa, o que representa 95% da população-alvo. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, nesse sábado, considerado o Dia D de vacinação, vai distribuir 550 mil doses da vacina em cerca de mil pontos em toda a cidade, entre unidades de saúde, escolas, igrejas, praças e outros locais, que funcionarão das 8 às 17h.
    A vacinação acontece até o dia 6 de julho nas Unidades Básicas de Saúde e nos postos de atendimento do programa Saúde da Família de segunda a sexta. A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil informou que ação faz parte do esforço nacional para a consolidação da erradicação do vírus no país e a recomendação do Ministério da Saúde é de que 45% da meta dos estados seja alcançada já no primeiro dia da Campanha.
   A proposta reforça que, apesar de o país ter erradicado a doença, a vacinação é importante para evitar a reintrodução da poliomielite por viajantes que chegam ao Brasil. Ainda há 16 países com casos registrados da doença.
   A partir de agosto, a vacinação contra a poliomielite terá uma mudança, com a combinação das gotinhas com a forma injetável da vacina --por ter o vírus inativo em sua composição, essa nova vacina é tida como ainda mais segura. Esse novo modelo foi anunciado no início do ano e está mantido, afirma o ministério.
   Crianças que nascerem nos próximos meses já devem pegar o novo esquema vacinal. Aos dois e quatro meses de idade, a criança será vacinada com a forma injetável. Aos seis e quinze meses e no reforço anual feito no primeiro semestre de cada ano, receberá as gotinhas.
   Já no segundo semestre de cada ano, haverá uma mobilização nacional para revisar as carteirinhas de vacinação das crianças e tapar eventuais buracos de imunização, explicou o ministro Alexandre Padilha (Saúde), em coletiva nesta quarta-feira.
   A vacina oral será mantida no calendário da criança e nos reforços anuais para ampliar o alcance dessa imunização. Isso porque o vírus presente na vacina cai no meio ambiente pelas fezes da criança e consegue, assim, entrar em contato com outras pessoas.
   A vacina não tem contra indicações, apenas em caso de doenças graves a criança não deve tomar as gotinhas. Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e, mesmo que ela esteja atrasada, a criança pode receber a nova dose. Para obter mais informações os responsáveis podem ligar para Central de Informações (1746).
   Poliomelite, pólio ou paralisia infantil é uma doença que atinge o sistema digestivo e se expande ao sistema nervoso e pode causar paralisia e deformações no corpo. A enfermidade atinge, principalmente crianças pequenas, mas as campanhas de vacinação podem proteger a população da doença.

 Anote ai, os nossos polos de Vacinação:

  * Morro do Fubá: Rua Massiambu, 16
  * Wallmart: Av. Ernani Cardoso, 350
  * C. F. Souza Marques: Praça do Patriarca, s/n
  * E.M. Barão do Amparo: Rua Ana Teles, 30
  * E.M. Mozart Lago: Rua José Carvalho Salgado, s/n
  * E.M. José Emydgio de Oliveira: Praça Candido Portinari, s/n

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.