14 de jun. de 2012

Quem doa Sangue, doa Vida.

    O dia mundial do doador de sangue é comemorado nesta quinta-feira (14) em todo o país e, neste ano, o tema é “Todo doador de sangue é um herói”. uma campanha para conscientizar a população  sobre a necessidade de doar sangue e também  para celebrar aqueles doadores voluntários graças aos quais muitas pessoas podem sobreviver e  podem viver melhor.
    Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos mais de 500 mil mulheres morrem desnecessariamente durante a gravidez ou o parto. Uma perda de sangue grave pode matar uma mulher saudável num espaço de duas horas. Por isso, o Hemorio aproveita o Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, para sensibilizar a sociedade para a importância da contribuição dos doadores voluntários e não remunerados.
     No Brasil, somente 1,8% da população doa sangue regularmente, quando o necessário seria entre 3 e 5% para atender toda a rede transfusional.  No ano de 2009, no Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), mais de 105 mil doadores compareceram ao instituto para doar sangue e 81.810 bolsas de sangue foram coletadas. Apesar do número expressivo, as doações ainda não são suficientes.  Anualmente, o hemocentro tem a capacidade para atender o dobro de voluntários.
      Nesta época do ano, com a chegada do inverno, as doações tendem a cair ainda mais.  Desde o início do mês, o Hemorio tem registrado uma queda de aproximadamente 40% no comparecimento de doadores, que afeta principalmente a rotina dos 180 hospitais abastecidos pelo hemocentro.  De acordo com a diretora geral do Hemorio, Clarisse Lobo, a população precisa ter o hábito regular de doar sangue.
- Infelizmente a população brasileira não possui a cultura da doação de sangue regular, como é observado em países europeus, por exemplo.  Por isso, é necessário o desenvolvimento contínuo de campanhas de incentivo à população – explica Clarisse Lobo.
Vamos conhecer os requisitos necessários para ser um doador de sangue de acordo com a Hemorio.
1.      Estar em boas condições de saúde.
2.       Ter entre 18 e 65 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos.
3.       Pesar no mínimo 50kg.
4.       Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
5.       Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
6.      Evitar a Ingestão de bebidas alcólicas (pelo menos nas ultimas 12 horas antes da doação)
7.       Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

    O Hemorio é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro que distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI’s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS. A unidade funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados e fica na Rua Frei Caneca 8, Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 postos de coleta distribuídos no Estado.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.