6 de mai. de 2012

“Sem alergia, com qualidade de vida”

 



   As doenças alérgicas vem aumentando nos últimos anos, sobretudo nas crianças. Nas famílias em que existem doentes alérgicos é frequente surgirem novos casos de alergia, pelo que é sensato aconselhar algumas medidas preventivas ou de minimização desse risco. Já pensou passar o inverno sem crises de rinite alérgica ou poder voltar a comer aquele alimento - quase sempre delicioso - que te dá alergia?
    Voltados para a prevenção, especialistas da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (AsBAI) inauguram amanhã, segunda-feira (07), que é o Dia Nacional de Prevenção das Doenças Alérgicas, a campanha “Sem alergia, com qualidade de vida”, que não oficialmente começou hoje e se extenderá até o dia 11 de maio por 21 estados do país, sempre voltada para a orientação das doenças que atingem cerca de 30% das pessoas em geral,  sendo que 20% desse percentual são de crianças.
       Segundo informações coletadas do Banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus), as doenças alérgicas de predominância no país  são as de origem respiratórias, destacando a asma e rinite alérgica, além de reações a alguns tipos de alimentos, medicamentos, picada de insetos e/ou alergias de pele.
        Já as alergias respiratórias acontecem mais com os pacientes nas estações do outono e inverno, devido às quedas de temperatura e a maior proliferação de ácaros o que causa um número muito grande de atendimentos ambulatoriais, principalmente em salas de urgência. Segundo também, o Datasus, a asma atinge entre 10% e 25% do total da população brasileira, sendo esta responsável, anualmente, por mais de 400 mil internações hospitalares e 2.500 óbitos.
     Dados do International Study of Asthma and Allergies (ISAAC), mostram que a rinite alérgica afetam entorno de 30% dos adolescentes e 26% das crianças brasileiros, sendo considerada fator de risco para crises asmáticas. Diferente da rinite, as alergias alimentares chegam, mais ou menos, a atingir 8% das crianças e 2% dos adultos.   
      Recentes pesquisas divulgadas em vários países mostram a eficiência da imunoterapia oral nestes casos. O procedimento é realizado com a ingestão do alimento alérgico que causa essa alergia e tem como principal objetivo fazer com que o organismo tolere mais à substância ingerida.
  É uma espécie de vacina que ajuda a des-sensibilizar o organismo aos poucos, até que a pessoa tolere quantidade suficiente do alimento que permita uma dieta livre sem reação”, explica Dra. Ariana Campos Yang, diretora da Asbai.
Isabella Ballalai, presidente regional da Sociedade Brasileira de Imunizações – (SBIm-RJ),afirma que, ter o calendário de vacinação da criança em dia é de suma importância para evitar que aumente os quadros de doenças respiratórias e alergias. Vale ressaltar que na questão das crianças prematuras esta é uma preocupação bem maior ainda.
   A atitude é muito importante para evitar complicações nos quadros de asma, como a gripe e a pneumonia, por exemplo (...) a vacinação pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças respiratórias - as que mais afetam os bebês, já que o pulmão é um dos órgãos mais frágeis neles”, afirma Isabella.



Hora do banho: Todo cuidado é pouco!
   Todo cuidado na hora de se proteger das alergias é importante. A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço explica, que devemos ficar atentos principalmente ao banho. Ela explica também, que esse óleo natural funciona como uma camada de proteção para evitar a penetração de bactérias, fungos e vírus presentes nos ar e segundo a médica, nessa época do ano, as pessoas parecem ter mais dificuldade para cuidar da pele e o frio acaba afastando os pacientes de cuidados básicos, como o uso do hidratante. Além do mais, proseguindo o seu discurso, a dermatologista faz ponderações extremamente importantes a respeito da caspa
   “Com as baixas temperaturas, tendemos a exagerar nos banhos muito quentes, o que contribui para retirar a camada de proteção natural da pele, deixando-a suscetível a infecções e alergias, além disso, esse óleo faz uma ‘barreira’ entre a pele e substâncias que podem causar alergia como mofo, fibras de tecidos ou poeiras. É fundamental observar as orientações médicas pois a perda da proteção natural da pele propicia o aparecimento ou agravamento de doenças, como alergias, dermatites de contato, e psoríase, por exemplo. As pessoas que normalmente apresentam o problema deve prevenir, usando xampu anti caspa logo que o clima esfriar e mantê-los durante todo o inverno. “Ninguém precisa - nem deve - tomar banho gelado. O importante é que sejam banhos mais curtos e que a água não esteja tão quente a ponto de deixar a pele vermelha. Além disso, abra mão das esponjas e não exagere no sabão. Prefira os sabonetes neutros ou com hidratantes na sua fórmula”, afirma.
    A endocrinologista Lila Valente destaca a importância de espeitar o consumo diário de água para garantir a manutenção das células mortas e o bom funcionamento do organismo. Quando o tempo fica mais agradável algumas pessoas se esquecem de beber água.
   “O recomendado para o consumo de água por dia é em média de 35-50 ml/kg de peso corporal. Deve ser adequado a cada estação do ano e ainda está relacionada à quantidade de calorias ingeridas. Obedecendo essa regra, será mantida uma boa função intestinal, renal, além de melhorar a qualidade da pele e o equilíbrio da pressão arterial”, explica.

Campanhas na nossa cidade: fiquem atentos!
     Conforme falado anteriormente, as ações acontecem paralelamente em 21 estados brasileiros e têm o objetivo de alertar as pessoas sobre as doenças.
     Hoje, o Parque dos Patins na Lagoa abriu a semana com evento direcionado ao público infantil, o evento, aconteceu de 09 às 13 horas contou com a brincadeiras, bandinhas, um ácaro gigante, blimps e palhaços perna de pau. Foi realizada a medida de Pico de Fluxo Expiratório, distribuição de folder e contou também com a presença de especialistas.
    Ns dias 08 e 10 de maio, das 08 às 10 horas, na Policlínica Piquet Carneiro, da Uerj, haverá um bate sobre lavagem nasal, uso de dispositivos na asma e controle ambiental, alem de uma apresentação em data show sobre o assunto e distribuição de material educativo esclarecendo algumas dúvidas com a equipe médica.
     Dia 9, das 13 às 15 horas na Policlínica Geral do Rio de Janeiro será realizada a jornada Doenças de Inverno – Asma, Rinite e Sinusite em conjunto com a Associação Brasileira de Asmáticos (Abra). Também serão realizadas atividades de sala de espera com os pacientes do ambulatório, no período da manhã. No mesmo dia, o Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital São Zacharias fará atividades interativas com os pacientes abordando a importância das principais doenças alérgicas, com destaque para métodos que auxiliam o diagnóstico como espirometria, testes cutâneos e o tratamento, medicamentos, controle do ambiente, serão abordados. 
       Dia 11 de maio, no Hospital Gaffrée e Guinle, das 10 às 12 horas, os participantes poderão conferir a palestra educativa Alergia Alimentar - Fatos e Mitos e participar de uma trabalho de avaliação sobre o conhecimento de leigos sobre alergia alimentar.
 Podemos conferir a programação completa está disponível no site da Associação (www.asbai.org.br).

“Sem alergia, com qualidade de vida” é o tema da Campanha de Prevenção das Doenças Alérgicas comemorado no dia 07 de maio.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.