Agente analisando a coleta |
Foi realizado, nesta ultima semana (21 AO 25 DE MAIO), pelos Agentes de Controles de Endemias (carinhosamente chamados de AVS) de Madureira ,O LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do AEDES). que é feito por meio de pesquisa larvária para que se conheça o grau de infestação, dispersão e densidade do Mosquito.
No LIRAa, alguns quarteirões da área de abrangência são selecionado aleatóriamente , geralmente os que apresentam alguma problemática, e realizado o trabalho de inspeção, tratamento e coleta de de amostras. .
Estudos e Analises sendo realizada |
Esse método foi desenvolvido em 2002 para atender as necessidades dos gestores e profissionais que são responsáveis pelo programa de controle de Dengue de dispor das informações entomológicas, antecedendo o período de maior transmissão.
Foram visitados pelos agentes mas de 1000 imóveis em toda a localidade de Madureira, Incluindo as Comunidades: Serrinha, Buruti-Congonhas, São José e Cajueiro; onde foram coletadas amostras e enviadas para análise.
Equipe da Endemia ao Lado de Daniel Soranz e Juliana |
Na semana decorrente, os agentes receberam a Visita do Sub-secretário de Saúde, o Sr. Daniel Soranz, que esteve visitando a Clínica da Família Souza Marques.
A Equipe da Endemia é formada pelo Supervisor de Campo, o Sandro e mais 19 agentes, nos quais 02 são chamados de despachante do 1746, responsáveis de receber as reclamações desse numero e repassar para que a equipe averigue a causa. Esse atendimento é responsável por todo o setor (Madureira, Campinho, Cascadura e Quintino). Cada agente é responsável de cobrir uma área e estes por sua vez já estão mais que prontos para a prevenção e luta contra o mosquito.
Um excelente trabalho aos nossos amigos Agentes.