11 de nov. de 2013

Jovens contra as DST's

   Hoje os jovens do Projeto "Projovem Adolescente" da Vila Olimpica do Campinho, receberam a visita do Grupo de Adolescentes da Souza Marques. Mais do que uma simples visita, foi decretado o inicio de uma parceria longa e duradoura.
  Os jovens começaram a conversa com uma rápida apresentação e depois com um desenvolvimento ao qual a Equipe de saúde, composta pelos Agentes Raphael Silva, Valéria, Roselane, Raquel e Carla a respeito de duvidas e assuntos voltados aos jovens.
  Foi lançado o desafio também com os jovens para que eles fizessem uma exposição sobre a saúde do homem nas caixas para serem expostas e servir também como decoração para unidade.
  Os jovens colocaram em pauta as suas duvidas a respeito de adolescência, espinhas, sexo, camisinha, entre outras. Mas afinal, o que são DST's? As doenças sexualmente transmissíveis – DST são conhecidas também como doenças venéreas; doenças sexuais; doenças de rua; doenças do mundo. E são transmitidas principalmente durante a relação sexual. Qualquer pessoa pode pegar ou passar DST.
Segundo OMS (organização mundial de saúde) existem 26 tipos de DST´s (doenças sexualmente transmissíveis) que podem ser classificadas em três tipos: doenças que causam corrimentos, doenças que causam feridas e doenças que causam verrugas. Quando não tratadas adequadamente, as DSTpodem causar sérias complicações, além do risco de pegar outras DST, inclusive o vírus da aids. Essas complicações podem ser: esterilidade no homem e na mulher; Inflamação nos órgãos genitais do homem podendo causar impotência; Inflamação no útero, nas trompas e ovários da mulher, podendo complicar para uma infecção em todo o corpo, o que pode causar morte; mais chance de ter câncer no colo do útero e no pênis; nascimento do bebê antes do tempo ou com defeito no corpo ou até mesmo a sua morte na barriga da mãe ou depois do nascimento.
   Os jovens aprenderam também que cada DST tem um tipo de tratamento e só o profissional de saúde poderá avaliar e fazer essa indicação corretamente.
A melhor forma de prevenir a transmissão das DST é usar sempre e corretamente a camisinha em todas as relações sexuais; Não compartilhar agulhas e seringas com outras pessoas; No caso de necessitar receber uma transfusão de sangue, exija que ele seja testado para todas as doenças que podem ser transmitidas pelo sangue. Evite banho em banheiras; Não use toalhas e roupas de outras pessoas; Lave as roupas intima com água fervente e sabão; Passe as roupas íntimas com ferro a vapor.
Outro assunto bastante focado foi a higiene, principalmente a higiene intima, temos como exemplo para os homens lavar os genitais com água corrente antes e depois do sexo oral e também após urinar ou defecar. Apesar de ser anti-romântico, após qualquer tipo de contato sexual, devem-se lavar os genitais com água corrente, mesmo tendo usado preservativo. Usar um sabonete neutro e massageá-los levemente. Incluir a glande, prepúcio, corpo de pênis, região pubiana, região anal e perianal. Há homens em que a produção e acúmulo de esmegma (o popular sebo do pênis), são mais exuberantes. Nestes casos, a higiene deve ser feita com a freqüência adequada a cada indivíduo: tantas vezes quantas forem necessárias para manter o pênis limpo. Os pelos pubianos, escrotais, perianais e das virilhas, possuem uma função pouco conhecida e relegada ao segundo plano: reduzir o atrito entre duas superfícies cutâneas que se tocam. Portanto, não se deve raspar tais pelos sob pena de ocorrer reações locais tais como infecções, irritações e escoriações da pele. Os que assim preferirem, devem evitar raspá-los com lâminas, fazendo apenas a "poda" dos pelos com tesoura.
   Já as meninas precisam se preocupar com a flora vaginal é composta de lactobacilos que produzem ácidos naturais, que impedem o acúmulo de fungos e bactérias na mucosa vaginal. Use sempre sabonetes neutros. Jamais use desodorantes íntimos. Mantenha os pelos pubianos aparados. Após urinar, seque a vulva encostando o papel higiênico, sem fazer movimentos bruscos, para evitar que o papel esfarele e deixe pequenos pedaços grudados; nunca traga o papel de trás para frente, pois poderá contaminar a vagina com bactérias que habitam normalmente a região perianal.
No banho, procure afastar os lábios vaginais para fazer a higiene dos sulcos interlabiais. Não é necessário lavar ou fazer "chuveirinho" dentro da vagina. urante a menstruação troque o absorvente externo ou interno com freqüência.
   Dê preferência às roupas íntimas de tecido natural como o algodão. As calcinhas de "lycra" ou renda aumentam a temperatura e são irritantes das mucosas. Evite usar roupas apertadas no dia-a-dia. Durma com roupas soltas, e dispense a calcinha sempre que possível. Procure urinar após a relação sexual. Esse hábito ajuda a evitar a cistite já que o jato urinário lava a uretra, que em algumas mulheres se contamina com muita facilidade no coito. Use preservativo, esse também é um bom hábito de higiene.
   É importante lembrar que as DST aumentam em até 18 vezes o risco de pegar AIDS. Se não forem tratadas no começo as DST podem piorar e causar muitos problemas. Se você tem algum sintoma de DST, não procure uma farmácia. Vá direto ao serviço de saúde. Qualquer dúvida, não pense duas vezes: procure logo um profissional de saúde. Só ele tem condições de tratar as DST.


Para refletir
   “Saúde sexual é mais que a ausência de doenças. Vai muito além da ausência de gravidez indesejada, dsts e coerção sexual. Ter saúde sexual é ter a capacidade de obter prazer a partir da atividade sexual e das relações íntimas. Envolve respeito a si mesmo e aos outros, não-exploração, gratificação e alegria. Depende do bem-estar do indivíduo e de seu senso de auto-estima. Requer confiança, honestidade e comunicação entre os parceiros."

Eduardo Campos 

Os participantes da roda de conversas ficaram animados com o mar de informações que foram propostos. Aguardando o próximo contato

Segue abaixo fotos dessa exposição:


Clíque aqui para ver mais fotos.


Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.