Auto medicação - 2° Dia
Quem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? Ou pediu opinião a um amigo sobre qual medicamento ingerir em determinadas ocasiões? A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina.
As causas do problema seriam o uso incorreto de substâncias durante vários períodos da vida, onde o sistema imune é perturbado, facilitando assim intoxicações, hipersensibilidade e resistência de organismos nocivos.
Em 2004, o Brasil era o primeiro país do mundo na venda de medicamentos. A abertura comercial, devido o Plano Real proporcionou ao país importações de vitaminas, sais minerais e complementos alimentares.
Os medicamentos são comprados, por indicações de amigos, matérias de jornais, revista, Internet ou indicação do balconista. O culto à beleza impulsionou as vendas de medicamentos para emagrecer e vitaminas. A onda das psicoses, fez a classe média consumir antidepressivos sem recomendação médica. Antitérmicos, antiinflamatórios e analgésicos são os medicamentos mais utilizados, sem qualquer tipo de orientação.
Tendo em vista os problemas decorrentes da automedicação e principalmente quando esta é feita com uso de antibióticos (o que pode aumentar a resistência do microrganismo e transforma-los em uma bactéria multirresistente), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em outubro de 2010, modificou algumas regras para a venda de antibióticos, que a partir de então passaram a ser vendidos em farmácias e drogarias apenas com retenção de receita médica.
Pensando nisso, a Clinica da Família Souza Marques organizou, essa semana uma série de palestras e salas de espera com o Farmacêutico Flávio para que ele explicasse aos pacientes os perigos dessa prática. Veja como foia de hoje, dia 26 de novembro
Clínica da Família Souza Marques – A unidade realiza atendimentos em clínica médica, pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, coleta de exame colpocitológico oncótico, exames de testagem rápida em HIV, sífilis, gravidez, dengue e ECG.
Oferece também atendimento odontológico: pré-natal odontológico, programa cárie zero, diagnóstico de câncer bucal, procedimentos curativos e preventivos. Grupos de hiperdia, gestantes, crianças, planejamento familiar, idosos e adolescentes.
A Clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal e técnicos administrativos.
|
Clique aqui para ver mais fotos. |