8 de out. de 2013

" Xô preguiça"

  História Relatada pelo Agente Comunitária de Saúde Victor Paulo
       Hoje, a nossa Clínica da Família continua com a série de relatos sobre as histórias dos maiores beneficiados da nossa unidade: Os Cadastrados. E para começar essa série de relatos, nada melhor do que uma história de conscientização e superação;

1, 2, 3, 4... 1, 2, 3, 4
1, 2, 3, 4... 1, 2, 3, 4




   A atividade física entrou cedo na minha vida, aos 12 anos. Eu tinha o corpo pouco desenvolvido e resolvi fazer ginástica e exercícios em aparelhos. Mas isso só durou até os 18 anos, quando comecei a trabalhar. 

Xô preguiça
Pra começar o seu dia
Com mais disposição
Thururu thururu

    Minha jornada era pesada, quase 14 horas todos os dias; eu dava aula de manhã e à noite para complementar o salário. Para piorar, fumei dos 20 aos 35 anos, um maço por dia. Felizmente eu não bebia e minha alimentação era mais ou menos saudável, não por consciência e sim por acaso, nunca gostei de álcool e de comidas gordurosas. 

Faça um bom exercício
De respiração
Thururu thururu
 

    De qualquer forma, cheguei aos 68 anos com o peso controlado, mas me sentindo pesado e sem disposição. Não havia dúvida de que a atividade física estava fazendo falta.

   Comecei a frequentar a Clinica da família, onde fazia acompanhamento das minhas taxas sanguíneas e participava das consultas mensais. Ate conhecer a Priscila e o grupo do Alongamento semanal. Primeiro fazia essas atividades. Caminhada de 30 minutos ate a unidade, depois uma hora de alongamento e depois voltava com mais alongamento. Depois comecei a  participar dos grupos de idosos, cuidando de quem cuida e hipertensão e manter as atividades dentro desses grupos. 

Respire bem fundo, Até encher seu pulmãozinho
Em seguida vai soltando o ar devagarinho
Não tenha pressa, Faça tudo sem se cansar
Arranje um espaço pra você se movimentar
Thururu thururu
 

   Estimulado pela educadora física, voltei a praticar atividades físicas. Entrei para uma academia e comecei a praticar hidroginástica e natação. Esse ano,  mudei de academia e, como a piscina não estava pronta, me encaminharam para a musculação. Adorei e não parei mais.

   Hoje, sigo um programa de treino rígido, acompanhado por profissionais: segunda e sexta, alongamento e musculação; terça e quinta, natação; e quarta, musculação. Quando comecei, eu pesava 76 kg, hoje tenho 64 kg. 

Descole uma musica alegre e põe pra tocar, Thururu thururu
Mexa seu corpinho e acompanhe cada bit
Não se esforce muito, obedeça seu limite
Levante cedinho não deixe a preguiça te pegar
E canta
 

    Passei a competir nas provas de 100, 200 e 400 metros nado livre, categoria 80 mais. Nos últimos três anos, fui consagrado campeão por tempo. Como está minha saúde? Muito bem. Sinto-me melhor que antes, durmo oito horas por noite e tenho disposição para tudo. Saio da academia com uma canseira gostosa e lépido como nunca! Atribuo minha boa condição física à herança genética - meu pai chegou em ótimas condições aos 96 anos - e, claro, ao exercício regular e ao estímulo dado pelo meu agente de Saúde e pela educadora física.

Xô preguiça xô preguiça
Se ela quiser te pegar
Xô preguiça

Xô preguiça xô preguiça
agora eu não posso parar
Sai fora

 O melhor de tudo é que tenho metas a alcançar, objetivos que me impulsionam para a frente: se tudo der certo, pretendo disputar provas internacionais quando chegar aos 90 anos. Vontade e garra não me faltam!"


Uma lição de vida para todos nós e até a próxima.

 * Os cadastrados tiveram seus nomes alterados para preservar a sua integridade.
* Musica citada: Xô preguiça - Eliana

       
Agente Comunitária de Saúde Victor Paulo Gusmão Cadilhe
Email: equipeteles@gmail.com


Nesta História foi usado Nome fictício e as fotos é mera ilustração,
para preservar a imagem do Cadastrado.

Obrigado a todos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.