Centenas de pessoas, frequentadoras do parque, fizeram parte das atividades. Entre as atividades, tivemos conversas e divulgação sobre o Programa de Tabagismo no município do Rio de Janeiro. Como novidade, a presença da Boneca Altina, que demonstra os efeitos do cigarro. A boneca possui um pulmão, constituído de papel filtro, que fica manchado a medida que a boneca fuma, fazendo referência ao pulmão humano.
Também foi utilizado o Monoximetro, conhecido como "fumômetro" ou "bafômetro do cigarro". O monoxímetro é usado para medir como o pulmão do fumante está contaminado por monóxido de carbono. O teste revelou que não só os fumantes apresentam uma quantidade grande de monóxido de carbono no organismo, mas que também quem convive com fumantes é prejudicado, constituindo os chamados "fumantes passivos".
Os Grupos de Tabagismo estão espalhados por todo o Rio de Janeiro, e quem tiver interesse, basta procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência.
Fizeram parte da atividade a coordenação do Grupo de Tabagismo da Clínica da Família Souza Marques, Rafael Gaspar (cirurgião dentista), Rafael Cangemi (médico), Flávio de Paula (farmacêutico), Patricia Gondim (enfermeira), e os agentes comunitários Valéria dos Santos, Rafael Moura e Vanessa Mello.
A Clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h, com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal e técnicos administrativos.
(As informações aqui descritas são de inteira responsabilidade do Grupo de Tabagismo)
Clíque aqui para ver mais fotos. |