Entende-se por diagnóstico comunitário como o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise dos dados colhidos no local onde se deseja realizá-lo. Esses dados são oriundos da participação efetiva das pessoas que atuam no local de estudo. O diagnóstico pode ser considerado como uma das mais importantes ferramentas de gestão. É uma pesquisa das condições de saúde e risco de uma determinada população, para posteriormente planejar e programar ações.
Este diagnóstico tem como objetivo Compreender a estruturação de uma Clínica da Familia; Conhecer a área de abrangência da Clínica; Conhecer o perfil da comunidade assistida; Conhecer a metodologia de trabalho das equipes de Programa de Saúde da Família (PSF).
Para planejar e direcionar as ações de saúde é necessário conhecer a realidade, a dinâmica e os riscos que a população/comunidade está inserida e também a forma como estão organizados os serviços e as rotinas das unidades básicas de saúde e das equipes de PSF.
O diagnóstico situacional é uma ferramenta que auxilia conhecer os problemas e as necessidades sociais como: necessidade de saúde, educação, saneamento, segurança, transporte, habitação, bem como permite conhecer como é a organização dos serviços de saúde. Portanto o diagnóstico comunitário é de fundamental importância para o levantamento de problemas, que por sua vez fundamenta o planejamento estratégico comunitário que permite desenvolver ações de saúde mais focais efetivas em relação aos problemas encontrados.
Apresentaram suas áreas os médicos residentes das Equipes Teles, Dinis Barreto, Padre Manso, Campinho, Fubá e Barão do Amparo que concederam informações para a analise do território e como proceder e priorizar os atendimentos. Participaram dessa apresentação os preceptores das Unidades Clinica da Familia Felipe Cardoso e da Clínica da Familia Sergio Vieira Cardoso e a Presidente da Confederação Iberoamericana de Medicina Familiar, a Drª Maria Inez Padula Anderson, além dos residentes e profissionais da nossa unidade
Clíque aqui para ver mais fotos. |