Hoje começamos mais uma coluna no nosso blog: Mitos e verdades da Saúde.
Será que Grávidas podem tingir o cabelo? Comer chocolate pode dar acne? Beber água durante as refeições engorda mesmo? Nessa seção a Drª. Suliane Motta tira essas e outras dúvidas freqüentes. Confira o que é mito e o que é verdade.
A cada semana 03 novas duvidas serão tiradas e você pode mandara sua duvida. será que é mito ou verdade?
Mito ou Verdade? Estresse causa úlcera no estômago Mito! Não é o estresse que causa úlcera e, sim, uma bactéria chamada Helicobacter pylori.Cerca de 90% das úlceras duodenais e 60% das estomacais são provocadas por esse micro-organismo. Já a correria diária, por pior que seja, não é suficiente para provocar a doença.
Mito ou Verdade? Beber água em jejum emagrece
Mito! Água é essencial para o ser humano. Além de hidratar o organismo, leva nutrientes para as células, elimina toxinas e melhora o funcionamento do intestino. Mas não emagrece. Em algumas pessoas, pode, no máximo, diminuir a vontade de ingerir alimentos, se tomada antes da refeição.
Mito ou Verdade? Rodelas de batata na testa e nas têmporas curam enxaqueca
Mito! Curar essa terrível dor de cabeça, as batatas não curam, mas aliviam o desconforto. A aplicação local das batatas geladas, seja por resposta à vasoconstrição induzida pelo frio, seja por atuação nos circuitos da dor, pode trazer alívio. Mas não oferece a melhora rápida e completa de algumas medicações.
Hoje, acontece no Hotel Pestana em Copacabana, o 1º "Diabetes in Rio". O Curso de Atualização em Diabetes Gratuito, organizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes - regional RJ, com a participação dos nossos médicos residentes, Dr. Henrique Magalhães ( Eq. Padre Manso) e Drª Amanda Barreiros (Eq. Barão do Amparo). Começou às 08:30hs da manhã com a palestra do Dr. João Régis (UFRJ/UERJ), Responsável pela Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia pela UERJ; Mestre em Endocrinologia pela UERJ;Doutor em Clinica Médica pela UFRJ;Pós Doutorado em Biologia Molecular / Celular pela Fiocruz (2011-2012); Professor Visitante do Departamento de Diabetes da UERJ; Coordenador Clínico do NUTRIO (Núcleo de Tratamento Interdisciplinar de Obesidade - UFRJ) e Presidente da Regional Rio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) 2012/2013.que abordou o tema Epidemiologia/ Diagnóstico e Classificação. Logo em seguida, a Professora adjunta da faculdade de medicina da UFRJ - serviço de nutrologia e diabetes, falou sobre Fisiopatologia DM2 (Diabetes Mellilus Tipo 2). As 09:00, a Dra. Roberta Cobas (UERJ) Professora Adjunta - Faculdade de Ciencias Médicas - UERJ, falou sobre Metas do tratamento do Diabetes, abrindo assim espaço para perguntas e discussões entre os presentes. Após o Coffee Break, o Dr. Rodrigo Moreira (IEDE), Coordenador do Ambulatório de Dislipidemia do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (IEDE) e Doutor em Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) falando sobre Dislipidemia e Diabetes.
Por volta das 11hs da manhã, Dra. Rosane Kufpfer, Endocrinologista Titulada pela SBEM; Chefe do Serviço de Diabetes do IEDE; Diretora da SBEM Nacional; Professora do Curso de Pós Graduação da PUC-IEDE. abordou questões referentes ao Tratamento Diabetes com Antidiabéticos orais clássicos, apos isso, Dr Luiz Mauricio Fernandes (UERJ), Endocrinologista (staff) do Setor de Diabetes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Ex-secretário da diretoria da SBD regional RJ biênio 2008-2009; Vice-Presidente da atual diretoria da Regional (2012-2013) e Presidente da Associação dos Diabéticos do Hospital Universitário Pedro Ernesto (ASDHUPE) falou sobre as Terapias Recentes no Diabetes. E antes que fosse aberto o espaço para perguntas e discussões, a Dra. Alessandra Matheus (UERJ), Endocrinologista (staff) do Setor de Diabetes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Membro do corpo docente da graduação em Medicina dos cursos de pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia da (UERJ), Mestre em Fisiopatologia Clínica e Experimental (FISCLINEX) da UERJ, Doutoranda do Programa FISCLINEX (UERJ) e Secretária da diretoria da Regional Rio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) falou sobre a Insulinoterapia no DM2 . Nesse momento os congressistas estão almoçando no local e vão voltar a tarde para mais um ciclo de palestra.
"Discutindo a Homofobia" tem início na terça (03), no Parque Madureira
Com base nos dados alarmantes do 2º Relatório Sobre Violência Homofóbica 2012, divulgado em junho pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, que registraram um aumento de 46,6% nos crimes de ódio em relação ao ano anterior, a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio de Janeiro promoverá um ciclo de debates “Discutindo a Homofobia”. A primeira edição acontecerá na terça-feira, 03 de setembro, às 18h, no Parque Madureira.
O bate papo contará com as participações do coordenador especial da Diversidade Sexual, Carlos Tufvesson; da coordenadora do NUDIVERSIS (Núcleo da Defesa da Diversidade Sexual e dos Direitos Homoafetivos), Luciana Mota; do delegado titular da Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa e da presidente do Movimento de Gays, Travestis e Transformistas (MGTT), Loren Alexsander. A conversa será mediada pelo jornalista Thiago Araujo (Portal Pheeno).
“Nossa ideia é trazer ao público o entendimento sobre a questão da homofobia no Brasil. Tirar dúvidas, elucidar situações, informar sobre direitos civis que nossos cidadãos e cidadãs possam desconhecer, mas que possuem. Nunca no Brasil vimos índices tão altos em relação à intolerância e o preconceito”, explica Carlos Tufvesson.
Com o início do ciclo de debates “Discutindo a Homofobia”, a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual pretende ouvir a população do município do Rio de Janeiro com o intuito de discutir cidadania, solidariedade, denúncia e formas de diminuir a discriminação por causa da orientação sexual. É preciso saber de leis, mas também é necessário desenvolver questões sociais de respeito ao próximo e sabermos qual é o papel de cada um na construção de um Rio sem preconceito.
O bate papo será transmitido ao vivo pela web e internautas poderão participar com perguntas e considerações. O link da exibição é: http://aovivonaweb.tv/ceds/
O ciclo de debates “Discutindo a Homofobia” acontecerá no Centro de Educação Ambiental Rio+20, dentro do Parque Madureira, em frente à Fábrica da Piraquê. O espaço tem capacidade para
80 pessoas.
"Discutindo a Homofobia" é uma realização da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, que transmitirá o evento ao vivo via link para a Praça de Padre Miguel e as Naves do Conhecimento de Santa Cruz, Vila Aliança, Madureira, Irajá e Penha.
Endereços da Praça e Naves do Conhecimento:
1 - Praça do Conhecimento cinegrafista Gelson Domingos (Padre Miguel)
Endereço: Avenida Marechal Marciano, s/nº, esquina com Rua do Açafrão.
2 – Nave do Conhecimento jornalista Tim Lopes (Santa Cruz)
Endereço: Rua Barão de Loreto, s/nº, esquina com Av. Izabel – Largo do Bodegão
3 - Nave do Conhecimento Professora Claudia Martins Augusto Jesus (Irajá)
Endereço: Praça Nossa Senhora da Apresentação, s/nº.
4 - Nave do Conhecimento sambista Silas de Oliveira (Madureira)
Endereço: Parque de Madureira (Portão de acesso em frente à Rua Manuel Marques).
5 - Nave do Conhecimento jornalista Joelmir Beting (Penha)
Endereço: Rua Santa Engrácia, 440 (Vila Olímpica Greip da Penha - Zona da Leopoldina).
6 - Nave do Conhecimento Abdias do Nascimento (Vila Aliança – Bangu).
Endereço: Rua Antenor Corrêa, nº 01 (Acesso pela Estrada do Taquaral).
SERVIÇO
DISCUTINDO A HOMOFOBIA
03 de setembro – terça-feira
Horário: 18h
Parque Madureira – Centro de Educação Ambiental Rio+20
(Em frente à Fábrica da Piraquê)
Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira
Informações: 21.2976.9137
PÓS-GRADUAÇÃO DO ICICT/FIOCRUZ ABRE INSCRIÇÕES PARA MESTRADO E DOUTORADO 2014
As Inscrições vão até 30/09 e cursos trazem duas linhas de pesquisa “Informação, Comunicação e Inovações em Saúde” e “Informação, Comunicação e Mediações em Saúde” O Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde – PPGICS/Icict está com inscrições abertas para os cursos de mestrado e doutorado. A área de concentração é “Configurações e dinâmicas da Informação e Comunicação em Saúde”, que traz duas linhas de pesquisa: “Informação, Comunicação e Inovações em Saúde” e “Informação, Comunicação e Mediações em Saúde”. Os cursos, que se destinam a profissionais que atuam nos campos da Informação e Comunicação em Saúde ou correlatos, têm por objetivo a formação de pessoal qualificado para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, ensino e profissionais relacionadas à Informação e Comunicação no campo da saúde. Para inscrever-se o candidato deverá acessar o sítio da Plataforma SIGA (www.sigass.fiocruz.br), seguindo os links: inscrição > Informação e Comunicação em Saúde – Icict. As chamadas para seleção pública também podem ser acessadas no site do Programa de Pós-Graduação do Icict. As inscrições vão até 30/09/2013 e os editais também estão disponíveis no site do Icict. Outras informações poderão ser obtidas na Gestão Acadêmica, que fica no Prédio da Expansão do Campus, na Av. Brasil, 4.036, sala 210, em Manguinhos, pelos telefones 3882-9063 ou 3882-9033, ou pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br
Serviço Evento: Pós-graduação Stricto Sensu do PPGICS – Seleção 2014 Período: 15/08/2013 a 30/09/2013 Inscrições: Plataforma SIGA Informações: Gestão Acadêmica do Icict - Prédio da Expansão do Campus, na Av. Brasil, 4.036, sala 210, em Manguinhos, pelos telefones 3882-9063 ou 3882-9033, ou pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br
Agente Comunitária e Cadastrada Levando ensinamentos à Terra da Garoa...
Hoje, dia 31 de agosto, iniciou o 13º Congresso Paulista de Saúde Pública, onde a nossa Agente Comunitária de Saúde Roselane Cesário, foi participar como ouvinte e a nossa cadastrada Iayza Maia participa como congressista, com o trabalho cujo tema apresentado foi Câncer do Colo de Útero. O Congresso, tem a organização da Associação Paulista de Saúde Pública e será realizado entre os dias de 31 de agosto a 04 de setembro de 2013, na cidade de São Paulo. O congresso tem como eixo central “O Público na Saúde Pública – A produção do (bem) comum”.
O evento busca contribuir com um espaço de reflexão, discussão e divulgação da produção de conhecimento, das políticas e práticas que têm como propósito reafirmar o SUS (Sistema Único de Saúde) como um projeto ético-político exitoso, de sujeitos construtores de cidadania, e em defesa da dignidade e do direito à saúde como compromisso permanente de todos. Nesta edição, busca-se reafirmar a saúde como direito, como bem público. Público no sentido daquilo que pertence à e é produzido por todos, o lugar do múltiplo, da pluralidade e, por isso mesmo, da potência da produção pública comum. A ideia é provocar o debate, instigando-o em torno da produção de sentidos, de conhecimentos, de políticas e práticas que conformam o público, o comum na esfera da saúde. Reconhecendo sempre, na discussão proposta, as dificuldades, os impedimentos e as restrições que se impõem à reconstrução do público, à construção do comum, bem como reconhecendo todas as possibilidades, potências e utopias que o público pode trazer à Saúde Pública.
Em síntese, um Congresso que problematize, discuta e proponha as seguintes questões: o que é este público da Saúde Pública? O que é o comum? Como se produz hoje o público na saúde? Parabéns Roselane e Iayza, parabéns por representarem a Clínica da Família Souza Marques nesse congresso.
Você sabia que adolescentes tem ido até a Clínica da Família Souza Marques durante suas férias simplesmente para ajudar o próximo? O que está acontecendo é pura atitude dos próprios adolescentes, vontade de fazer o bem e fazer a diferença no mundo. A galera tem ido pra lá simplesmente para ajudar e se colocar a disposição de quem precisa de algum tipo de ajuda. Nessa Sexta-Feira, dia 30 de agosto, essa galera, para encerrar o mês da amamentação, foram as ruas para arrecadar doações de potes de vidro, para doar para os hospitais que armazenam leite materno.
A ideia veio da Educadora Física Priscila Duarte, que pensou logo nessa atividade para encerrar o mês do aleitamento. “Na verdade a atividade era uma caminhada de conscientização populacional, mas você sabe como são os jovens. Você dá uma ideia e eles já querem mudar o mundo e foi difícil segurá-los. Ainda bem que esse sangue novo é uma motivação para a Clínica da Família” afirmou a Priscila. Cada grupo de jovens saiu com um agente pelas ruas da comunidade e o blog acompanhou a visita da Agente Erica Teixeira, que saiu com 03 “Mini Agentes”. Para arrecadar esses potes.
Gabriel Silva (09 anos), Matheus Silva (12 anos) e a Mariana Silva (14 anos) foram até a casa da cadastrada Ananda Oliveira que doou alguns potes para a nossa unidade.
"Podem reclamar, não ligar, fingirem que não viu, mas vai ter a curiosidade de entender o porque e o que cada uma dessas crianças tem na cabeça e no coração pra fazer isso. É surreal tudo o que presencio nesse momento, é uma coisa inacreditável, inexplicável... É lindo ver essa cena e o mover está sendo muito grande. Eu nunca tinha passado um dia assim e agora tenho a certeza de quero isso para minha vida para sempre... não sabia que um simples potinho de azeitona mudaria o mundo. Quem Deus continue usando a vida de cada um para transformar outras vidas e transformar o destino de toda a geração! Parabéns pela atitude, galera.” Disse Ananda Você também pode ajudar. Basta levar os seus potes de vidro na unidade e entregar no almoxarifado da unidade nos seguintes horários: De segunda a sexta das 10:00 as 16:00. A campanha se estenderá ate o fim de setembro. Participe!
Aberto edital de concurso do Selo Fiocruz Vídeo para animação e documentário
A Fiocruz, através do Selo Fiocruz Vídeo, marca de difusão e fomento de audiovisuais em saúde da Fundação, lançou no Dia 14/8 o edital para o segundo Concurso de Apoio à Produção de Obras Audiovisuais Inéditas. O objetivo do concurso é fomentar e estimular a produção nacional de vídeos no gênero animação (entre 17 e 22 minutos) e documentários (entre 22 e 26 minutos e entre 50 e 52 minutos) sobre temas relativos à saúde pública.
Com apoio financeiro integral da Fundação Oswaldo Cruz, o concurso apoiará, preferencialmente, produções sobre os seguintes temas: doenças negligenciadas; História da Saúde Pública; doenças transmissíveis; doenças não transmissíveis; violência e saúde; saúde da mulher e da criança (como, por exemplo, parto no Brasil); saúde do trabalhador; saúde mental.
São oferecidos R$ 650.600,00, valor sujeito a impostos, taxas e às retenções (ISSQN, PIS/PASEP, IR, CSLL, COFINS) previstas na legislação tributária federal, estadual e municipal, que estão assim alocados:
a - apoio à produção de 02 (dois) vídeos de (17 a 22 minutos) - vídeo único ou em partes, no gênero animação, no valor de R$ 114.975,00 para cada vídeo, totalizando 229.950,00;
b - apoio à produção de 02 (dois) vídeos de ( 22 a 26 minutos) no gênero documentário, no valor de R$ 123.388,00 para cada vídeo, no valor total de R$ 246.776,00;
c - apoio à produção de 01 (um) vídeo de (50 a 52 minutos) no gênero documentário, no valor de R$ 173.874,00.
No dia 29 de agosto de 2013, o grupo “Cuidando de quem cuida” organizou uma tarde dançante na Clínica da Família Souza Marques, em Madureira. O Pássaro Preto resolveu dar o ar de sua graça e invadir nosso recinto, para a alegria das nossos queridos cadastrados, que ao ouvir o toque da Zabumba, da sanfona, nao dispensaram um grande forrózinho.
O grupo se reúne quinzenalmente e tem como objetivo principal o cuidado àqueles que cuidam de outras pessoas, promovendo assim o bem-estar biopsicossocial. As estratégias utilizadas nos encontros são as rodas de conversa sobre assuntos diversos e o cuidado através da arte e cultura, favorecendo a integração social e a expressão cultural e emocional. A dança, em especial, favorece o equilíbrio geral da saúde, através da movimentação corporal e desenvolvimento mais lógico e ágil do raciocínio. O grupo se reunirá novamente no dia 12 de Setembro, uma quinta feira, vale a pena conferir.
No dia 29 de agosto de 2013, o grupo “Cuidando de quem cuida” organizou uma tarde dançante na Clínica da Família Souza Marques, em Madureira. Vocês já ouviram falar de Cachorro Perigoso? então veja o que o grupo aprontou e deliciem-se
O grupo se reúne quinzenalmente e tem como objetivo principal o cuidado àqueles que cuidam de outras pessoas, promovendo assim o bem-estar biopsicossocial. As estratégias utilizadas nos encontros são as rodas de conversa sobre assuntos diversos e o cuidado através da arte e cultura, favorecendo a integração social e a expressão cultural e emocional. O grupo se reunirá novamente no dia 12 de Setembro, uma quinta feira, vale a pena conferir.
No dia 29 de agosto de 2013, o grupo “Cuidando de quem cuida” organizou uma tarde dançante na Clínica da Família Souza Marques, em Madureira. O grupo surgiu de uma necessidade do território de atuação, pois as equipes perceberam que algumas pessoas abriam mão do cuidado de si em função do cuidado com o outro.
O grupo se reúne quinzenalmente e tem como objetivo principal o cuidado àqueles que cuidam de outras pessoas, promovendo assim o bem-estar biopsicossocial. As estratégias utilizadas nos encontros são as rodas de conversa sobre assuntos diversos e o cuidado através da arte e cultura, favorecendo a integração social e a expressão cultural e emocional. A dança, em especial, favorece o equilíbrio geral da saúde, através da movimentação corporal e desenvolvimento mais lógico e ágil do raciocínio. Os usuários participantes têm relatado como benefícios a motivação pessoal, a boa convivência e a melhoria do estado de saúde e qualidade de vida.
Junto com os professores Francislei de Oliveira e Priscila Duarte , nossa educadora física, o grupo passou uma tarde agradável ao som de musicas e passos como Cachorro Perigoso, Show das Poderosas e Pássaro Preto. O grupo se reunirá novamente no dia 12 de Setembro, uma quinta feira, vale a pena conferir.
Mestrado Profissional em Atenção Primária em Saúde com Ênfase na Estratégia de Saúde da Família realiza aulão inaugural
Será realizada no auditório da Auditório Internacional 4º Andar ENSP Fiocruz, no dia 06 de setembro, a primeira aula do Mestrado profissional em Atenção Primária em Saúde.
Será uma grande aula aberta coma presença dos Palestrantes DR. Luiz Augusto Pisco (ARSLVT - Portugal), Luiz Felipe Pinto (Rede Otics-rio) e Prof. José Inácio J. Motta.
Para particpipar, basta comparecer ao auditório.
*** Aula de Abertura ***
Programação:
13:30 - Mesa de Abertura (SMS Rio/SUBAPAV, Direção da ENSP, Coordenação do MPAPS)
14:00 - A Reforma da Atenção Primária em Saúde em Portugal: Passado, presente e futuro Dr. Luiz Augusto Pisco (ARSLVT, Portugal)
16:00 - Conferência de lançamentos do Cadernos de Estatísticas e Mapas da Atençã Primária em Saúde do Rio de Janeiro (CEMAPS-RJ), parceria ENSP/Fiocruz e SUBPAV/SMSRJ. Dr. Luiz Felipe Pinto (Rede OTICS-RIO e Prof. José Inácio J. Motta (ENSP/Fiocruz)
17:00 Encerramento
Foi realizado hoje, dia 13.08.2013, na Sala do Centro de Referência a Obesidade, uma atividade relaxante com o objetivo de desestressar e um momento de lazer com os pacientes.
Foi realizada a massoterapia, onde os cadastrados puderam desfrutar de momentos mágicos com a parceria dos alunos do curso de massoterapia do SENAC. Esta atividade contou com a colaboração de alguns dos profissionais do Centro de Referência a Obesidade (Felipe - Educadora Física, Ian - Enfermeiro, Caroline - Nutricionista, Tais - Médica e Rafael - Administrativo) Segue abaixo fotos da ação:
A Clínica da Família, através do Programa de Controle do Tabagismo, promove amanhã (dia 29), ações educativas, alusivas ao Dia Nacional ao Combate ao Fumo. A programação reúne a realização de panfletagem, das 9h às 12h, na frente da Unidade e no Parque Madureira.
As ações acontecem ainda nas escolas da rede municipal de ensino, através de uma parceria com o Programa de Saúde na Escola, Grupo de Tabagismo, Grupo de Adolescentes e Equipes Dona Clara e Dinis Barreto. O foco é a prevenção de jovens, adolescentes e crianças para que não sejam atraídos pela publicidade e não experimentem o seu primeiro cigarro.
Vale lembrar que o consumo de tabaco é uma das principais causas de doença e de mortalidade prematura em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, morrem por hora 23 pessoas vítimas das substâncias do cigarro e sete por dia, vitimas do tabagismo passivo. Para controlar essa dependência que, segundo o Ministério da Saúde, acomete pelo menos 20% da população, desde 2010, o acompanhamento profissional para quem deseja deixar de fumar.
Atualmente o acompanhamento está disponível na nossa unidade e um novo grupo se iniciará dia 25 de setembro as 16:30. Desde a sua implantação, mais de 100 fumantes já passaram pelo tratamento, sendo que 70% deles abandonaram o cigarro, o que corresponde a 70 pessoas. O resultado tem sido eficiente por conta da mudança de comportamento do indivíduo e que ocorre em função da experiência vivenciada nos grupos revelando que o tratamento consiste em uma reunião semanal por quatro a cinco semanas.
No auditório da Clínica da Família Souza Marques, ocorreu a hoje, dia 28 de agosto a terceira reunião de um novo grupo de planejamento familiar. O grupo, que antes era coordenado pela Enfermeira Eliane Victorino, agora passa a ser realizado pela Enfermeira Maria Das Graças Alves. O Objetivo desse grupo de trabalho é ampliar a conscientização das mulheres e dos homens para o planejamento da família, em sua totalidade, conscientizando –os para o compromisso compartilhado entre os casais e a família na relação de comum com planejamento diário da família, com a finalidade de adesão ao atual modelo de promoção e prevenção a saúde. O planejamento familiar, como todos sabemos, é um conjunto de ações que auxiliam as pessoas que pretendem ter filhos e também àquelas que pretendem adiar o crescimento da família. Previne a gravidez não planejada e a gestação de alto risco. É direito assegurado pela Constituição Federal e pela Lei 9.263. de 1996, que estabelece que as instâncias gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS), em todos os seus níveis, estão obrigadas a garantir à mulher, ao homem ou ao casal, em toda a sua rede de serviços, assistência à concepção e contracepção como parte das demais ações que compõem a assistência integral à saúde. Esse molde de saúde envolve a capacitação de todos os presentes para modificarem os determinantes de saúde em beneficio da própria qualidade de vida. Com base nos resultados alcançados e ancorados em conceitos de educação popular em saúde. O grupo permite que cada um se expresse, tire suas duvidas, compartilhe seus problemas, anseios e necessidades. A enfermeira Maria das Graças Alves foi apresentou como tema a anatomia masculina e feminina, métodos contraceptivos reversíveis e irreversíveis, aleitamento materno e doenças sexualmente transmissíveis. A próxima reunião do grupos era realizada no dia 11/09, quarta feira, as 09:00 também no auditório da Clínica.
Bom Dia Rio Entrevista Cadastrada que perdeu quase 50 kg
Hoje, no "Bom Dia Rio", a Cadastrada Anna Maria, da Equipe Padre Manso deu o seu depoimento em rede nacional. Acompanhe a entrevista que foi ao ar "Ao vivo" no "Bom dia Rio" da Rede Globo às 07:00 da manhã de hoje.
Participante do Programa Academia Carioca, a nossa parceira mostrou ao Repórter Diego Haydar o caminho das pedras para emagrecer 50 quilos sem utilizar qualquer tipo de medicação. Apenas combinando a terapia em grupo, com o Grupo do Meio Quilo, o acompanhamento da nutricionista Tâmy Nunes e as práticas de Atividade Física da nossa Educadora Priscila Duarte. Veja a seguir o depoimento dela para o nosso blog e o antes e o depois dela: como ela era e como ficou:
Hoje o Blog da CLINICA DA FAMILIA SOUZA MARQUES continua apresentando uma série de relatos mostrando como o profissional trabalha na sua área. E para esse contato, temos a honra de apresentar Fernanda Mello, Técnica de Enfermagem da equipe Padre Dehon da nossa unidade que nos apresenta como funciona a coleta de sangue domiciliar.
A coleta domiciliar é a coleta de material para exame laboratorial realizada na casa do cadastrado, geralmente idosos e pessoas impossibilitadas de comparecer a unidade de saúde e sempre que o médico da equipe achar necessário, fazendo com que essa barreira deixe de ser um problema para quem busca se tratar de maneira eficiente. Estando com o pedido médico em mãos, primeiro agendamos a coleta, normal, como é feito com as pessoas que vão a unidade, depois é necessário separar o material na maleta para levar para a coleta, que são coletor a vácuo, seringa de 10 ou 20 ml, algodão, descarpak, luva de procedimento, agulha 25/7, tubos e garrote. Para poder colher o exame de sangue do cadastrado acamado, é necessário o Cumprimento das condições de preparo orientadas no momento do agendamento, como a 12 horas antes da coleta, estar de Jejum, podendo tomar apenas água e os remédios normais. Na nossa unidade, temos algumas áreas com dificuldades de andar e distantes, porém as coletas precisam ser realizadas e se houvesse um carro disponível para isso seria mais fácil para o coletor. E o que torna esse trabalho árduo melhor é saber que apesar de todas as dificuldades encontradas, você pode oferecer um serviço a favor da população. Espero que tenham explicado a todos como age o profissional em suas coletas domiciliares e esperamos vocês numa próxima oportunidade. Até a próxima.
Nesta data, 27 de agosto, foi realizada mais uma oficina de artesanato com o grupo do Idoso, cujo tema foi “Biscuit”. Além das atividades de artesanato, foram propostas ações de avaliação de Pressão Arterial - PA, auriculoterapia e leitura.
A atividade teve como objetivo a convivência entre os participantes, a reflexão e a motivação através do "Chá de Bebê da Educadora Física Priscila Duarte”, o desenvolvimento de medidas alternativas para os cuidados com a saúde através da auriculoterapia,o monitoramento das variações de Pressão Arterial e o estímulo aos movimentos manuais e aprimoramento da coordenação motora dos participantes.
O evento contou com a participação dos profissionais da unidade.
História Relatada pela Agente Comunitária de Saúde Cinthia Lima
Hoje, a nossa Clínica da Família continua com a série de relatos sobre as histórias dos maiores beneficiados da nossa unidade: Os Cadastrados. E para começar essa série de relatos, nada melhor do que uma história de conscientização e superação;
Hoje, quando fui fazer visita domiciliar, quando cheguei de volta a unidade, recebi das mãos da minha cadastrada Maria Lucia uma carta, que ao ler, tocou meu coração, sei que devemos escrever as nossas histórias mas essa história, contada pela própria cadastrada, é uma grande lição de vida!
Mais um dia! Muito obrigada! Hoje comemos, bebemos, nos divertimos, assistimos televisão juntas. A cada dia paro e penso como tens sido generoso comigo... temos um lar,temos amigos que ao passar dos dias cresce mais e mais. Os dias são tão corridos que nem tenho tempo de prestar atenção como minha vida é abençoada, se bem que todos os dias faço questão de me encontrar com o senhor. Mas hoje em especial quero avaliar tudo que já me aconteceu.
Primeiro deixa eu falar o meu nome: Maria Lucia, não que o senhor não saiba mas só para dar uma lembrada pois sei que existem muitas pessoas que falam contigo. Nasci de uma família humilde. Cresci com pai,mãe e irmãos. Me casei e tive uma filha linda chamada Gleyse. Além de linda, ela é esperta e tem um gênio...! Como falei me casei mas hoje sou descasada kkkk, quero dizer separada, ou ainda, se separaram de mim,o porquê infelizmente não gosto de lembrar. Isso aconteceu após ter acontecido um acidente com minha filhinha. Por volta dos 10 anos. Em um certo dia ela começou a ter convulsões. Corremos para o hospital, ela foi atendida mas ficou com sequelas. Logo me falaram que ela ficara com paralisia. Realmente ficou. Deficiente física e mental hoje já está com 30 anos, o senhor sabe. Sem ela não sou nada! Eu faço companhia a ela e ela a mim. Ás vezes paro e reflito toda essa história. Nada acontece por acaso! As folhas caem quando tem que cair. De inicio achei meio estranho, tentei me perguntar onde eu errei, mas será que eu errei? Busquei ajuda em todos os momentos, ate me lembrar que mensalmente recebia a visita de uma jovenzinha que sempre passava na minha casa. Ela, a minha agente comunitária, assim a chamavam, pois eu a chamo de anjo, um presente de Deus... kkkkk do Senhor mesmo! Esse presente tirava as minhas duvidas, secava minhas lágrimas, e sorria junto comigo a cada vitória. Os dias foram passando e novos anjos foram chegando na minha casa. Me senti no céu. Eram anjos enfermeiros, anjos médicos, anjos fisioterapeutas, anjos terapeuta ocupacional, mas aquele primeiro anjinhos continuava sempre a me visitar e a trazer alegria para a minha filhinha. Ah! para aproveitar quero te agradecer por tudo e claro pelos nossos amigos, que contamos com a ajuda deles desde alimentação, roupas a amor, compaixão. Amigos da rua, amigos da igreja e principalmente os anjos da Clínica da família Souza Marques. Esses anjos que o senhor me enviou. Enfim não vou ocupar mais seu tempo. Vou dormir que amanhã é outro dia. Só quero te pedir só mais uma coisinha... continue me dando saúde para que eu possa continuar cuidando de nosso anjo! Amém, boa noite!
Uma lição de vida para todos nós e até a próxima. * Os cadastrados tiveram seus nomes alterados para preservar a sua integridade.
A Sociedade Brasileira de Diabetes - Regional Rio de Janeiro (SBD-RJ), dando continuidade às atividades científicas deste ano, anuncia a promoção de mais uma atividade científica na capital fluminense.
No dia 31 de agosto, o Hotel Pestana de Copacabana irá sediar o "Diabetes in Rio". Este evento, marca o início de uma nova proposta de ação da SBD-RJ, que visa expandir o conhecimento sobre uma doença importante, que afeta milhões de pessoas no nosso país. O Diabetes in Rio, foi concebido e organizado para que médicos de outras especialidades possam tirar muito proveito do programa, que foi cuidadosamente preparado pela diretoria da SBD-RJ. As aulas serão ministradas por especialistas de destaque no cenário da diabetologia do nosso Estado. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. A inscrição é feita pelo site: http://www.diabetesrio.org.br/WebSite/DiabetesInRio/Default.aspx No mesmo site se tem acesso a programação e maiores detalhes do Evento que é para médicos e residentes, principalmente clínicos.
Serviço: DIABETES IN RIO- I CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM DIABETES DA SBD-RIO,
Começou neste sábado (24) e vai até dia 30 de agosto, a campanha de atualização das vacinas para
crianças em todo o Brasil. Crianças menores de 05 anos de idade devem ser
levadas aos postos de vacinação para que a caderneta seja avaliada e as vacinas
atualizadas de acordo com a situação de cada uma.
Serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil, que são
a BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite
(VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre
amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e
coqueluche).
Segundo o Ministério da Saúde, o
público nesta faixa etária é estimado em 14,4 milhões de crianças. A campanha
será realizada até o dia 30 deste mês, em conjunto com estados e municípios.
O último caso de
poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, foi registrado no
Brasil em 1989. O País recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o
certificado de erradicação da doença em 1994. “Essa vacinação oral é
extremamente importante para conseguirmos alcançar a eliminação global da
poliomielite. Além do risco de pessoas virem de países onde tem transmissão, já
foi observado, em países das Américas que começaram a acumular baixa cobertura
vacinal, que isso termina favorecendo a circulação de vírus que produziram
casos de pólio.
É também uma chance de a família checar
se o calendário de vacinas da criança até 5 anos de idade está em dia e, se não
tiver, poder programar no posto de saúde qual o melhor dia para atualizar suas
vacinas. É o segundo ano que vai ser
realizada uma campanha "multivacinal". Campanha semelhante foi
realizada em 2012. Este sábado vai ser o "Dia D", em que todos os
postos de saúde da campanha vão estar abertos no país. São cerca de 35 mil
postos em todo o Brasil e mais de 350 mil profissionais envolvidos na campanha.
Vale lembrar que não
existe tratamento para a poliomielite, mas somente a prevenção, por meio da
vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A
eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as
crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.
A vacina é
extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações
associadas à administração da mesma. Em alguns casos, como, por exemplo, em
crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com
hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se que os pais
consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.
A poliomielite é uma
doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e
3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos
de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se
multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas
infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaleia, vômitos,
rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes,
portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas.
Falta de higiene e de
saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo
local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre
o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo
variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de
incubação.