Hoje o Blog da CLÍNICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES continua apresentando uma série de relatos mostrando como o profissional trabalha na sua área. E para esse contato, temos a honra de apresentar Jamilson Reis, o Fisioterapeuta da Equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF). da nossa unidade que apresenta como é o relato da Visita Domiciliar.
A Visita Domiciliar é o atendimento realizado pelos profissionais de saúde na residência do usuário. Geralmente, são 2 turnos de visitas domiciliares por semana dependendo da carga horária do Profissional.
O agente comunitário de saúde, em uma das suas visitas domiciliares de rotina, identifica a possibilidade em agendar uma visita domiciliar, acompanhado por um profissional do NASF. O caso será discutido na reunião de equipe semanal aonde os componentes da equipe técnica, junto com o profissional do NASF, em questão vão avaliar a necessidade em agenda a visita domiciliar.
A minha função dentro do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) é o Atendimento de fisioterapia, seguido de orientações ao familiar presente para que o mesmo continue realizando os atendimentos. Após 15 dias, o profissional voltará a residência para reavaliar o usuário, além da realização do trabalho de ergonomia no que diz respeito à orientação na prevenção de quedas, acidentes domésticos e também das lesões. Em muitos casos, a origem da lesão está relacionada a ergonomia da residência do usuário.
Existem atendimentos difíceis de serem realizados na unidade devido à impossibilidade do usuário em se deslocar até o local. As maiores dificuldades são em conseguir vagas nos centros especializados de referência, além da dificuldade em transportar o usuário até as instituições para a realização do tratamento e principalmente a necessidade dos profissionais do NASF em possuírem um consultório na unidade facilitando, assim, o trabalho do profissional.
Espero que tenham explicado a todos como age o profissional do NASF quanto as suas visitas e esperamos vocês numa próxima oportunidade. Até a próxima.
A Visita Domiciliar é o atendimento realizado pelos profissionais de saúde na residência do usuário. Geralmente, são 2 turnos de visitas domiciliares por semana dependendo da carga horária do Profissional.
O agente comunitário de saúde, em uma das suas visitas domiciliares de rotina, identifica a possibilidade em agendar uma visita domiciliar, acompanhado por um profissional do NASF. O caso será discutido na reunião de equipe semanal aonde os componentes da equipe técnica, junto com o profissional do NASF, em questão vão avaliar a necessidade em agenda a visita domiciliar.
A minha função dentro do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) é o Atendimento de fisioterapia, seguido de orientações ao familiar presente para que o mesmo continue realizando os atendimentos. Após 15 dias, o profissional voltará a residência para reavaliar o usuário, além da realização do trabalho de ergonomia no que diz respeito à orientação na prevenção de quedas, acidentes domésticos e também das lesões. Em muitos casos, a origem da lesão está relacionada a ergonomia da residência do usuário.
Existem atendimentos difíceis de serem realizados na unidade devido à impossibilidade do usuário em se deslocar até o local. As maiores dificuldades são em conseguir vagas nos centros especializados de referência, além da dificuldade em transportar o usuário até as instituições para a realização do tratamento e principalmente a necessidade dos profissionais do NASF em possuírem um consultório na unidade facilitando, assim, o trabalho do profissional.
Espero que tenham explicado a todos como age o profissional do NASF quanto as suas visitas e esperamos vocês numa próxima oportunidade. Até a próxima.