Hoje o Blog da CLINICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES continua apresentando uma série de relatos mostrando como o profissional trabalha na sua área. E para esse contato, temos a honra de apresentar Cinthia Lima, Agente Comunitário de Saúde da equipe Dona Clara da nossa unidade que apresenta como funciona o Acolhimento.
Acolhimento significa o ato ou efeito de acolher, recepção, refúgio, guarida. Para o agente de comunitário de saúde acolher é dar acolhida, aceitar, dar ouvidos, receber, atender ao cidadão. Somos o primeiro contato com o cidadão, a porta de entrada do usuário na Unidade Básica de Saúde (UBS). Basicamente é a recepção ao usuário, desde sua chegada responsabilizando-se integralmente por ele, ouvindo sua queixa, garantindo atenção resolutiva e a articulação com os outros serviços de saúde para a continuidade da assistência quando necessário.
Muitas dificuldades encontramos nesse setor, porém as principais são as informações desencontradas que recebemos e o “sufoco” de encontrar um profissional para a acolhida (consulta), pois além de estarmos um pouco longe dos consultórios, cada um tem as suas agendas e suas demandas. Uma coisa que é muito importante para nós, Agentes, é ter calma, paciência, informação e educação.
Por fim, vale ressaltar que o agente comunitário de saúde é o profissional de saúde que seu papel é contribuir para tecer o vínculo, das famílias junto a respectiva equipe e da equipe junto às famílias, reduzindo as desigualdades de oportunidades e facilitando o diálogo. O acolhimento deve envolver todos os profissionais e requer comunicação, diálogo, respeito pelo outro, de modo a criar uma relação de confiança mútua. Esse é um processo contínuo e não apenas a etapa do atendimento.
Espero que tenham explicado a todos como age o profissional em suas atividades de acolhimento e esperamos vocês numa próxima oportunidade. Até a próxima.
Acolhimento significa o ato ou efeito de acolher, recepção, refúgio, guarida. Para o agente de comunitário de saúde acolher é dar acolhida, aceitar, dar ouvidos, receber, atender ao cidadão. Somos o primeiro contato com o cidadão, a porta de entrada do usuário na Unidade Básica de Saúde (UBS). Basicamente é a recepção ao usuário, desde sua chegada responsabilizando-se integralmente por ele, ouvindo sua queixa, garantindo atenção resolutiva e a articulação com os outros serviços de saúde para a continuidade da assistência quando necessário.
Muitas dificuldades encontramos nesse setor, porém as principais são as informações desencontradas que recebemos e o “sufoco” de encontrar um profissional para a acolhida (consulta), pois além de estarmos um pouco longe dos consultórios, cada um tem as suas agendas e suas demandas. Uma coisa que é muito importante para nós, Agentes, é ter calma, paciência, informação e educação.
Por fim, vale ressaltar que o agente comunitário de saúde é o profissional de saúde que seu papel é contribuir para tecer o vínculo, das famílias junto a respectiva equipe e da equipe junto às famílias, reduzindo as desigualdades de oportunidades e facilitando o diálogo. O acolhimento deve envolver todos os profissionais e requer comunicação, diálogo, respeito pelo outro, de modo a criar uma relação de confiança mútua. Esse é um processo contínuo e não apenas a etapa do atendimento.
Espero que tenham explicado a todos como age o profissional em suas atividades de acolhimento e esperamos vocês numa próxima oportunidade. Até a próxima.
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