A doença está erradicada no Brasil desde a década de 1980. O último caso no Brasil foi registrado em Goiás em 1989. A pólio, também conhecida como paralisia infantil, é uma infecção viral causada pelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa. Nos casos mais graves pode levar a paralisia e a morte.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 16 locais dos continentes asiático e africano, têm casos da doença, que ocorrem com a transmissão do poliovírus por importação. Até março de 2013, foram registrados 10 casos de poliomielite, sendo cinco no Paquistão, quatro na Nigéria e um no Afeganistão, informou o SMS.
A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros. Além da vacina contra a poliomielite, os pais ou responsáveis que levarem a caderneta de vacinação de seus filhos em algum dos postos fixos poderão aproveitar para atualizar as doses de outros tipos de vacina que estejam em atraso.
Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaleia e pode causar paralisia.
A Escola Municipal Barão do Amparo realizou nesse sábado uma série de atividades voltadas as crianças, além da vacinação. Quem não conseguiu vacinar os filhos neste sábado poderá imunizar as crianças até 21 de junho nos postos de saúde da rede municipal. Essa é a data de encerramento da campanha contra a poliomielite fixada pelo Ministério da Saúde.
Segue abaixo fotos da ação:
Segue abaixo fotos da ação:
Clíque aqui para ver mais fotos. |