Umas das mais de 3 Milhões de crianças anualmente ao redor do mundo são poupadas de sarampo, tétano, difteria e outras doenças porque foram vacinadas. A comunidade mundial de saúde celebra as vidas salvas durante a Semana da Imunização, mas também se esforça para expandir os programas de vacinação para cerca de 22 milhões de crianças que também necessitam destas proteções contra doenças.
A Semana da Imunização da Clínica da Família Souza Marques começa em 03 de junho sob o slogan "Proteja seu mundo – vacine-se". As organizações de saúde estarão enfatizando a eficácia dos programas de vacinação e trabalhando para reter e expandir o apoio político e financeiro.
Amplamente considerado uma das maiores medidas preventivas disponíveis, programas de vacinação salvam vidas, previnem surtos de doenças e controlam a escalada dos custos com cuidados da saúde. Eles trabalham com uma ampla rede de parceiros locais e internacionais para entregar vacinas para alguns dos cantos mais remotos e subdesenvolvidos do mundo.
Alguns dos maiores avanços têm sido no declínio dramático de uma doença que causou pesadelos em pais por gerações – a poliomielite que aleija, mais conhecida como pólio. Os casos de poliomielite caíram em 99% desde o começo da campanha mundial de vacinação no final dos anos 1980. A Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou uns 350 mil casos em todo o mundo naquela época, mas pouco mais de 220 casos em 2012.
Um progresso global notável tem sido feito com vacinas contra o sarampo. O sarampo matou 535 mil pessoas em 2000 comparado com 139 mil em 2010.
A conclusão da campanha de mais de 20 anos para erradicar completamente a poliomielite é o primeiro objetivo. O mundo atingiu o número mais baixo de todos os tempos em 2012 com apenas 223 casos de poliomielite mundialmente. Em 2013, até agora, somente 18 casos foram registrados e os especialistas dizem que a erradicação total está ao alcance. Se essas metas de imunizações específicas forem atingidas centenas de milhões de mortes futuras serão evitadas até o final da década, bilhões de dólares em produtividade serão ganhos.
A Clinica da Família Vai promover uma série de atividades como salas de esperas, rodas de palestras sobre a importância de imunização e no fim da semana, no dia 08/06 terá início a campanha de vacinação das crianças entre 06 meses a menores de 05 anos nos polos de vacinação.
Lembre-se Vacinar é um ato de amor.