Alunos de de 6º ao 9º ano da Escola Municipal Rugendas passaram por avaliação antropométrica (aferição de peso e altura), na ultima quinta-feira (16), na sede da escola, localizada na Rua Padre Manso, 306. Essa foi mais uma atividade do Mês dedicado a avaliação antropomética da Saúde na Escola que vai até o próximo dia 30 e será desenvolvida nas sete escolas e uma creche que aderiram ao programa.
O tema desse mês está voltado para a prevenção da obesidade infanto-juvenil.
Segundo a responsável pela equipe, a Enfermeira Eliane Victorino, a equipe vai, também, promover ações educativas sobre alimentação e modos de viver saudavelmente, levando em conta os alimentos regionais, além de momentos trabalhando os temas: o uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas no cotidiano da escola, bem como, as temáticas da diversidade sexual, bullying, homofobia, discriminação e preconceito na rotina escolar. Implantado por decreto presidencial, em 2007, o PSE é fruto de uma política intersetorial entre as Secretarias Municipais e Estaduais da Saúde e da Educação, apoiadas pelos respectivos ministérios. O programa realiza ações de saúde integradas ao ambiente escolar, como avaliação clínica e psicossocial dos alunos, além de contínuas atividades de prevenção e de promoção à saúde.
Segundo a Nutricionista do NASF, Tamy Nunes, essa relação entre os profissionais da saúde e da escola nos faz desenvolver e monitorar como a atualização do cartão de vacinas, a saúde bucal e nutricional, além de acompanhar o desenvolvimento físico de cada aluno.
Segue abaixo fotos da ação:
Segue abaixo fotos da ação:
Clíque aqui para ver mais fotos. |