23 de mar. de 2013

Moderado ou abusivo? Reconheça os efeitos do consumo de álcool no seu corpo

Uma dose aqui, outra ali e quando você percebe a bebida alcoólica já faz parte da sua rotina. Muitos estudos científicos até sugerem que algumas bebidas, como o vinho, por exemplo, quando consumidas moderadamente não fazem mal para a saúde, e podem até fazer bem. Mas a tolerância ao álcool varia de pessoa para pessoa. "Isso depende do tipo de bebida alcoólica, da composição física da pessoa e da sua capacidade de metabolização e excreção do álcool." O fato é que o consumo em excesso traz muitos danos ao organismo. "O exagero não se resume aqueles dias de bebedeira extrema, o popular porre, mas também se caracteriza pelo consumo frequente durante a semana". Descubra se os sinais do exagero já estão se manifestando no seu corpo.

Pergunta 1: Com o passar do tempo, a resistência ao consumo de álcool:
a) Costuma aumentar. O normal é ter que aumentar a quantidade de álcool para sentir os efeitos imediatos da bebida
b) Estabiliza. É possível sentir os mesmos efeitos bebendo pouco ou com a mesma quantidade de sempre

  Resposta correta: Costuma aumentar. O normal é ter que aumentar a quantidade de álcool para sentir os efeitos imediatos da bebida
   Nota: O organismo cria resistência à bebida alcoólica, e você precisa ingerir uma quantidade maior de álcool para perceber que está passando dos limites. Caso a pessoa sinta que está se tornando cada vez mais resistente à bebida alcoólica, ela pode já estar sentindo os efeitos da dependência do álcool. O consumo abusivo depende da frequência e da quantidade de bebida ingerida. Além disso, quanto mais frequente for a ingestão de álcool, maior a dependência. Cerca de 30 gramas de etanol por dia, o equivalente a aproximadamente duas latas de cerveja, determinam o abuso.


Pergunta 2: Como a bebida alcoólica afeta o sono?

a) A bebida alcoólica deprime o sistema nervoso central, faz o corpo relaxar e melhora o sono
b) Ele diminui a qualidade do sono, favorecendo uma noite agitada e um relaxamento enganoso


   Resposta correta: Ele diminui a qualidade do sono, favorecendo uma noite agitada e um relaxamento enganoso
    Nota: O sono é prejudicado pela ingestão de bebida alcoólica, pois causa microdespertares durante a noite toda, impedindo o sono profundo. A insônia é uma forte característica de alcoolismo, isso porque o álcool em excesso age sobre o Sistema Nervoso Central, entrando num sistema chamado opioide e causando a agressão cerebral. Outros sintomas que acompanham a insônia são a irritabilidade, os tremores e a dificuldade de concentração.

Pergunta 3: Beber sozinho é uma atitude positiva?

a) Sim, pois fica mais fácil perceber os próprios limites
b) Não, a frequência desse hábito aponta um sinal de dependência

   Sua resposta: Não, a frequência desse hábito aponta um sinal de dependência
   Nota: Um dos primeiros sinais do alcoolismo é o hábito de beber sozinho. "Isso evidencia a necessidade de ingestão de álcool mesmo fora de eventos sociais. Outra alteração é sempre precisar beber antes de fazer algo como, por exemplo, beber sempre antes de trabalhar." O consumo abusivo depende da frequência e da quantidade de bebida ingerida. Cerca de 30 gramas de etanol por dia, o equivalente a aproximadamente duas latas de cerveja, determinam o abuso.


Pergunta 4: As dores no corpo depois de uma bebedeira acontecem porque:

a) O corpo não sente as dores imediatamente, pois está "anestesiado"
b) O álcool agride diretamente as articulações

   Resposta correta: O corpo não sente as dores imediatamente, pois está "anestesiado"
   Nota: Beber demais gera um estado de analgesia no corpo, ou seja, o cansaço e as dores não são percebidos imediatamente. "Pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool, que tem um efeito anestésico, relaxante muscular e de rebaixamento do nível de consciência, tendem a dormir em posições tendenciosas, de mau jeito, o que provoca dores musculares".


Pergunta 5: Depois de beber demais o estômago:

a) Gera apenas a sensação de enjoo
b) Pode ser lesionado e gerar incômodo persistente

Sua resposta: Pode ser lesionado e gerar incômodo persistente
Nota: Sentir dores no estômago depois de beber é um sinal de lesão. A gastrite alcoólica costuma aparecer depois de um período de ingestão excessiva de álcool. Ela é caracterizada pela inflamação e erosão da mucosa do estômago. O sintoma mais comum é a dor na parte superior do abdômen, mas algumas pessoas podem ter sangramento estomacal. Geralmente o problema costuma desaparecer com a abstinência.

Pergunta 6: A bebida alcoólica pode alterar o apetite?

a) Sim, diminui significativamente
b) Não, continua o mesmo

Sua resposta: Sim, diminui significativamente

Nota: O consumo de bebidas alcoólicas interfere muito no padrão alimentar e, consequentemente, no estado nutricional do indivíduo. Isso porque, além das lesões que o hábito frequente de beber causa ao sistema digestivo, a presença de etanol no corpo supre as necessidades nutricionais, já que as bebidas costumam ser calóricas. Isso dá a falsa sensação de estar alimentado ao corpo, diminuindo a vontade de comer.

Pergunta 7: É normal sentir rosto, mãos e pés inchados depois de beber demais?

a) Sim, é uma reação normal frente ao excesso de álcool, mesmo que cometido apenas uma vez
b) Não, isso é um sinal de que o fígado pode estar doente

Resposta correta: Não, isso é um sinal de que o fígado pode estar doente
Nota: As pessoas ficam inchadas não apenas em função da ingestão de bebidas alcoólicas, mas pelo desenvolvimento uma lesão hepática avançada. "Isso ocorre não só com o alcoolismo, mas com qualquer doença que lesione o fígado, impedindo-o de produzir as proteínas circulantes no sangue". Essa queda no número de proteínas pode causar o extravasamento de líquido para fora dos vasos, gerando o inchaço. Este sintoma pode revelar um quadro avançado de alcoolismo.

Pergunta 8: Como fica a disposição e o humor depois de uma bebedeira?

a) Prejudicados apenas pela privação do sono
b) Prejudicados pelo excesso de álcool

Sua resposta: Prejudicados pelo excesso de álcool
Nota: O consumo de álcool debilita o organismo, gerando o cansaço, e pode gerar até tristeza e depressão. Isso acontece porque o álcool age deprimindo o Sistema Nervoso Central e as consequências são percebidas até dias depois da bebedeira. "Quanto mais frequente forem sentidos esses efeitos, maior a dependência do álcool", explica Maria Lúcia Baltazar. Vale também investigar se algum desequilíbrio emocional está presente.

                  

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.