No 1º dia, no período da tarde, a Acadêmica Nathalia Araújo Costa, aluna da UNIRIO vinculada ao estágio da SUSEME, apresentou o o trabalho de forma oral, sobre a horta, com o título: “Implantação de horta Medicinal em Clínica da Família para criação de espaço de convivência , atuação multiprofissional, prevenção e promoção a saúde, em parceria com Marialice Manzonni Martins Ferreira, aluna da UFF, mostrando a implantação da horta e a interação com a comunidade que a horta nos proporciona. O Trabalho foi super elogiado, levando em consideração ele ser de cunho acadêmico. A banca Examinadora considerou o trabalho as meninas de uma simplicidade e ao mesmo tempo com uma riqueza de temas, escrito e apresentado de uma forma clara e concisa a ponto de considerar o projeto como um projeto piloto na CAP 3.3. Foi levantado o questionamento sobre de que forma seriam usadas as ervas e instruções sobre o uso das ervas nos famosos chás. Afiadíssima no tema e nas palavras, a acadêmica se saiu muito bem ao responder as perguntas, de modo que conseguiu arrancar aplausos dos presentes e foi sugerido a mesma que, junto a sua preceptora, publicassem o trabalho em um periódico da área.
No final do primeiro dia, a Dra. Suliane Motta, que escreveu junto com a Gerente Juliana Rodrigues apresentaram o poster sobre a oficina de acolhimento que aconteceu na Clínica da Família no final de julho.Um relato de experiencias foi apresentado e para espanto da comissão organizadora, foi colocado que relação harmoniosa da Clínica da Família com a Policlínica Alberto Borghett mudou para melhor depois dos questionamentos levantados e executados depois dessa oficina.
O trabalho foi bastante elogiado pela Dra. Ana Cláudia Lescaut – Coordenadoria de Gestão de Pessoas - SUBG, que mostrou que esse trabalho deve ser o pioneiro na área e o mesmo deve servir de inspiração para unidades mistas. Estiveram presentes também com trabalhos (orais e pôsteres) os amigos do CRO Felipe, Erika e Caroline e ao Amigos do PAB Mariana, Marina e Ana Rita e a Dra. Viviane , Médica da Equipe Barão do Amparo e Maria das Graças, Enfermeira da Equipe Fubá.
No 2° dia, o Dr. Rafael Cangemi Abriu os trabalhos, por via oral com os temas: “Utilização do diagnóstico situacional como ferramenta de organização da equipe Dinis Barreto e "Abordagem centrada na Pessoa - Um relato de caso. Elogioadíssimo pela sua competência, compromisso e conduta profissional e com a equipe. Dr. Rafael mostrou como funcionava a sua rotina de trabalho da sua equipe e mostrou também como a atenção básica teve a melhorar devido a questão do vínculo familiar na prevenção e promoção a saúde. Este Também apresentou, a tarde, um outro tema.
Por fim, os Agentes Comunitários Darliene Maria e Raphael Soares apresentaram "Os Diversos olhares sobre o Fubá" uma análise sobre o diagnóstico situacional apresentado na Unidade no dia 03 de setembro. O trabalho foi bastante elogiado pela Dra. Ana Cláudia Lescautque sugeriu que, como a parte de saúde está sendo feita, esse trabalho fosse enviado a coordenadoria de saneamento básico, para que juntos consigam, as soluções mais eficazes para as fragilidades da comunidade. Estiveram presentes também com trabalhos (orais e pôsteres) os amigos do CRO Ian, Erika e Caroline e ao Amigos do PAB Mariana, Marina e Ana Rita e a Dra. Viviane , Médica da Equipe Barão do Amparo e Maria das Graças, Enfermeira da Equipe Fubá.
Parabéns a todos os nossos profissionais da Clínica da Família, que mostram que saúde e educação caminham lado a lado.