Este diagnóstico tem como objetivo Compreender a estruturação de uma CF; Conhecer a área de abrangência da CF; Conhecer o perfil da comunidade assistida; Conhecer a metodologia de trabalho das equipes de Programa de Saúde da Família (PSF).
Para planejar e direcionar as ações de saúde é necessário conhecer a realidade, a dinâmica e os riscos que a população/comunidade está inserida e também a forma como estão organizados os serviços e as rotinas das unidades básicas de saúde e das equipes de PSF.
O diagnóstico situacional é uma ferramenta que auxilia conhecer os problemas e as necessidades sociais como: necessidade de saúde, educação, saneamento, segurança, transporte, habitação, bem como permite conhecer como é a organização dos serviços de saúde. Portanto o diagnóstico situacional é de fundamental importância para o levantamento de problemas, que por sua vez fundamenta o planejamento estratégico
situacional que permite desenvolver ações de saúde mais focais efetivas em relação aos problemas encontrados.
Apresentaram suas áreas os profissionais das Equipes Teles, Dinis Barreto, Padre Dehon e Campínho que concederam informações para a construção do Diagnóstico Geral da Clínica, aqui apresentado. Agradecemos aos ACS’s, enfermeiros, médicos e odontologistas responsáveis pelas Equipes de Saúde da Família envolvidos nessa primeira etapa.