A dor nas costas incomoda oito entre dez pessoas. O que pouca gente sabe é que nem só de músculos tensos é feito esse grande desconforto. Raiva, medo, preocupação e angústia também contribuem para isso. Aprenda aqui formas de aliviar a sobrecarga emocional e alongamentos para melhorar sua postura para a prosperidade
Assim como você sofre de dores nas costas, 80% da população mundial enfrenta ou vai enfrentar esse mal, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Causas da dor na coluna
A coluna vertebral é uma interconexão complexa de nervos, articulações, músculos, tendões e ligamentos, todos esses capazes de causar dor. Nervos longos que se originam na coluna e vão até as pernas e braços podem fazer a dor irradiar para as extremidades. A dor nas costas alguma vezes também ocorre quando não há nenhum problema anatômico aparente. Distensão muscular é a causa mais comum de dor lombar, a qual costuma desaparecer entre duas e seis semanas.
Quando a dor na coluna dura mais de três meses, ou quando há mais dor na perna do que nas costas, geralmente é necessário um diagnóstico mais específico. Há várias causas para a dor na região lombar e pernas: para adultos de menos de 50 anos elas incluem prolapso ou hérnia de disco e doença degenerativa do disco; para pessoas acima de 50 as causas mais comuns são osteoartrite e estenose espinhal.
Outros motivos que levam a ter dor de coluna, como o jeito torto de sentarmos em frente à TV, os ombros contraídos durante grande parte do dia e também com muitas causas emocionais. Medo, raiva, remorso, depressão e baixa auto-estima pesam sobre nossa coluna. Esses sentimentos de desarmonia funcionam como um cordão que nos puxa para baixo. Por outro lado, quando estamos em paz e felizes, a tendência é caminharmos olhando para frente, de peito aberto, com a coluna alinhada. Emoções negativas podem culminar em dores nas costas porque significam impulsos de fuga ou defesa para o corpo, o que nos faz contrair os músculos. Se esses sentimentos são crônicos, a tensão muscular e a dor se tornarão igualmente constantes.