Na tarde dessa sexta feira, 29 de junho de 2012, a Clinica da Família subiu a comunidade do Fubá para fazer uma busca ativa de combate a Tuberculose. Por ser uma área de aglomeração, ela é propicia a casos de tuberculose. Graças ao trabalho dos agentes, foi detectado apenas uma suspeita nessas localidades. A familia foi convidada a realizar o teste e receber orientações a respeito da Tuberculose. A equipe Fubá, comandada pela Enfermeira Maria das Graças já está a postos pronta para descobrir novos casos e realizar os tratamentos a esses familiares
A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões. Ela existe desde a antigüidade e até em múmias do antigo Egito foram encontradas lesões características da TB. Mas só em 1882 o médico alemão Robert Koch conseguiu identificar o tipo de micróbio que causa esta doença. Antigamente a TB era considerada quase uma condenação na vida de uma pessoa. Grande parte dos que contraíam a doença morria, porque não existia tratamento eficaz. Quando o doente morria, muitas vezes eram queimadas todas as suas roupas, objetos e até colchões, pelo medo do contágio. Dizia-se também que a TB era um castigo, porque freqüentemente atingia pessoas que não se alimentavam bem e se enfraqueciam devido a uma vida “desregrada” e “muita bebida”. Criaram-se então tabus a respeito da doença, o que ainda hoje dificulta o seu combate. Hoje em dia já se sabe que a TB é curável, desde que o doente faça o tratamento correto. No entanto, apesar de existirem meios de prevenção, de diagnóstico e tratamento eficazes, ainda morrem cerca de 3 milhões de pessoas por ano no mundo. O sinal mais freqüente da TB no adulto é a tosse. Toda pessoa que apresente tosse persistente, que dure mais de 3 semanas (Sintomático respiratório), deve ser encaminhada ao médico para pesquisa de TB. O médico provavelmente pedirá exame de escarro e outros exames que forem necessários. É pelo exame de escarro que se comprova se o indivíduo tem TB no pulmão e se ele pode transmitir a doença aos outros. Além da tosse, o doente pode apresentar: febre, emagrecimento, fraqueza, perda de apetite, suores noturnos, dores no peito e nas costas. Pode aparecer também escarro com sangue. O sangramento pode ser intenso, por rompimento de vasos sangüíneos devido às lesões no pulmão (hemoptise).
Para prevenir a tuberculose, basta Melhorando a nutrição - A resistência das pessoas aumenta e mesmo se elas forem infectadas pelo bacilo, terão menor risco de adoecer. E melhorando as condições de habitação, torna-se menos provável o contágio.Vacinação com BCG - intradérmico, aplicada a todas as crianças a partir do nascimento. E Quimioprofilaxia - indicada para alguns indivíduos que, tendo sido infectados pelo bacilo de Koch, estejam sujeitos a maior risco de adoecer.
Essa ação foi realizada com exito e bastante sucesso. Aguarde as mais novas ações da Clínica da Família e fique por dentro.