1 de mai. de 2012

Protagonismo Juvenil

       O Protagonismo Juvenil, é a elaboração de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens envolver-se em atividades voltadas à resolução de problemas reais, trabalhando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso. Vem do grego. Proto quer dizer o primeiro, o principal. Agon significa luta. Agonista, lutador. Protagonista, literalmente, quer dizer o lutador principal. No teatro, o termo passouu a designar os atores que conduzem a trama, os principais atores. O mesmo ocorrendo também com os personagens de um romance.
     No nosso caso, ou seja, na Clínica da família, o termo protagonismo juvenil designa a atuação dos jovens como protagonistas dessa iniciativa, atividade ou projeto voltado para a solução desses problemas reais. O viés desse protagonismo é a participação ativa e construtiva do jovem na vida da na saúde da família, da comunidade ou da sociedade mais ampla.
     A participação se torna genuína quando se desenvolve num ambiente democrático. A participação sem democracia é manipulação e, em vez de contribuir para o desenvolvimento pessoal e social do jovem, pode prejudicar a sua formação. Principalmente, quando se tem o propósito de formar o jovem autônomo, solidário e competente. A participação autêntica se traduz para o jovem num ganho de autonomia, autoconfiança e autodeterminação numa fase da vida em que ele se procura e se experimenta, empenhado que está na construção da sua identidade pessoal e social e no seu projeto de vida.
     A adesão da ESF a essa metodologia do protagonismo juvenil deve ser traduzida como um compromisso de natureza ética de respeito às possibilidades e limitações próprias da condição desenvolvimento dos seus educandos, que, no caso, é a juventude já que vale ressaltar que uma ação educativa deve ser para criar um elo do jovem com a democracia, a solidariedade e a participação. É anti-educativo mobilizar os jovens por causas que não sejam inequivocamente democráticas. O fim político do protagonismo juvenil é justamente elevar os níveis de participação democrática da população.

Protagonismo Juvenil da Clínica da Família Souza Marques

 O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), Lei n.º 8.069/90 (BRASIL, 1990), trabalha com a idéia de que a adolescência é o período de vida que vai dos 12 aos 18 anos de idade. Diferentemente do Estatuto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) nos dá outra visão de adolescência. Segundo eles, a adolescência é trabalhada como a segunda década de vida (10 aos 19 anos) e é neste período que ocorrem importantes transformações corporais (o que é conhecida popularmente como puberdade) no modo de pensar, agir e no desempenho dos papéis sociais. Essas transformações são físicas, emocionais e sociais que provocam mudanças substanciais nas relações do adolescente com sua família, amigos e companheiros e, principalmente, na maneira como ele próprio se percebe como ser humano.
   Os adolescentes e jovens (10-24 anos) representam 29% da população mundial, e destes, 80% vivem em países em desenvolvimento (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008). No Brasil, a população adolescente e jovem corresponde atualmente a 30,33% da população nacional. Assim, trata-se de um grupo com grande expressividade populacional. São 57.426.021 de adolescentes e jovens, dos quais 50,4% homens e 49,5% mulheres. Quase a metade destes adolescentes é negra e a outra se define como branca. Têm-se observado transformações na composição etária brasileira: aumento do número de adolescentes de 15 a 19 anos e redução de jovens entre 20 e 24 anos e grande parte desta população vive nos grandes centros urbanos (IBGE, 2007).


    O grupo de Jovens da Clínica tem como objetivo desenvolver um conjunto de ações com a finalidade de atender o adolescente numa visão biopsicossocial, melhorando assim a qualidade de vida deste adolescente e de sua família e pensando sempre em adequar, normatizar, planejar e coordenar as ações realizadas em prol da promoção, prevenção e recuperação da saúde do adolescente da nossa área. Realizar a atividades voltadas a construção de uma cultura de paz e a redução da violência, objetivo principal deste projeto, iniciam-se precocemente na vida de indivíduos, através do aprofundamento e consolidação dos laços familiares, além de desenvolver rodas de bate papo com os adolescentes, estabelecer parcerias com colégios e clubes ao redor para a promoção da saúde, elaboração de atividades voltadas a saúde do adolescente, incentivo a participação dos adolescentes nas atividades da promoção da saúde, incentivo a prática de esportes, orientar os adolescentes em relação a saúde (imunização, sexualidade, métodos contraceptivos, DST/aids, higiene, saúde bucal, consultas médicas), promover grupo de estudo e outras atividades voltadas para os adolescentes e trabalhar a questão a direitos e cidadania (Acesso a informações, ao ECA).

     As atividades propostas pelo grupo são  os encontros quinzenais, onde os adolescentes para debater o tema, desenvolvendo o assunto da semana de maneira clara, concisa e criativa, através de mídias e materiais alternativos. As oficinas do NASF, onde podemos trabalhar a prática de esportes e a maneira saudável de levar a vida através de caminhada, futebol, dança, voleibol e principalmente de avaliação, o atendimento individual médico e de Saúde Bucal, onde o acompanhamento do profissional da saúde para cada membro do grupo de modo que consiga sancionar as maiores necessidades, tanto o médico/Enfermeiro quanto o Dentista/Técnico. Visitas a locais culturais e a atividades de relaxamento afim de proporcionar momentos culturais e descontraídos com a comunidade. Uma caixa de questionamentos onde cada adolescente ao chegar ou sair usa a caixinha anonimamente para colocar seus questionamentos e os mesmos serão respondidos a todos  e um  caderno de perguntas que será usado para conhecer um pouco mais cada pessoa, cada membro do grupo. Sobre suas virtudes, seus meios, seus sonhos, suas qualidades e defeitos.
     Protagonismo juvenil é a participação do adolescente em atividade que extrapolam os âmbitos de seus interesses individuais e familiares e que podem ter como espaço a escola, os diversos âmbitos da vida comunitária; igrejas, clubes, associações e até mesmo a sociedade em sentido mais amplo, através de campanhas, movimentos e outras formas de mobilização que transcendem os limites de seu entorno sócio- comunitário ” (Costa, 1996:90)
    
     Aqui na Clinica da Família Souza Marques, levamos o protagonismo juvenil a sério e o mesmo é conduzido magistralmente pelas Enfermeira Jemina Prestes e pela Dra. Thais Yamamoto.
    Fica o convite. venham conferir.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

 COSTA, Antonio Carlos Gomes da. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador, Fundação Odebrecht, 2000.
    


Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.