CF SOUZA MARQUES

Praça do Patriarca, s/n - Madureira - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21310-440 | ☎ Telefone: (21) 3350-5563
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h
Gerente: Roberto Rangel | CNES 5417708 - ESF: 10 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

30 de jun. de 2012

Carta Aberta aos Profissionais da Clínica da Família Souza Marques

Carta Aberta aos Profissionais da Clínica da Família Souza Marques

      Valeu cada minuto, cada espera e cada momento e está ai... nosso sonho realizado, nosso suor e as nossas lágrimas. Esse é o sentimento da grande equipe de dois guerreiros.  Somente usando essas palavras para definir esses dois ACS que no meio de tantas batalhas conseguiram criar esse espaço e levaram ele ate aqui.
      Mas temos muito a agradecer. E quando falamos em agradecer não medimos esforços para tais ações. Agradecer a nossa Gerente Juliana que a cada dia que passa nos dá mais animo e confiança para continuar a nossa empreitada e principalmente nos dando a liberdade para o trabalho e comprando nossa briga. Outro que devemos agradecer são os administrativos Rodrigo e Luciene, que sempre vestiram a camisa do blog nos auxiliando quando era necessário. A um grupo de amigos, na verdade mais que simples amigos, excelentes colaboradores, seja com apoio moral ou apoio físico. São eles: ACS Rafael Moura, ACS Darliene, ACS Karina, ACS Mariana e NASF Priscila. Temos que agradecer também a dois seres iluminados os quais chamamos de enfermeiras: Maria das Graças e Eliane, que sempre mesmo quando a gente não enxergou soube nos dar direção como chefes e como pessoas, sem falar que foram bastante compreensivas ate mesmo quando não eram para ser sobre as nossas funções.
  Agradecer a equipe de Saúde Bucal que teve a mirabolante ideia do vídeo educativo e nos brindou com um clássico da musica popular brasileira. Agradecer aos AVS que colaboraram com as matérias e as fotos. A cada Agente Comunitário, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Médico, Administrativo, Residente, Acadêmico, Preceptor, Amigos da Farmácia, Membros do NASF  que contribuiram de alguma forma para que esse blog chegasse onde chegou.
 E Agradecer, principalmente ao Todo Poderoso, que nos deu força e garra para continuar a batalha por esse blog e essa vitória.  O sentimento não para. A primeira parte está concluída e agora é bola pra frente e rumo a mais informações para os nossos cadastrados.
 Vem com a gente!

Com carinho
Equipe do Blog
ACS Raul Guilherme - Eq. Padre Manso
ACS Raphael Silva - Eq. Fubá  

29 de jun. de 2012

Aconteceu: Busca ativa de Tuberculose sobe o Fubá

Aconteceu: Busca ativa de Tuberculose sobe o Fubá

      Na tarde dessa sexta feira, 29 de junho de 2012, a Clinica da Família subiu a comunidade do Fubá para fazer uma busca ativa de combate a Tuberculose. Por ser uma área de aglomeração, ela é propicia a casos de tuberculose. Graças ao trabalho dos agentes, foi detectado apenas uma suspeita nessas localidades. A familia foi convidada a realizar o teste e receber orientações a respeito da Tuberculose.  A equipe Fubá, comandada pela Enfermeira Maria das Graças já está a postos pronta para descobrir novos casos e realizar os tratamentos a esses familiares

 Mas, o que é Tuberculose?

    A tuberculose (TB) é uma doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões. Ela existe desde a antigüidade e até em múmias do antigo Egito foram encontradas lesões características da TB. Mas só em 1882 o médico alemão Robert Koch conseguiu identificar o tipo de micróbio que causa esta doença.  Antigamente a TB era considerada quase uma condenação na vida de uma pessoa. Grande parte dos que contraíam a doença morria, porque não existia tratamento eficaz. Quando o doente morria, muitas vezes eram queimadas todas as suas roupas, objetos e até colchões, pelo medo do contágio. Dizia-se também que a TB era um castigo, porque freqüentemente atingia pessoas que não se alimentavam bem e se enfraqueciam devido a uma vida “desregrada” e “muita bebida”. Criaram-se então tabus a respeito da doença, o que ainda hoje dificulta o seu combate. Hoje em dia já se sabe que a TB é curável, desde que o doente faça o tratamento correto. No entanto, apesar de existirem meios de prevenção, de diagnóstico e tratamento eficazes, ainda morrem cerca de 3 milhões de pessoas por ano no mundo.  O sinal mais freqüente da TB no adulto é a tosse. Toda pessoa que apresente tosse persistente, que dure mais de 3 semanas (Sintomático respiratório), deve ser encaminhada ao médico para pesquisa de TB. O médico provavelmente pedirá exame de escarro e outros exames que forem necessários. É pelo exame de escarro que se comprova se o indivíduo tem TB no pulmão e se ele pode transmitir a doença aos outros. Além da tosse, o doente pode apresentar: febre, emagrecimento, fraqueza, perda de apetite, suores noturnos, dores no peito e nas costas. Pode aparecer também escarro com sangue. O sangramento pode ser intenso, por rompimento de vasos sangüíneos devido às lesões no pulmão (hemoptise).
      Para prevenir a tuberculose, basta Melhorando a nutrição - A resistência das pessoas aumenta e mesmo se elas forem infectadas pelo bacilo, terão menor risco de adoecer. E melhorando as condições de habitação, torna-se menos provável o contágio.Vacinação com BCG - intradérmico, aplicada a todas as crianças a partir do nascimento. E Quimioprofilaxia - indicada para alguns indivíduos que, tendo sido infectados pelo bacilo de Koch, estejam sujeitos a maior risco de adoecer.
Essa ação foi realizada com exito e bastante sucesso. Aguarde as mais novas ações da Clínica da Família e fique por dentro.

28 de jun. de 2012

Seja um doador de Medula Óssea

Seja um doador de Medula Óssea

  É preciso ter entre 18 e 55 anos de idade e boa saúde 
  É necessário se cadastrar como doador voluntário em um Hemocentro (veja os endereços listados abaixo);
  No cadastramento, os voluntários doam apenas 10 ml de sangue;
  Essa amostra passa por um exame de laboratório, chamado teste de HLA, que determina as características genética do possível doador;
  As informações são colocadas em um cadastro nacional, o REDOME, ou Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea;
  Quando alguém precisa de transplante, os técnicos do Redome fazem a pesquisa de compatibilidade por entre os registros de todos os doadores cadastrados;
  Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer outros exames de compatibilidade genética. Se o perfil coincidir com o do paciente que precisa do transplante, o voluntário decide se realmente quer doar;
  Durante a doação, o doador recebe anestesia geral. Com uma agulha, a medula é aspirada do osso da bacia;
  A quantidade de medula doada é de apenas 10% da medula total. Em 15 dias ela já estará recomposta.
  Os interessados em doar devem procurar o INCA ou o Hemorio nos seguintes endereços:

Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti – HEMORIO
Rua Frei Caneca, 8
Centro – Rio de Janeiro-RJ
CEP: 20.211-030
Telefone: (21) 2509-1290



Instituto Nacional de Câncer – INCA
Praça da Cruz Vermelha, 23 – 2º andar
Centro – Rio de Janeiro-RJ
CEP: 20.230-130
Telefone: (21) 2506-6580

Saúde Bucal Clipe educativo

Saúde Bucal Clipe educativo

Vou Passar o fio na mão - Bonde do Tigrão

Quer escovar, quer escovar
O tigrão vai te ensinar

Quer escovar, quer escovar
O tigrão vai te ensinar
Vou enrolar o fio não mão
Assim, Assim
Vou pegar meu escovão
Vou sim vou sim
Vou começar pela beirola
Assim, Assim
Vou remover a placa sim
Vou sim vou sim
Eu vou passar o fio na mão
Vou pegar meu escovão
E vou mostrar meu sorrisão
Então escova, escova
Escova o dentão
Fio e escova 
e pasta na mão
É o bonde do tigrão
Então escova, escova
Escova o dentão
Fio e escova 
e pasta na mão
É o bonde do tigrão

27 de jun. de 2012

27 de Junho - Dia nacional do diabetes

27 de Junho - Dia nacional do diabetes

O que é Diabetes?

O Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Tipos

Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo - ou não - persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística etc.); defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).

Sintomas de Diabetes


Principais sintomas do diabetes tipo 1:


  • vontade de urinar diversas vezes
  • fome freqüente
  • sede constante
  • perda de peso
  • fraqueza
  • fadiga
  • nervosismo
  • mudanças de humor
  • náusea e vômito.

Principais sintomas do diabetes tipo 2:

  • infecções freqüentes
  • alteração visual (visão embaçada)
  • dificuldade na cicatrização de feridas
  • formigamento nos pés.


Diabéticos devem praticar exercícios físicos?

Sim! Os efeitos de exercícios físicos têm resultados benéficos para os diabéticos. Com exercícios físicos apropriados e uma dieta controlada, diabéticos podem ter os seguintes benefícios da boa forma:
* Elevação da eficácia da insulina. Exercícios físicos ajudam o corpo a responder à insulina presente.
* Diminuição nos níveis de glicose no sangue. Exercícios físicos ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue.
* Redução na quantidade de medicamentos necessária: com a diminuição nos níveis de glicose a quantidade de insulina necessária também diminui.
* Melhora na circulação: exercícios físicos ajudam a construir mais capilares nos tecidos, desta forma melhorando a circulação à preferia.

ALGUNS EXERCÍCIO INDICADOS PARA DIABÉTICOS

Natação
Ciclismo indoor/outdoor
Remo
Exercícios de mobilização e tonificação geral

A preparação de um indivíduo com diabetes para um programa de exercício seguro e agradável é tão importante como o próprio exercício. O indivíduo jovem com um bom controlo metabólico pode seguramente participar da maioria das actividades físicas. Os indivíduos diabéticos de meia-idade e mais velhos devem ser incentivados a tornarem-se fisicamente activos. O processo de envelhecimento leva a uma degeneração dos músculos, ligamentos, ossos, e articulações, sendo que essa inactividade associada à diabetes pode exacerbar o problema. Antes de iniciar qualquer programa de exercício, o indivíduo diabético deve consultar o seu médico assistente, de forma a realizar os exames necessários para aferir as suas reais capacidades físicas e suas limitações.

Existem várias considerações que são particularmente importantes e específicas para o indivíduo com diabetes. O exercício aeróbio deve ser recomendado, porém devem ser tomadas algumas medidas de precaução para o exercício envolvendo os pés. O uso de sapatos com calcanhares de gel de sílica, ou caixas-de-ar, como também de meias em poliéster, ou mistura (algodão-poliéster) para a prevenção de bolhas e manutenção dos pés secos, são importantes para minimizar possíveis contusões nos pés.

Prevenção

Ao se exercitar e ficar mais ativa fisicamente, a pessoa não apenas ajuda a controlar a diabetes, mas também ajuda a prevenir futuras complicações médicas associadas com a doença. Uma simples rotina semanal de exercícios físicos aeróbicos, como caminhada ou corrida, ajudará o corpo a ficar na boa forma necessária para controlar os sintomas e prevenir complicações futuras. Treinamento de alongamento também é recomendado para manter os tecidos funcionando apropriadamente.




26 de jun. de 2012

Dia do Metrologista

Dia do Metrologista

O dia 26 de junho é uma referência ao dia 26 de junho de 1862, quando o então imperador Dom Pedro II introduziu no Brasil, através da Lei número 1.175, o Sistema Métrico Decimal, a partir do Sistema Métrico Francês.
Todas as atividades relacionadas à adoção desse sistema, precursor do atual Sistema Internacional de Unidades, levaram à criação, em 1961, do Instituto Nacional de Pesos e Medidas e, em 1973, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro.
Durante o primeiro Império, foram feitas diversas tentativas de uniformização das unidades de medida brasileiras.
Mas apenas em 26 de junho de 1862, Dom Pedro II promulgava a Lei Imperial nº 1157 e com ela oficializava, em todo o território nacional, o sistema métrico decimal francês.
O Brasil foi uma das primeiras nações a adotar o novo sistema, que seria utilizado em todo o mundo.
Com o crescimento industrial do século seguinte, fazia-se necessário criar no país instrumentos mais eficazes de controle que viessem a impulsionar e proteger produtores e consumidores.
Em 1961 foi criado o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), que implantou a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade, os atuais IPEM, e instituiu o Sistema Internacional de Unidades (S.I.) em todo o território nacional.
Logo, verificou-se que isso não era o bastante.
Era necessário acompanhar o mundo na sua corrida tecnológica, no aperfeiçoamento, na exatidão e, principalmente, no atendimento às exigências do consumidor.
Era necessário a Qualidade.
Em 1973, nascia o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro, que no âmbito de sua ampla missão institucional, objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando a sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

Dia 26 de Junho Dia Internacional de combate às drogas

Dia 26 de Junho Dia Internacional de combate às drogas

A magnitude do problema do uso indevido de drogas, verificada nas últimas décadas, ganhou proporções tão graves que hoje é um desafio da saúde pública no país. Além disso, este contexto também é refletido nos demais segmentos da sociedade por sua relação comprovada com os agravos sociais, tais como: acidentes de trânsito e de trabalho, violência domiciliar e crescimento da criminalidade.
Os motivos que podem levar uma pessoa a se entregar ao vício de drogas são vários e vão desde a necessidade de aceitação por um grupo até um problema de cunho familiar ou emocional. Da mesma forma são inúmeras as pessoas que se aproveitam disso para traficar e obter lucros com as fraquezas alheias.
Mas como resolver essa situação? O tráfico cresce porque cresce o número de usuários de drogas.
Este número aumenta porque aumenta o tráfico de drogas.
Isso significa que não adianta combater às drogas simplesmente como um "problema de polícia".
Não adianta lutar contra o tráfico, enquanto crime, e esquecer de lutar contra às causas que levam as pessoas ao consumo e a dependência química. O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psico-social, econômico e até mesmo espiritual.
Muitos setores da sociedade já perceberam isso e, em conseqüência, aumentam as campanhas de combate às drogas e as organizações que visam a recuperação de dependentes químicos e sua reintegração na sociedade. Exemplo desse esforço social foi a campanha da Fraternidade de 2001, da Igreja Católica, cujo tema foi, "Vida Sim, Drogas Não".
Saiba como agir - Tente conversar e mostrar ao dependente químico quais os danos que o vício está causando na vida dele, bem como apresentar-lhe soluções viáveis. Caso o viciado já esteja numa fase crônica, não relute em encaminhá-lo para uma clínica de recuperação; mas não deixe de comunicá-lo anteriormente.
A ajuda e as dicas de um profissional competente, como um psicólogo ou psiquiatra, são de extrema importância para o próprio dependente e para aqueles que têm que lidar com um. Outro fator relevante é tornar o dependente ciente de seu comportamento quando está sob efeito da droga e as conseqüências que ele traz para si e para as demais pessoas.


25 de jun. de 2012

Conheça essa História: Um dia a casa cai

Conheça essa História: Um dia a casa cai

História contada pela Agente Comunitária de Saúde Marcela Moura Poubel David Moura
Email: equipecampinho@ig.com.br

      Era no meio do mes de abril de 2012, a minha  cadastrada Ana, saiu patra trabalhar e deixou as três filhas em casa, Crislene (14 anos)  Islene (12 anos) e Thaynara (08 anos). Enquanto a mais velha saiu para a escola, as outras duas ficaram brincando na residencia. a mais velha foi liberada cedo e resolveu voltar para casa. depois de um certo tempo a menina mais velha ouviu um estalo na casa e como já havia os relatos de rachaduras no chão da casa e de uma coluna já podre que a mesma não teve condições financeiras para reparar, a mais velha teve um pressentimento e retirou as irmãs de casa. Foi o tempo de retirar elas de casa e a casa vir abaixo.
    Quando a casa caiu, entre 17:30 e 18:00, a Agente Comunitária Marcilene Boa Ventura, que mora em frente a casa em questão acionou rapidamente a Defesa Civil, que deu de prazo 48 a 72 horas, porém, os mesmos chegaram com apenas 03 horas de casa caída e interditaram o local e as casas em volta. Logo em seguida me ligou contando o que aconteceu e imediatamente fui ao local

   A cadastrada então morou então um tempo com a irmã, Edilene,  também minha cadastrada, enquanto ia no CRAS, CREAS, prefeitura saber o que poderia ser feito. Por sua vez ela deu entrada no aluguel social e se inscreveu no programa Minha Casa, Minha Vida.
  Conversei com ela e disse que iria entrar em contato com um psicólogo para atender a família, mas a mãe disse que não precisava, pois ela estava bem. Aliás,  a maior e única preocupação dela eram as filhas e como estava tudo bem com o bem mais precioso dela, não teria problema nenhum. Quanto a casa, segundo ela mesmo, era apenas um bem material e se ela tinha sofrido a vida iunteira pra construir um lar, com certeza ela iria lutar mais ainda para reconstriur pois não há nada no mundo que pague a vida das suas filhas.
  Casa, a gente rescontrói mas e os filhos? Graças a Deus as filhas da minha cadastrada estão bem e com certeza foi uma Vitória que ela teve em sua vida.
Local onde a casa caiu.
Casa onde a família mora atualmente.

24 de jun. de 2012

Dia Internacional do Leite

Dia Internacional do Leite

O leite é um alimento complexo, que apresenta um balanço nutricional apreciável: contém proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. O teor de água deste alimento é de aproximadamente 90%, e a diluição de nutrientes no meio líquido faz com que o conjunto nutricional do leite seja melhor do que as propriedades de cada nutriente, se consideradas isoladamente.

O principal carboidrato do leite é a lactose, cuja concentração no leite é de aproximadamente 5% (4,7 a 5,2%). A lactose é um dos elementos mais estáveis do leite, isto é, menos sujeito as variações. Já as proteínas existentes no leite – dos mais diversos tipos -, representam entre 3% e 4% dos sólidos; a principal delas é a caseína, que apresenta alta qualidade nutricional e é muito importante na fabricação dos queijos. A maior parte da gordura do leite é constituída de triglicérides, que são formados por ácidos graxos ligados ao glicerol. Sua fração de gordura, cuja concentração varia entre 3,5 e 5,3%, serve de veículo para as vitaminas lipossolúveis (A, D, E, K), colesterol e outras substâncias solúveis em gordura, como os carotenóides (pró-vitamina A), que dão ao leite a cor amarelo-creme.
O leite é uma fonte excelente da maioria dos sais minerais necessários para o desenvolvimento dos indivíduos jovens. O cálcio e o fósforo contidos neste alimento apresentam alta disponibilidade, em parte porque se encontram associados à caseína. Por isso, o leite é a melhor fonte de cálcio para o crescimento do esqueleto dos indivíduos jovens e para a manutenção da integridade dos ossos dos adultos. É, também, importante fonte de vitaminas, sendo que algumas se associam com a gordura (A, D, E e K) e outras, com a parte aquosa. Mais de dez vitaminas diferentes do complexo B são encontradas no leite, entretanto, com exceção da vitamina B2 (riboflavina), as outras são encontradas em quantidades pequenas. É uma fonte importante de vitamina C (ácido ascórbico), mas esta é rapidamente oxidada na presença de cobre em um produto biologicamente inativo.
Além da associação, há muito tempo já conhecida, entre a maior quantidade de cálcio nadieta e um menor risco no desenvolvimento precoce da osteoporose, estudos científicos mostram outros benefícios importantes do consumo de leite. Um estudo recente de revisão publicado em um importante jornal de obesidade, o Obesity Reviews, e conduzido porPfeuffer & Schrezenmeir, demonstrou uma importante relação entre o consumo de leite e o controle da síndrome metabólica. Outros estudos mostram um efeito “antiobesidade” do cálcio proveniente nos laticínios. Há referências, por exemplo, de que uma maior ingestão de cálcio (entre 400-1000mg/dia), através da ingestão de duas porções de leite ou derivados por dia, produz uma importante diminuição da gordura corporal. Já ZEMEL (2003) refere que os efeitos do cálcio na perda de peso são observados quando o consumo de cálcio é de pelo menos, 1000 mg/dia. Alguns autores chegaram a sugerir que a prevalências da obesidade (ou do ganho de peso) nas mulheres poderia ser reduzida em 60-80% se uma ingestão adequada de cálcio fosse realizada.
O alto teor de aminoácidos das proteínas do soro do leite podem favorecer o controle da glicemia e a ação da insulina, e por isso, é um importante coadjuvante no tratamento do diabetes, como mostram alguns estudos.  A relação do cálcio e a atividade física também é bastante citada na literatura, pois o cálcio do leite é essencial para o processo de contração muscular e, portanto representa um nutriente essencial na prática esportiva. Propriedades como redução da pressão sanguínea, diminuição da absorção do colesterol, de ácidos biliares e de gorduras em geral são, também, associadas ao consumo de produtos lácteos.
Estes estudos nos fazem concluir que o consumo de alimentos ricos em cálcio, com baixo índice de gordura, deve ser incentivado, não só para regular o peso corporal, mas também na prevenção de doenças crônico não transmissíveis como a obesidade, o diabetes e a hipertensão.

Dia 24 de Junho é dia de São João!

Dia 24 de Junho é dia de São João!

Dia de São João
Esse santo é o responsável pelo título de "santo festeiro", por isso, no dia 24 de junho, dia do seu nascimento, as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró.
Alguns símbolos são conhecidos por remeterem ao nascimento de São João, como a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha e o manjericão.
Hoje, nas cidades nordestinas, existe o costume de, na madrugada do dia 24 de junho, tomar banho em um rio ou mesmo mergulhar uma imagem do santo, como forma de purificação.

23 de jun. de 2012

Mundo se rende ao dia Olímpico

Mundo se rende ao dia Olímpico

     A data marca a fundação do Comité Olímpico Internacional, em 1894, por iniciativa do barão Pierre de Coubertin (1863-1937). Durante um congresso sobre educação e pedagogia na Universidade de Sorbonne, em Paris, o barão Pierre de Coubertin propôs a criação de uma organização internacional que promovesse uma competição esportiva entre atletas amadores do mundo todo, a cada quatro anos, como os Jogos da Grécia Antiga. Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna aconteceriam dois anos mais tarde, em Atenas. Coubertin achava que o esporte havia levado os gregos ao apogeu, e resolveu ressuscitar os Jogos Olímpicos depois de assistir, em 1889, aos Jogos Pan - Helênicos que eram realizados desde 1859. O objetivo era colocar o esporte a serviço do desenvolvimento do homem, estabelecendo uma sociedade pacífica e comprometida com a Preservação da dignidade humana.
   Para celebrá-lo internacionalmente, o Comitê Olímpico Internacional realiza, através dos Comitês Olímpicos Nacionais, a Corrida do Dia Olímpico – Olympic Day Run - um evento aberto à comunidade, com o intuito de promover, através da prática esportiva, a difusão dos ideais olímpicos de fraternidade e solidariedade, na tentativa de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e mais saudável.
   Além da Corrida, o COB realiza a Semana Olímpica, que tem como objetivo ressaltar os Valores do Movimento Olímpico na sociedade durante uma semana, através de eventos e festivais esportivos de curta duração em várias cidades brasileiras, tais como clínicas e oficinas de várias modalidades, palestras técnicas, seminários, mostras sobre temas do esporte, ações culturais e educativas, entre outras.
   Você pode aproveitar a Semana Olímpica para disseminar os valores do esporte na sua família, entre seus amigos e no ambiente de trabalho.
    Faça do esporte um instrumento para a promoção de paz, união, respeito às regras e aos adversários, diferenças culturais, étnicas e religiosas, a partir da integração com a cultura e o meio ambiente.
    Contribua na construção de um mundo melhor, sem qualquer tipo de discriminação, no qual valores do esporte como amizade, compreensão mútua, igualdade, solidariedade e "fair play" (jogo limpo) possam ser aplicados no nosso dia-a-dia.



Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/junho/dia-olimpico.php#ixzz1yLi6CCIy

21 de jun. de 2012

O inverno chegou!

O inverno chegou!

Começou o inverno.
Nos países do hemisfério norte, o inverno é tempo de neve! Apesar de não nevar no Brasil, as temperaturas caem bastante nesta estação. Muita gente gosta de subir a serra neste período e curtir um friozinho no campo.
Andar a cavalo, caminhar pelas trilhas e visitar cachoeiras são ótimas opções de lazer.
Não se esqueça de se agasalhar bem para não pegar uma gripe, já que esta é também a estação que devemos tomar mais cuidados com a saúde.

21 de junho: Dia Nacional de Controle da Asma

21 de junho: Dia Nacional de Controle da Asma


Asma é uma doença crônica dos pulmões, associada com inflamação das vias aéreas. Quando algo irrita as vias aéreas podem ocorrer sinais e sintomas, tais como, chiado, tosse, falta de ar e pressão no peito, tornando difícil a respiração normal. Se uma pessoa tem asma, ela a terá o tempo todo - mesmo quando estiver se sentindo bem. 

Mesmo não apresentando sintomas, essa é uma doença que não pode ser ignorada. A asma precisa ser controlada todos os dias. A estratégia de prevenção mais importante é manter um ambiente livre de alérgenos. Além disso, uma parte vital do controle da asma é usar os medicamentos corretos nos horários certos, pois além de evitar os fatores desencadeantes da asma, a medicação pode ser essencial para controlar a natureza crônica e episódica da asma. As medicações usadas para o tratamento da asma estão divididas em duas categorias: medicações de alívio e medicações de controle. 

As medicações de alívio são usadas para rápido alívio dos sintomas da asma durante as crises.

As medicações de controle, também denominadas de 'prevenção', são tomadas diariamente, a longo prazo, para alcançar e manter o controle da asma persistente. 

ADESÃO 

Os profissionais de saúde sabem que um grande número de pacientes não toma sua medicação como recomendado. Geralmente, isso resulta em um tratamento insatisfatório. Adesão significa tomar a medicação como foi recomendado pelo médico. 

COMO OCORRE A ASMA 

Quando você inspira pelo nariz ou boca, o ar passa pela sua laringe, desce pela sua traquéia, e penetra as vias aéreas maiores (brônquios). A seguir, o ar penetra nas vias aéreas menores, chamadas bronquíolos. As vias aéreas ajudam a transportar o oxigênio para dentro das células do organismo e o gás carbônico para fora delas. 

Se você tem asma, o interior de suas vias aéreas está freqüentemente avermelhado, inchado e sensível a certos fatores que você inspira do ar, tais como fumaça de cigarro, pólen e pó. 






Durante uma crise de asma, os músculos que circundam as vias aéreas se contraem, tornando as vias aéreas menores. Essa é razão pela qual é tão difícil respirar quando você tem uma crise de asma. As vias aéreas podem se tornar ainda mais inchadas e também bloqueadas com muco viscoso. Quando você tenta respirar, seu peito fica "apertado" e emite chiados. 






QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA ASMA 

- Muita tosse 
- Respiração rápida 
- Chiado no peito 
- Sensação de catarro no peito 
- Falta de energia/disposição 
- Cansaço em atividades cujas outras pessoas realizam sem dificuldade 
- 'Nó no peito' 
- Falta de ar 

IMPORTANTE: caso você ou algum conhecido, principalmente criança, apresentar algum dos sintomas acima procure, ou, recomende um médico com urgência. 

20 de jun. de 2012

Sala de espera: Importância da prevenção de acidentes domésticos

Sala de espera: Importância da prevenção de acidentes domésticos

A equipe Padre Manso apresentou para as famílias presente na Clínica da Família Souza Marques a  importância da prevenção de acidentes domésticos através de um debate com os presentes.

Ensinando as pessoas a não deixar a sua casa em um ambiente nocivo, pois os acidentes domésticos são as principais causas de mortes e ferimentos em crianças.





Com dicas importantes:
Proteger quinas de moveis, mantendo a tampa do fogão abaixada na hora que não estiver cozinhando, ao dar banho em uma criança em uma banheira deixar tudo próximo, nunca deixe a criança sozinha na banheira para evitar afogamento, facas, tesouras, chaves de fenda e outros objetos perfuro-cortante nunca devem ser dado a crianças, Mantendo esses objetos em locais fechados onde a criança não tenha acesso.

                      
Participaram da ação Agentes Comunitário de Saúde Oneti, Raul e Claudia.

19 de jun. de 2012

MÊS DE PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO NAMORO

MÊS DE PREVENÇÃO DAS VIOLÊNCIAS NO NAMORO


Junho é o mês dos namorados e, portanto, oportunidade para valorizar a gentileza e a solidariedade no namoro e promover a prevenção das diversas formas de violência íntima.

A violência no namoro tem impactos para a saúde e pode gerar consequências como a baixa autoestima, depressão, consumo de álcool e outras drogas e relações sexuais desprotegidas. Desfazer o tabu e conversar sobre as diversas formas de violência que podem ocorrer nos relacionamentos é a melhor forma de prevenir e enfrentar o problema.

Durante o Mês de Prevenção das Violências no Namoro, diversas unidades de saúde e outros espaços de promoção da saúde realizam atividades para fomentar a reflexão e o debate sobre o tema. A campanha é uma iniciativa da Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (CPAI/SPS/SMSDDC-RJ), o Núcleo de Promoção da Solidariedade e Prevenção das Violências do Município do Rio de Janeiro e o Comitê Vida.



Baixe e compartilhe o Laço da Gentileza, símbolo do Mês de Prevenção das Violências no Namoro


Neste ano, inspirado pelas discussões propostas pela Rio+20 para a construção de uma sociedade sustentável, em que o amor, o respeito e gentileza devem prevalecer, o Mês de Prevenção das Violências no Namoro aborda as relações sociais na perspectiva do cuidado.


Passe livre para portadores de doenças

Passe livre para portadores de doenças

 Com o decreto 32.842, do Prefeito Eduardo Paes de 1º/10/2010  que regulamenta a Lei nº 5211, de 01 de julho de 2010, que institui o Bilhete Único no Município do Rio de Janeiro e concede gratuidade no sistema de transportes do município do Rio de Janeiro aos pacientes com deficiência física e tratamento de doenças crônicas.

Sendo assim basta o preenchimento completo da Ficha de Cadastro Especial para Pessoas com Doença Crônica e Deficiência, e entrega-lo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo,  após 60 dias da entrada do processo, entrar em contato com a Central Rio Card 4003-3737, para verificar se foi aprovado e agendar a foto para a emissão do Rio Card Especial.

O Formulário de cadastramento deve ser preenchido com o laudo médico de profissional habilitado da rede oficial federal, estadual ou municipal do SUS - Sistema Único de Saúde, contendo o CID-10 (código da Doença);
O Paciente deve apresentar no CRAS e Unidade de Saúde um Documento de Identificação (Identidade ou Certidão de Nascimento); e CPF;
Comprovante de residência atual (conta de água, luz, gás ou telefone fixo);
A Ficha com laudo médico para ser aceita deve:
a)   Ter o carimbo e assinatura do médico;
b)   Ser legível e ter o CID-10;
c)   Declarar, quando necessário, se faz tratamento continuado.
d)   Todos os dados devem ser preenchidos sem abreviações
e)   Neste caso deve descrever o tempo de duração do tratamento, o tipo de tratamento e a frequência com que comparece na unidade de saúde.
Justificar a necessidade de acompanhante, se necessário.
Disciplina o artigo 301 do Código Penal que :

“ artigo 301 – Atestar ou certificar falsamente, em razão de função pública, fato ou circunstancia que habilite alguém a obter , cargo público , isenção de ônus ou de serviço público, ou qualquer outra vantagem.
Pena – detenção, de 2(dois) meses a 1(um) ano.”
Já o § 1º do referido artigo aduz:

FALSIDADE MATERIAL DE ATESTADO OU CERTIDÃO

“ § 1º – Falsificar, no todo ou em parte, atestado ou certidão, ou alterar o teor da certidão ou atestado verdadeiro, para prova de fato ou circunstancia que habilite alguém a obter o cargo publico , isenção de ônus ou de serviço de caráter público, ou qualquer outra vantagem.
Pena – detenção, de 3(tres) meses a 2(dois) anos”
No que concerne o artigo 302 do Código penal, tratará o presente trabalho de esmiuçar algumas particularidades acerca do tema.

FALSIDADE DE ATESTADO MÉDICO

“ art. 302 – Dar o médico, no exercício da sua profissão, atestado falso:
Pena – detenção, de 1(um) mês a 1(um) ano.
§ único – Se o crime é cometido com o fim de lucro, aplica-se também multa.

 Ficha de Cadastro Especial para Pessoas com Doença Crônica e Deficiência


Dia do Cinema Brasileiro 19 de Junho

Dia do Cinema Brasileiro 19 de Junho


O dia 19 de junho tornou-se o dia de comemoração pelo renascimento do cinema brasileiro, por este ter passado a apresentar, nos últimos anos, produções de maior qualidade.
O surgimento do cinema se deu a partir da ideia do homem em dar vida às imagens. O belga Plateau criou o Phénakistiscope (1832), em seguida, o inglês Horner criou o Zootrope (1834), aparelhos que davam movimentos aos desenhos. Mas os primeiros desenhos animados surgiram criados pelo francês Èmile Reynaud, através de um aparelho de nome praxinoscópio.
Em 1880 tivemos os primeiros aperfeiçoamentos nas películas de celuloide, possibilitando que se chegassem aos filmes.
Somente em 1890 que um americano inventou o Kinescópio e o apresentou numa feira internacional em Chicago. O aparelho era uma caixa contendo uma lupa, por onde o público via as imagens ampliadas, assim surgiram os primeiros curtas-metragens.
Porém, os irmãos Lumière foram os criadores oficiais do cinema, em 1895. Aproveitando aparelhos de outros inventores, fizeram a reprodução através do cinematógrafo, um aparelho de projeção, conseguindo realizar a primeira sessão de cinema em Paris.
No dia 08 de julho de 1896, aconteceu no Rio de Janeiro a primeira projeção pública dos irmãos Lumière, pelo omniógrapho, o sucesso da mesma fez com que o empresário Pascoal Segreto inaugurasse a primeira sala do Brasil.
O cinema brasileiro nasceu quando Afonso Segreto chegou à Baía de Guanabara e registrou as imagens do local. A partir daí os irmãos Segreto registraram os principais acontecimentos cívicos e festivos do país, através de uma câmera Lumière, ficando como os únicos produtores brasileiros até 1903.
Aos poucos as imagens foram sendo feitas em outras regiões do Brasil, como em São Paulo, e o cinema nacional tomando suas primeiras dimensões, e passou a projetar os primeiros documentários.
A primeira companhia de cinema brasileira foi fundada somente em 29 de janeiro de 1911, distribuindo salas de cinema por todo o país, além de reproduzir fitas do cinema estrangeiro. Com isso, atores brasileiros ficaram desempregados e o cinema nacional perdeu espaço, entrando em decadência. A hegemonia do cinema americano que se destacou como o melhor do mundo.
Somente nos anos trinta, época da Primeira Guerra Mundial, Adhemar Gonzaga instalou o primeiro estúdio de cinema no Rio de Janeiro, a Cinédia. A partir daí, iniciou-se as produções dos dramas e comédias musicais brasileiras.
As chanchadas surgiram no ano de 1941, através da produtora Atlântica, tendo Carlos Manga como um dos principais cineastas. Depois o estúdio Vera Cruz revelou o filme de Lima Barreto, que acabou premiado no Festival de Cannes, “O Cangaceiro”.
Dentre os principais, tivemos Mazzaropi, que montou sua produtora em 1963, projetando filmes de um caipira muito engraçado; Glauber Rocha aparece com o filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e o filme “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade.
O governo brasileiro criou a Embrafilmes, empresa que financiava recursos para a produção do cinema nacional, mas em vinte anos de existência a mesma passou por sérias dificuldades financeiras, deixando de cumprir com seu propósito. Somente em 1993 foi que a nova lei de audiovisual trouxe novas expectativas para o cinema do Brasil.
Diretores como Carla Camuratti, Murilo Salles e Fábio Barreto ficaram internacionalmente conhecidos e a partir daí tivemos várias produções que, inclusive, receberam indicações para o Oscar, maior premiação cinematográfica do mundo.
O cinema brasileiro cresceu muito e tornou-se mundialmente conhecido e respeitado, com as produções “Cidade de Deus”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “O Homem que Copiava”, dentre outros.

18 de jun. de 2012

Parabéns Químico

Parabéns Químico

Dia do Químico 18 de Junho.
Ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades, a química faz parte da nossa vida há milhões de anos. Provavelmente, um dos primeiros fenômenos, relacionado à química e observado por nossos antepassados, foi a produção do fogo. Seu domínio veio logo a seguir, no período paleolítico, há 400 mil anos. E quem está por trás desta ciência é o químico, realizando ensaios, experimentos, estudos e pesquisas para investigar as reações das substâncias.

  O QUE FAZ? O profissional de química tem um vasto campo de atuação. Da indústria à universidade, pode atuar em diversas áreas, desde que conjugue capacidade de análise e concentração com interesse pelas ciências e facilidade para matemática. O químico industrial, por exemplo, trabalha no controle de qualidade da produção, análise de materiais e dos produtos fabricados e pode pesquisar dados sobre a criação e o aperfeiçoamento de produtos. Já na área de avaliação ambiental, o químico pode elaborar projetos de preservação do meio ambiente, bem como detectar substâncias e analisar possíveis danos à natureza causados por agentes poluentes. E em instituições de ensino e pesquisa, pode lecionar ou desenvolver pesquisas que investigam processos e propriedades da química.



A CIÊNCIA DAS CIÊNCIAS A alquimia é considerada uma das ciências mais antigas, tendo influenciado todas as demais. Precursora da química, seu objetivo era compreender a natureza e reproduzir seus fenômenos para atingir um estado superior de consciência. Em seus experimentos de laboratório, os alquimistas buscavam duas substâncias: a pedra filosofal, capaz de transformar metais em ouro, e o elixir da longa vida, capaz de prolongá-la indefinidamente. Além de legarem à química a descoberta de substâncias e experiências químicas, os alquimistas deixaram receitas sobre como obter a pólvora e o álcool através da destilação do vinho. Supõe-se que elementos como o arsênio, antimônio, bismuto, fósforo e zinco também foram por eles descobertos.

14 de jun. de 2012

PSE Combate a Dengue Na Creche Municipal Josué de Castro.

PSE Combate a Dengue Na Creche Municipal Josué de Castro.


     No ultimo dia do mês de maio, a Equipe Campinho subiu a ladeira e foi comunicar as mães da comunidade a respeito de um mal que atingia a nossa comunidade: a Dengue.
    Ao lado dos olhares atentos da Enfermeira Tatiana Rezende, a ACS Marcela Moura conscientizou as mães sobre o Mosquito Aedes Aegipty, os sintomas, como combater e principalmente as conseqüências de uma criança pequena com dengue.
    Ao total, 35 mães foram num sábado de manhã inteiro, participar dessa roda de conversa, onde puderam sancionar as duvidas sobre o assunto e trocar experiências. Numa manhã bastante divertida, a Equipe Campinho conscientizou a comunidade e ajudou no combate ao mosquito. Aguardem, que logo teremos mais ação da Equipe Campinho no nosso Blog.


PSE? O que é?

   O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas. 
   O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.