27 de jun. de 2012

27 de Junho - Dia nacional do diabetes

O que é Diabetes?

O Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. A insulina é produzida pelo pâncreas e é responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. A falta desse hormônio provoca déficit na metabolização da glicose e, consequentemente, diabetes. Caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Tipos

Tipo 1: causado pela destruição das células produtoras de insulina, em decorrência de defeito do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a esse hormônio. Ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Tipo 2: resulta da resistência à insulina e de deficiência na secreção de insulina. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.
Diabetes Gestacional: é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo - ou não - persistir após o parto. Sua causa exata ainda não é conhecida.
Outros tipos: são decorrentes de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos. Podem ser: defeitos genéticos da função da célula beta; defeitos genéticos na ação da insulina; doenças do pâncreas exócrino (pancreatite, neoplasia, hemocromatose, fibrose cística etc.); defeitos induzidos por drogas ou produtos químicos (diuréticos, corticoides, betabloqueadores, contraceptivos etc.).

Sintomas de Diabetes


Principais sintomas do diabetes tipo 1:


  • vontade de urinar diversas vezes
  • fome freqüente
  • sede constante
  • perda de peso
  • fraqueza
  • fadiga
  • nervosismo
  • mudanças de humor
  • náusea e vômito.

Principais sintomas do diabetes tipo 2:

  • infecções freqüentes
  • alteração visual (visão embaçada)
  • dificuldade na cicatrização de feridas
  • formigamento nos pés.


Diabéticos devem praticar exercícios físicos?

Sim! Os efeitos de exercícios físicos têm resultados benéficos para os diabéticos. Com exercícios físicos apropriados e uma dieta controlada, diabéticos podem ter os seguintes benefícios da boa forma:
* Elevação da eficácia da insulina. Exercícios físicos ajudam o corpo a responder à insulina presente.
* Diminuição nos níveis de glicose no sangue. Exercícios físicos ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue.
* Redução na quantidade de medicamentos necessária: com a diminuição nos níveis de glicose a quantidade de insulina necessária também diminui.
* Melhora na circulação: exercícios físicos ajudam a construir mais capilares nos tecidos, desta forma melhorando a circulação à preferia.

ALGUNS EXERCÍCIO INDICADOS PARA DIABÉTICOS

Natação
Ciclismo indoor/outdoor
Remo
Exercícios de mobilização e tonificação geral

A preparação de um indivíduo com diabetes para um programa de exercício seguro e agradável é tão importante como o próprio exercício. O indivíduo jovem com um bom controlo metabólico pode seguramente participar da maioria das actividades físicas. Os indivíduos diabéticos de meia-idade e mais velhos devem ser incentivados a tornarem-se fisicamente activos. O processo de envelhecimento leva a uma degeneração dos músculos, ligamentos, ossos, e articulações, sendo que essa inactividade associada à diabetes pode exacerbar o problema. Antes de iniciar qualquer programa de exercício, o indivíduo diabético deve consultar o seu médico assistente, de forma a realizar os exames necessários para aferir as suas reais capacidades físicas e suas limitações.

Existem várias considerações que são particularmente importantes e específicas para o indivíduo com diabetes. O exercício aeróbio deve ser recomendado, porém devem ser tomadas algumas medidas de precaução para o exercício envolvendo os pés. O uso de sapatos com calcanhares de gel de sílica, ou caixas-de-ar, como também de meias em poliéster, ou mistura (algodão-poliéster) para a prevenção de bolhas e manutenção dos pés secos, são importantes para minimizar possíveis contusões nos pés.

Prevenção

Ao se exercitar e ficar mais ativa fisicamente, a pessoa não apenas ajuda a controlar a diabetes, mas também ajuda a prevenir futuras complicações médicas associadas com a doença. Uma simples rotina semanal de exercícios físicos aeróbicos, como caminhada ou corrida, ajudará o corpo a ficar na boa forma necessária para controlar os sintomas e prevenir complicações futuras. Treinamento de alongamento também é recomendado para manter os tecidos funcionando apropriadamente.




Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.