Este tumor pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam em mais de quinze dias; caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
Os principais fatores de risco para o seu desenvolvimento são o consumo excessivo de álcool e tabaco. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos. Outro fator importante a ser combatido é a exposição excessiva ao sol, pois aumenta a ocorrência de desenvolvimento do câncer no lábio.
O auto-exame da boca é uma técnica simples que a própria pessoa faz para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchaços.
Para a realização do auto exame são necessários um espelho e um ambiente bem iluminado. Veja o exemplo de um auto exame feito corretamente:
Esse exame não substitui o exame clínico realizado por profissional de saúde treinado, mesmo que não encontre nenhuma alteração, é importante a consulta regular ao dentista para exame clínico da boca. Profissionais do serviço de saúde treinados podem realizar o exame.
Como diminuir o risco de câncer de boca?
Mantenha uma boa higiene bucal;
Faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
Evite exposição solar em horários de maior incidência dos raios UVA e UVB , utilizando chapéus e protetores labiais;
Faça o auto exame e visite o dentista regularmente.
"É um câncer evitável e se for diagnosticado precocemente é curável."