Na ultima Terça feira, dia 12, as 14:30, tivemos em nosso auditório mais uma reunião do grupo de Diabetes. Esse Grupo tem como base o acompanhamento dos cadastrados com Índices Glicêmicos indicadores de Princípio de Diabetes ou Diabetes confirmada, orientando os participantes do grupo sobre a doença, sobre os riscos que a doença pode trazer, sobre Práticas Alimentares Saudáveis para controle glicêmico, sobre a Importância da Prática Regular de Atividades Físicas, sobre os cuidados com a saúde bucal, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a capacidade funcional, visando o controle da glicemia capilar e bem-estar físico, mental e social dos participantes deste grupo.

O encontro do grupo foi realizado no auditório da Unidade da Clínica da Família Souza Marques, localizada na Praça do Patriarca, s/n°, bairro de Madureira. Participaram 01 Médica (Dra. Vera), 01 cirurgiã dentista (Dra. Bruna), 01 Técnica de Saúde Bucal (Marisete), 01 técnica de enfermagem (Beatriz), 01 Nutricionista (Tâmy Nunes), 01 Educadora Física (Priscila Duarte) e 03 Agentes Comunitários de Saúde (Davi, Karla e Izabel) da Clínica da Família SOUZA MARQUES e 05 estagiárias técnicas de enfermagem da ETERJ.
No encontro do dia 12 de Julho contou com a participação de em média 20 pessoas com índices glicêmicos variando entre 80 e 500. Foi utilizado para a apresentação o retroprojetor, folders informativos, kits bucais, além da divulgação feita pelos Agentes Comunitários de Saúde para captação e presença dos cadastrados nos encontros.
Foi realizada uma apresentação pelo Dra. Bruna e, após, foi dada uma palestra sobre a importância dos cuidados com a gengiva. Após a apresentação do conteúdo informativo, houve uma atividade educativa sendo feita uma escovação supervisionada, orientando-os quanto à necessidade de realizar uma higiene bucal adequada para o controle da enfermidade oral que mais acomete o diabético, que é a Doença Periodontal (Gengiva). Houve uma mobilização em relação à aceitação dos cuidados oferecidos. Os Agentes Comunitários de Saúde captavam os participantes através da divulgação feita durante as visitas domiciliares e aproveitavam para divulgar as campanhas e eventos, internos e externos, da Unidade. Existiu maior adesão ao grupo da faixa etária acima de 30 anos, sendo apenas aproximadamente um terço do total dos participantes abaixo de 30 anos.
O encontro foi considerado um êxito sob o ponto de vista da promoção da saúde e prevenção de doenças, haja vista que os participantes aderiram à atividade. Os horários dos encontros são às 09 horas, toda segunda (2ª) Quinta-feira do mês.