10 de jul. de 2013

Como eu Faço.... Michele Aleixo

       Hoje o Blog da Clinica da Família Souza Marques continua apresentando uma série de relatos mostrando como o profissional trabalha na sua área. E para esse contato, temos a honra de apresentar Michele Aleixo, Agente de Vigilância em Saúde da nossa unidade que apresenta como funciona a visita domiciliar de um profissional Agente de Vigilância em Saúde. 
     A Visita Domiciliar É o momento em que o agente entra no domicilio do cadastrado para inspeção à procura de possíveis criadouros do mosquito AEDES AEGYPTI. Normalmente, o mesmo imóvel deve ser visitado 1 vez a cada período de 3 meses, a que chamamos de “ciclo do mosquito”, que dá em média 4 visitas por ano. Não há processo de seleção. O agente em Vigilância em saúde recebe no início de cada ano um determinado número de imóveis (que somam aproximadamente 1000 imóveis por agente) e é responsável por visitá-los. Mas existem inúmeras situações que causam interrupção no número de imóveis visitados. 
    Os agentes realizam outras atividades: Notificações de casos de dengue (onde é realizado um trabalho no imóvel e no raio de 150m do endereço notificado), LIRA ( Levantamento do índice do Ardes), Armadilha (monitoramento da “mosquita” em uma determinada área), Ação nos bairros, ações nas escolas,etc. Apresentação do agente, identificação da instituição a que pertence, exposição do motivo da visita e solicitação de permissão para a realização. 
     Algumas vezes, uma tomada de consciência e mudança de atitude com relação à dengue pelo morador, que gera, consequentemente, inibições do surgimento da doença, porém, alguns moradores se mostram resistentes às visitas, por motivo variados: por insegurança de uma pessoa desconhecida entrar em sua residência ou por julgar saber tudo sobre o assunto e ainda não colocar em prática as orientações dados pelo agente. 
     A visita domiciliar, como as demais atividades exercidas pelos agentes, tem sido de grande valia a população, ressaltando a nossa luta diária contra o mosquito do AEDES AEGYPTI, na nossa realidade. Servindo de instrumento de indicativos no desenvolvimento do mosquito e na sua atuação, gerando para o sistema de Saúde as condições necessárias para prevenir, combater e tratar a doença. 
    Espero que tenham explicado a todos como age o profissional em suas visitas e esperamos vocês numa próxima oportunidade. Até a próxima.

Clíque aqui para ver mais fotos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.