13 de out. de 2012

13 de Outubro: Dia do Fisioterapeuta e do T.O.


          No dia 13 de outubro é comemorado o dia do fisioterapeuta, a data representa o decreto de lei que regulamentou a profissão, em 13 de outubro de 1969.
         Fisioterapeuta é o nome dado ao profissional habilitado à construção do diagnóstico de distúrbios cinéticos funcionais, referente aos músculos-esqueléticos do corpo e à coordenação motora, com o objetivo de restaurar os movimentos e funções comprometidas depois de uma doença ou acidente.
         As técnicas usadas por estes profissionais são empregadas desde a antiguidade, com indícios de uso descobertos em cerca de 2698 a.C., na China. No fim do século XVII, as guerras na Europa começaram a produzir um número cada vez maior de pacientes e, a partir daí, sentiu-se a necessidade da formação de profissionais específicos para a área de reabilitação e, com isso, nasceram os primeiros cursos de Fisioterapia.


       Os fisioterapeutas trabalham na prevenção, promoção de saúde e tratamento. Para iniciar nesta carreira, além da grade convencional da graduação, é necessário aprofundar os conhecimentos em cursos de pós-graduação nas áreas específicas em que o profissional pretende desenvolver seu trabalho. Dentre elas estão: traumatortopedia, neurologia, pneumologia, cardiologia, fisioterapia esportiva, geriatria, reumatologia, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, ergonomia, pediatria, saúde pública e outras.
      
      Não podemos esquecer que nesse dia também comemoramos o dia do terapeuta ocupacional. O terapeuta ocupacional é um profissional de nível superior cuja formação se dá nas áreas da Saúde, das Ciências Sociais e Humanas, regulamentado pelo Decreto Lei 938 de 13 de outubro de 1969 e que possui um código de ética supervisionado pelo COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional).
        O terapeuta ocupacional busca a recuperação de indivíduos que apresentem problemas cognitivos, afetivos, perceptivos e psico-motores, sejam estes problemas decorrentes de distúrbios genéticos,traumas ou doenças adquiridas.
       Durante sua formação, o terapeuta ocupacional aprende matérias como anatomia, cinesiologia, desenvolvimento humano, recursos terapêuticos, pediatria, neurologia, psiquiatria, condições sociais, além dos estágios supervisionados obrigatórios.
        Devemos dar os nossos parabéns aos nossos funcionários Jamilson e Márcia (Fisioterapeuta do NASF) e Mônica ( Terapeuta Ocupacional do NASF) que trabalham arduamente para dar apoio a nossa equipe. 

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.