24 de mai. de 2012

Programa Saúde na Escola. na Escola Municipal José Emygdio de Oliveira

 
Faz dois dias atrás, mas para os alunos da Escola Municipal José Emygdio de Oliveira parece que foi hoje que os nossos profissionais da saúde junto com os  agentes comunitários passaram essa tarde de alegria e prevenção a Saúde.
A Equipe Dinis Barreto, liderada pela enfermeira Patrícia foi o motivo de tanta felicidade, afinal de contas é apenas uma vez por mês que recebemos uma visita tão ilustre.
  O tema é Avaliação Nutricional  e as Agentes Tatiana, Miriam, Verônica, Mariana e Monique estavam prontos para realizar pesagem e verificação de altura do jovens.


    Com muita diversão, a equipe primeiro fez uma sala de espera explicando a  importância da avaliação nutricional e de uma alimentação saudável, alem dos riscos a saúde caso não aconteça uma alimentação correta. Logo em seguida, um a um foi formando uma fila que formou para a pesagem e medição de altura. Com a certeza de que a fala foi atingida com sucesso e que os adolescentes conseguiram captar as informações corretas, a equipe Dinis Barreto concluiu a sua etapa esse mês com a  promessa de uma volta ainda mais animada do que foi.  Vale ressaltar que o PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.


     O programa está estruturado em quatro blocos. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e, ainda, avaliação psicológica do estudante. O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.
 O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. Essa etapa está sob a responsabilidade da Universidade Aberta do Brasil, do Ministério da Educação, em interface com os Núcleos de Telessaúde, do Ministério da Saúde, e observa os temas da saúde e constituição das equipes de saúde que atuarão nos territórios do PSE.
  O último prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas. A primeira é a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contempla, além de outros, todos os itens da avaliação das condições de saúde e perfil socio-econômico das escolas públicas e privadas nas 27 capitais brasileiras. O resultado dessa pesquisa servirá para que as escolas e as equipes de saúde tenham parâmetro para a avaliação da comunidade estudantil. A segunda pesquisa será o Encarte Saúde no Censo Escolar (Censo da Educação Básica), elaborado e aplicado no contexto do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) desde 2005. Essa sondagem consiste em cinco questões ligadas mais diretamente ao tema DST/AIDS.
 O tempo de execução de cada bloco será planejado pela Equipe de Saúde da Família levando em conta o ano letivo e o projeto político-pedagógico da escola. As ações previstas no PSE serão acompanhadas por uma comissão intersetorial de educação e de saúde, formada por pais, professores e representantes da saúde, que poderão ser os integrantes da equipe de conselheiros locais.
  Então aguardem as nossas próximas atividades na Escola Municipal José Emygdio de Oliveira e eventos da Equipe Dinis Barreto,

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.