22 de mai. de 2012

O sucesso do Dia da Mancha


   O III dia da mancha, realizado a cada 02 meses foi marcado pelo sucesso na conscientização. Os agentes comunitariosde saúde, juntos com a equipe técnica da Clínica da Família Souza Marques foram as ruas para conscientizar a População da sua função, principalmente nos adultos, já que a maioria da população adulta é resistente à hanseníase, mas as crianças são mais susceptíveis, geralmente, adquirindo a doença quando há um paciente contaminante na família. .


     A equipe Fubá parou o trânsito literalmente ao levar para a Avenida Ernani Cardoso folhetos de conscientização e o que não faltou bom humor e alegria. No fim, a equipe foi para a porta da Escola Municipal Paraná e fez a abordagem com os responsáveis e jovens que ali passavam. O real objetivo foi alertar a comunidade para que elees detectem manchas no corpo dos cidadãos manchas que possam indicar hanseníase ou câncer de pele.




   Já a Equipe Barão do Amparo, não perdeu tempo e por sua vez se direcionou a praça Marcia Mendes onde foi concentrado o foco da Ação. De lá foram caminhando fazendo um corpo a corpo com a comunidade explicando a cada um a importancia do tratamento da Hanseníase e as consequencias do não tratamento, já que a hanseníase é uma doença muito comum no Brasil, causada por um micróbio que ataca a pele e os nervos, principalmente, dos braços e pernas, podendo ser detectada através da percepção de manchas no corpo que não apresentam sensibilidade, podendo ser esbranquiçada ou avermelhada. Caroços ou nódulos também podem ser sintomas da doença. Vale lembrar que a Hansen não cuidada pode deixar o paciente incapacitado, causando problemas nas extremidades do corpo, como “garras”, falta de sensibilidade nas mãos, deformidade nos pés, mãos, nariz e orelha. “Ainda tem o estigma, por ser denominada de lepra, que vem desde a época de Cristo, e que causa muitas incapacidades. É transmitida pela respiração de uma pessoa doente, tem cura e o tratamento é gratuito

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.