25 de jul. de 2015

Quais as verdades sobre o surto de caxumba no Rio De Janeiro?

Dr. Daniel Soranz, Secretário municipal de saúde, explica tudo que você precisa saber sobre o assunto: 

- Quantos casos de caxumba ocorreram na cidade do Rio de Janeiro em 2015?
- 554 casos desde o início do ano distribuídos em 30 surtos em estabelecimentos fechados (escolas, creches, clubes, empresas, etc).
- A Caxumba é grave?
- A caxumba é uma doença infecciosa, de evolução benigna, que na maior parte das vezes se manifesta na infância, nos períodos de inverno e início de primavera. É transmitida de pessoa a pessoa, pelo contato com as secreções respiratórias (gotículas de saliva ou secreções nasais devido a espirros e tosses). Por isso é importante manter os calendários de vacinação das crianças sempre em dia e orientá-las aos cuidados adequados de higiene, como lavar sempre as mãos e não compartilhar copos, talheres, etc.
Trata-se de uma doença endêmica no país. No município do Rio de Janeiro, assim como em diversos outros municípios brasileiros e em outros países, há registro de surtos em estabelecimentos fechados, como em escolas e clubes.  A caxumba não é doença de notificação compulsória individual. Os casos só são notificados quando se configurar um aglomerado – ou seja, dois ou mais casos – para que sejam imediatamente adotadas as medidas de controle.
- Quem deve se preocupar? 
- A eficácia da vacina da caxumba é de 97%, desde que a situação vacinal esteja completa. Portanto, é importante manter os calendários de vacinação das crianças sempre em dia e orientá-las aos cuidados adequados de higiene, fundamentais para a prevenção, não só da caxumba, mas de diversas outras doenças.
Em caso de dúvida se a criança deixou de tomar alguma das vacinas, o responsável deve buscar orientação em uma unidade de Atenção Primária (clínicas da família ou centros municipais de saúde), levando a caderneta de vacinação. Se necessário, a situação vacinal da criança será regularizada com as doses que não tiverem sido aplicadas na época indicada.
- Qual vacina tomar? Quantas doses?
- A vacina contra a caxumba compõe as vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral e faz parte do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. É aplicada nas crianças em duas doses: aos 12 meses de vida (Tríplice Viral) e aos 15 meses (Tetra Viral). São necessárias as duas doses para a imunização completa.
- Quem já tomou precisa tomar novamente?
- A vacina é aplicada em duas doses (na Tríplice e na Tetra Viral) e deixa o indivíduo protegido por toda a vida. Não existe comprovação científica que aponte necessidade ou eficácia de dose de reforço, além das duas que compõem o esquema vacinal recomendado pelo Programa Nacional de Imunizaçõe.
A rede pública oferece esse tipo de vacina?
- Sim, a Tríplice Viral e a Tetra Viral fazem parte do esquema vacinal do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, e estão disponíveis, no município do Rio, em todas as unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde). Para saber qual a unidade mais próxima de sua residência, basta consultar pelo link:http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/onde-ser-atendido
- Qualquer um pode chegar ir ao posto e tomar?
- Todas as crianças de 12 e de 15 meses recebem as vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, respectivamente.
Para indivíduos de outras faixas etárias que tenham dúvida se tomaram as duas doses necessárias da vacina, recomenda-se que procurem uma unidade de Atenção Primária, com a caderneta de vacinação, para verificação da situação vacinal. Caso constatado que falte alguma das doses ou a situação vacinal seja desconhecida, a vacina indicada será aplicada, conforme esquema recomendado para cada faixa etária: para quem NUNCA foi vacinado ou sem nenhuma informação sobre a situação vacinal, até 19 anos recomenda-se duas doses com 30 dias de intervalo; acima de 20 anos, recomenda-se dose única.

Para quem for viajar, principalmente para o Exterior, e tiver dúvidas sobre sua situação vacinal, recomenda-se que procure uma unidade de saúde para tomar as vacinas necessárias, pois na viagem poderá entrar em contato com os vírus eventualmente circulantes naquele país.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.