CF SOUZA MARQUES

Praça do Patriarca, s/n - Madureira - Rio de Janeiro - RJ | CEP: 21310-440 | ☎ Telefone: (21) 3350-5563
Funcionamento: Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h
Gerente: Roberto Rangel | CNES 5417708 - ESF: 10 | ESB: 03

COMO CHEGAR FALE CONOSCO

Serviços e Metas

Acolhimento

Orientações sobre o nosso atendimento.

Saiba Mais

Nossas Metas

Ações em prol de assegurar a saúde com qualidade.

Saiba Mais

Multimídia

Acesso ao conteúdo audiovisual da unidade.

Saiba Mais

Nossa Equipe

Nossos profissionais e território de atuação

Saiba Mais

Postagens Recentes

30 de jun. de 2013

Entre em forma com esses sete exercícios domésticos

Entre em forma com esses sete exercícios domésticos


   Está difícil sair porta afora para ir malhar na academia? Pois saiba que as atividades domésticas, além de deixar tudo brilhando, também podem fazer um bem danado para o corpo. Lavar uma pilha de louças e sair esfregando o piso estão longe de ser esforços em vão. Pelo contrário, esses movimentos podem ser comparados a uma aula de ginástica.
   Todas as tarefas exigem a musculatura dos membros superiores, peitoral e dorsal devido ao uso contínuo das mãos e braços. Nas tarefas em que mudamos de planos, do alto para o baixo e vice-versa, a força é aplicada no abdômen, quadríceps, posterior de coxa, glúteos e panturrilha. Em todos os movimentos, é importante fazer a contração do abdômen para proteger a coluna. Por conseqüência, a tonicidade do músculo é favorecida.
   A seguir, um comparativo dos grupos musculares favorecidos com as atividades domésticas e os exercícios equivalentes de uma aula de musculação. Também, dicas de como realizar os movimentos da forma correta, sem lesionar ligamentos e articulações. Pegue o escovão, a vassoura, a esponja e mãos à obra!

Esfregar o chão
Músculos trabalhados
: abdômen, bíceps, tríceps, ombros, costas, quadríceps e panturrilhas.
Na academia: remada unilateral (costas), avanço (quadríceps) e afundo (posterior de coxa e bumbum).
Calorias gastas: 160 kcal em média
Em casa: para deixar o piso brilhando e o corpo sarado, você pode fazer uso de um esfregão, rodo ou uma enceradeira. O importante é que mantenha o tronco flexionado e o abdômen contraído.
Calorias gastas: 80 kcal em média

Estender roupa no varal
Músculos trabalhados: abdômen, lombar, ombros, coxas e panturrilhas.
Na academia: elevação frontal, elevação lateral, abdominais e agachamento.
Calorias gastas: 120 kcal em média
Em casa: coloque a pilha de roupas em uma bacia no chão e faça o movimento de abaixar para buscar as peças e levantar para estendê-las no varal. Durante o agachamento, as pernas devem estar sempre afastadas. "O joelhos precisam estar levemente flexionados e na mesma linha da ponta dos pés para evitar lesões".
Calorias gastas: 50 kcal em média

Passar roupa
Músculos trabalhados:
tríceps e ombros
Na academia: tríceps coice e flexão tríceps
Calorias gastas: 100 kcal em média
Em casa: determine um número de peças para cada série de movimentos e descanse por 30 segundos a 1 minuto. Também é importante alternar os braços para trabalhar o esquerdo e o direito da mesma forma.
Calorias gastas: 66 kcal em média

Lavar louças
Músculos trabalhados:
ombros, bíceps, tríceps e antebraço
Na academia: flexão e extensão de cotovelo, elevação lateral, adução e abdução de ombro, pronação e supinação de ombro, rosca bíceps, rosca tríceps, rosca punho e rosca punho inversa.
Calorias gastas: 120 kcal em média
Em casa: não precisa se assustar com a montanha de louças na pia. Copos, pratos e até as temidas panelas serão seus aliados para a hora de vestir aquela blusa de alcinha. "O braço que esfrega estará usando mais força, então o ideal é sempre alternar entre o direito e o esquerdo para o exercício ser completo".
Calorias gastas: 70 kcal em média

Lavar roupas
Músculos trabalhados:
ombros, bíceps, tríceps, peitoral e abdômen.
Na academia: flexão de braços, tríceps pulley e tríceps supinado.
Calorias gastas: 130 kcal em média
Em casa: a mais árdua tarefa doméstica também promete os melhores resultados. Em frente ao tanque, posicione-se com as pernas afastadas e joelhos flexionados na linha dos pés. O abdômen, como sempre, deve estar contraído. Coloque metas para esfregar as peças. A cada 15 roupas lavadas, por exemplo, descanse por 30 segundos a 1 minuto para não fadigar o músculo.
Calorias gastas: 80 kcal em média

Limpar móveis
Músculos trabalhados:
ombros, bíceps, tríceps, coxas, pernas e abdômen
Na academia: agachamento, posterior de ombro cabo, leg press, elevação frontal de ombro.
Calorias gastas: 110 kcal em média
Em casa: para deixar a mobília reluzindo, você vai abaixar e levantar os braços. "Em todos os movimentos que o braço ergue-se acima da linha do ombro é necessário um tempo de intervalos para não cansar os músculos". O ideal aqui é alternar as tarefas. Lustre os móveis na parte de cima, varra o chão e depois lustre a parte de baixo.
Calorias gastas: 50 kcal em média

Puxar água do quintal
Músculos trabalhados:
costas, bíceps e abdômen
Na academia: remada máquina, remada curvada, abdominal máquina.
Calorias gastas: 120 kcal em média
Em casa: depois daquela chuva ou mesmo para lavar o piso da parte externa da casa, o esforço é tremendo. Lembre-se dos mesmos princípios: tronco flexionado, abdômen contraído e alterne o rodo entre a mão direita e esquerda para trabalhar os dois lados do corpo (mais formas de queimar calorias).
Calorias gastas: 80 kcal em média 

                  

28 de jun. de 2013

Você sabe tomar pílula?

Você sabe tomar pílula?

     O controle anticoncepcional, atualmente, é só um entre os usos da pílula. Composta por hormônios do tipo estrogênio associados a algum do tipo progesterona ou somente progesterona, a fórmula ainda pode ser utilizada como parte do tratamento de doenças ginecológicas, como a síndrome dos ovários policísticos, cólicas e até TPM.
   "A eficiência da pílula é comprovada. O problema é que, nos primeiros meses, muitas mulheres têm dúvidas quanto ao uso e isso pode comprometer os efeitos do medicamento". Esclareça suas dúvidas quanto ao uso da pílula e evite preocupações ou sustos desnecessários.

Quando a primeira pílula da primeira cartela deve ser tomada?
No primeiro dia da menstruação
Nota: "A maioria dos métodos hormonais deve começar a ser utilizado no início do ciclo ovulatório, ou seja, no primeiro dia da menstruação. Assim, cai o risco de que uma paciente grávida, e não saiba, comece a tomar pílula". Ainda que o contraceptivo deve ser indicado por um médico, que explicará detalhadamente cada etapa do uso (diferente de acordo com o anticoncepcional).

Após quanto tempo da ingestão, a primeira pílula da cartela começa a fazer efeito?
Entre seis e oito horas após a ingestão
Nota: Assim que a pílula for absorvida pelo organismo, processo que leva entre seis e oito horas, ela já começa a fazer efeito. Entretanto, se ela for a primeira pílula da primeira cartela, recomenda-se associar outro método anticoncepcional pelo menos no primeiro mês. Isso porque pode não ter ocorrido o bloqueio total da ovulação e também pela alta probabilidade de a paciente tomar o medicamento de forma errada, já que ainda não há a rotina.

O que fazer após se esquecer de tomar a pílula?
Em geral, recomenda-se tomar assim que lembrar se a demora for inferior a 12 horas ou pular a drágea se a demora for superior a 12 horas
Nota: Tomar a pílula no mesmo horário é fundamental para manter uma dose constante de hormônio no organismo. "Tomar duas drágeas em um curto espaço de tempo gera uma carga excessiva de hormônio e não, necessariamente, mais eficaz". Por isso, pelo menos até o fim desta cartela associe outro método contraceptivo à pílula, como a camisinha.

A pílula anticoncepcional dispensa o uso de camisinha?
Não
Nota: A pílula anticoncepcional impede apenas a gravidez, mas não previne contra doenças sexualmente transmissíveis, como AIDS, a candidíase e a gonorréia. Por isso, independente de tomar ou não pílula, o uso da camisinha é fundamental.

Pílula anticoncepcional engorda?
Não necessariamente
Nota: Algumas mulheres que não se adaptam bem a determinada pílula podem sofrer efeitos colaterais, como a retenção de líquidos. "Se este for o caso, a paciente deve consultar um ginecologista e solicitar a mudança do método contraceptivo", aconselha Daniela. Segundo ela, hoje há diversas opções de pílulas no mercado, algumas com doses baixíssimas de hormônios e que, provavelmente, não causarão esse tipo de efeito.

Na pausa entre uma cartela e outra posso ter relações sexuais sem medo de engravidar?
Sim
Nota: "Se a mulher fizer o uso correto e regular sem ter esquecido uma drágea sequer, então estará protegida mesmo no intervalo entre uma cartela e outra'.

Se não quiser mais menstruar, posso ficar emendando uma cartela na outra?
Não
Nota: Existem pílulas próprias para quem não quer mais menstruar e a decisão deve ser discutida junto ao médico. "Emendar a cartela que exige pausa vez ou outra não traz perigo, mas se a prática for contínua, pode criar uma dose hormonal muito elevada no organismo e até atrofiar o endométrio".

É possível suspender a menstruação e evitar a gravidez com a pílula?
Sim
Nota: "Se a mulher fizer uso de uma pílula com 28 drágeas, sem pausa, ela não irá menstruar e ainda estará se prevenindo contra uma possível gravidez". Outras, que contêm menos drágeas (cartelas com 21 ou 24 pílulas) impedem a gestação, mas não a menstruação.

A cartela ainda não terminou, mas houve sangramento. Devo me preocupar?
Aconselha-se conversar com um ginecologista, mas a paciente não deve se preocupar em engravidar
Nota: Atualmente, as doses hormonais das pílulas são extremamente baixas. Isso diminui a chance de efeitos colaterais, mas abre espaço para o chamado sangramento de escape. "Isso indica apenas que a progesterona não está bloqueando totalmente o papel dos hormônios naturais da mulher, mas isso não tem qualquer relação com a eficácia da pílula. Se tomada corretamente, ela cumprirá seu papel". Mesmo assim, recomenda-se entrar em contato com seu médico para evitar esse incômodo.

O dia de começar a nova cartela chegou, mas a menstruação não acabou ainda. O que fazer?
Começar a nova cartela no dia previsto
Nota: A nova cartela deve começar de acordo com o intervalo orientado. Se são sete dias de intervalo, então, comece a cartela seguinte após esses sete dias. A continuidade do sangramento não serve como parâmetro para tomar ou não o medicamento.


                  

26 de jun. de 2013

Anarriê....Oia a Festa junina ai gente!

Anarriê....Oia a Festa junina ai gente!

  No dia 26 de Junho de 2013 realizamos na Clínica da Família Souza Marques uma festa junina. Os funcionários, seus filhos e cadastrados se confraternizaram em um evento com direito a atividade física, comidas saudáveis e muita orientação nutricional.
    Foi uma tarde onde passamos momentos de descontração e muita dança. Os cadastrados dançaram ao som de músicas sertanejas e caipiras com os médicos, enfermeiros e agentes de saúde presentes na ocasião. Tiveram ainda várias comidas típicas, doces e salgados saborosos, refrigerantes e muita animação. O local escolhido para essa incrível festa foi o Centro de Cultura e Idéias,(conhecido popularmente como Auditório Dilma Gladys) da nossa clínica. O que não Faltou foi prosa, já que cada equipe montou uma barraca com um tema: desde hipertensão, diabetes, tabagismo, DST, saúde bucal, saúde do homem, saúde da mulher, saúde da criança, saúde do trabalhador, saúde do idoso. E para encerrara festa, um belíssimo casamento na roça. Veja como foi
Segue abaixo fotos da ação:

Clíque aqui para ver mais fotos.

Como eu Faço... Maria das Graças Alves

Como eu Faço... Maria das Graças Alves

     Hoje o Blog da CLÍNICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES começa apresentando uma série de relatos mostrando como o profissional trabalha na sua área. E para esse contato, temos a honra de apresentar Maria das Graças Alves, a Enfermeira da Equipe Fubá da nossa unidade que apresenta como é o relato do grupo de Hipertensão
       O Grupo de Hipertensão é destinado a ensinar o controle adequado da hipertensão, sob o ponto de vista multidisciplinar, a pacientes e famílias de pacientes da Clinica da família, docentes, discentes, funcionários e seus dependentes portadores de hipertensão arterial e interessados no assunto. 
    O grupo é composto por Médico (Dr. Marcos), Enfermeira (Eu) Educadora Física (Priscila), Nutricionista (Tamy), Agentes Comunitários de Saúde (Darliene, Deborah, Graziele, Marcileide, Rafael Moura, Raphael Silva) com intervenções (colocações esporádicas) do farmacêutico Flávio. 
     O trabalho deste grupo visa a troca de experiência entre os membros do grupo, adesão ao tratamento, melhora na qualidade de vida, importância de estar cuidando de seu próprio corpo com atividade física e mudança de comportamento, relatos de possibilidades de diminuir doses de medicamentos. O grupo funciona como um complemento às consultas. São chamados de consultas coletivas, as quais os membros vem para tirar dúvidas à respeito de medicação, alimentação, atividade física entre outros. 
     A principio o público alvo seria os hipertensos, mas chegamos a um ponto onde abrimos o grupo a quem busca informação, afinal de contas, a Estratégia de saúde da família (ESF) trabalha com promoção e prevenção a saúde. 
    De início, o grupo era realizado em 15 em 15 dias, porém, vendo a demanda gerada e a necessidade de criar um outro grupo (Puericultura), as reuniões passaram a ser mensais. Buscamos trazer reuniões dinâmicas com palestras, peças, esquetes, alongamentos, momentos para relaxar e para rir. Não há uma metodologia, uma fórmula para acontecer. Tentamos trazer os assuntos ligado a hipertensão de maneiras diferentes, sempre buscando parcerias com outros setores, grupos órgãos, multiplicadores, entre outros. 
   Para participar, basta comparecer na unidade no dia e hora do grupo, e ser sempre bem vindo, Nós não restringimos faixa etária, cor, sexo, religião. Afinal de contas, a saúde é para todos e tem q estar SEMPRE PRESENTE nas nossas vidas. O único problema é que as pessoas trabalham e alegam que fica difícil de não ir ao trabalho por causa das reuniões, pois os chefes, segundo os cadastrados, não aceitam as declarações de comparecimento, e estes por sua vez faltam o trabalho. De inicio, achei meio estranho o convite que me foi feito, pois eu gostaria de montar um grupo voltado aos idosos, mas a unidade já tinha. 
     Então foi quando veio o convite da gerente, Juliana Oliveira de assumir o Grupo de Hipertensão, já que a nosso maior público é esse. E aos pouquinhos fui me apegando, me apaixonando e hoje sou muito feliz cuidando dos meus hipertensos. Afinal de contas, como já disse a Hipertensão não tem idade. 
     Espero que tenham explicado a todos como age o profissional responsável pelo grupo de hipertensão e esperamos vocês numa próxima oportunidade. Até a próxima.
Segue abaixo fotos da ação:

Clíque aqui para ver mais fotos.

Caminhada da Dengue - Teles / Campinho

Caminhada da Dengue - Teles / Campinho

  Caminhada contra a dengue, com o objetivo de identificar e eliminar possíveis focos e criadouros do mosquito transmissor, orientando a população quanto aos cuidados de combate ao mosquito Aedes Aegypti e promovendo atividades de prevenção à doença com distribuição de materiais informativos. 
A caminhada foi desenvolvida no território das equipes Teles e Campinho, bairro Campinho. Evidenciamos uma mobilização social quanto ao combate à doença. Foram encontrados alguns locais abandonados com possíveis focos da dengue. Os Agentes Comunitários de Saúde captavam a população e aproveitavam para divulgar a Clínica da Família. Os Agentes orientavam sobre a prevenção da doença. Existiu adesão à campanha por todas as faixas etárias.
Segue abaixo fotos da ação:

Clíque aqui para ver mais fotos.

25 de jun. de 2013

Grupo de Diabetes, volta as suas atividades

Grupo de Diabetes, volta as suas atividades

  Atividade interna realizada no dia 11 de Julho de 2013, tendo como base o acompanhamento dos cadastrados com taxas elevadas de glicose, orientando os participantes do grupo sobre a doença, sobre os riscos que a doença pode trazer, sobre Práticas Alimentares Saudáveis, sobre a Importância da Prática Regular de Atividades Físicas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a capacidade funcional, visando o bem-estar físico, mental e social dos participantes deste grupo. Foi apresentado pela Técnica de Enfermagem, Beatriz. O encontro do grupo foi desenvolvido na Unidade da Clínica da Família Souza Marques, localizada na Praça do Patriarca, s/n°, bairro de Madureira. Utilizamos para a apresentação: aparelhos de P.A., Balança Digital, o retroprojetor, folders informativos, além da divulgação feita pelos Agentes Comunitários de Saúde e Médicos das equipes para captação e presença dos cadastrados nos encontros.
Segue abaixo fotos da ação:

Clíque aqui para ver mais fotos.

“Um dom, uma certa magia, Uma força que nos alerta”

“Um dom, uma certa magia, Uma força que nos alerta”

  História Relatada pela Agente Comunitária de Saúde Deborah Fernandes

    Hoje, a nossa Clinica da Familia dá início a uma série de relatos sobre as histórias dos maiores beneficiados da nossa unidade: Os Cadastrados. 
    E para continuar essa série de relatos, nada melhor do que uma história de conscientização e superação; E porque não contar a história de uma mãe, mulher guerreira e batalhadora que não perde a força pra viver? 

  “É um dom, uma certa magia, uma força que nos alerta 
Uma mulher que merece viver e amar como outra qualquer do planeta” 

    Dona Jurema Santana Pinto, cadastrada desde 2006 foi uma das primeiras a receber a visita da Agente Comunitária. Hipertensa, casada com o Srº Antônio Fernando também Hipertenso. Sempre foram um casal feliz e sorridente. Lutavam contra as dificuldades da vida juntos, lado a lado, para o que desse e o que viesse. 

    “É o som, é a cor, é o suor, é a dose mais forte e lenta 
      De uma gente que ri, quando deve chorar e não vive, apenas aguenta” 
      
    Excelentes pais de 06 filhos e avós incríveis de 07 netos, sempre foram o exemplo de família feliz, mas nem sempre tudo é felicidade pra todos mundo. Em 2010, a família recebeu o pior dos baques. O mais velho dos filhos homens, Seu filho Bruno ficou doente e logo depois veio a faleceu de HIV.  
     A HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da AIDS, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

 “Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre 
Quem traz no corpo a marca, Mistura a dor e a alegria” 

     Dona Jurema, depois desse certeiro baque, ficou triste afinal de contas, acabara de perder o mais velho dos filhos. Então, caiu em depressão e a primeira decisão foi parar de tomar os remédios de Hipertensão afinal de contas, para que continuar a viver, se perdeu um dos mais bens preciosos que ele tem. 
    Assim que eu descobri a depressão da Dona Jurema, comecei a intensificar as minhas visitas e a cada vez eu levava um profissional diferente para conversar com ela e vera sua saúde. 
     Levei a enfermeira, a técnica, os profissionais do NASF, todos contribuíram para sua recuperação, porém, teve um apoio que foi extremamente importante para o inicio de sua recuperação: o apoio dos demais filhos, os quais encontrava discretamente sem ela saber.

 “Mas é preciso ter manha, é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre
  Quem traz na pele essa marca, possui a estranha mania de ter fé na vida”

    Depois vários meses e várias visitas, consegui convencer de que ela precisava continuar o tratamento, sempre usando o argumento de que, seu filho Bruno de onde quer que ele estivesse não iria gostar de saber que ela não estava se cuidando e que os outros filhos e marido precisavam dela muito bem de saúde. 
   Também, mostrei a ela as consequências que poderiam vir a acontecer caso ela não continuasse o tratamento. 

    "Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!... Ah! Hei! Ah! Hei! Ah! Hei!! 
    Lá Lá Lá Lerererê Lerererê... Lá Lá Lá Lerererê Lerererê" 

    Desde o meado de 2012, Dona Jurema se tornou uma grande mulher. Ela voltou a fazer o tratamento, vai as consultas e participa do grupo de Hipertensão juntamente com seu esposo. Mesmo após o retorno dela para o tratamento, não deixei eles de lado, pelo contrário, continuo apoiando todas as vezes que a visito, pois a dor de perder um filho nunca acaba. 
        Uma lição de vida para todos nós e até a próxima.




* Os cadastrados tiveram seus nomes alterados para preservar a sua integridade.
* Citação: Musica: Maria, Maria cantada por Milton Nascimento.  


       
Agente Comunitária de Saúde Deborah Fernandes Santana
Email: equipecampinho@ig.com.br       

Nesta História foi usado Nome fictício e as fotos é mera ilustração,
para preservar a imagem do Cadastrado.

Obrigado a todos.

23 de jun. de 2013

Sete exercícios para quem quer treinar, mas odeia suar

Sete exercícios para quem quer treinar, mas odeia suar

  Você sabia que há cerca de três milhões de glândulas sudoríparas no corpo humano? 
   É por isso que, ao praticar uma atividade física, você fica ensopado: os movimentos aumentam sua temperatura e, para que as funções continuem sob controle, o suor entra em ação. 
   "Quando estamos com calor, o corpo libera pequenas gotas de água que evaporam, causando uma sensação refrescante na pele e reduzindo nossa temperatura graças à evaporação". Mas a sensação de corpo molhado não agrada todo mundo e, se este é o seu caso, veja os exercícios que os especialistas sugerem para entrar em forma sem derramar uma gota de suor. 

Faça uma caminhada 
   Quando os batimentos cardíacos estão relativamente baixos, entre 80 e 100 batimentos por minuto, a temperatura não varia nem um grau. Mas quando há um aumento grande da frequência cardíaca, a temperatura também fica muito mais alta e daí o aumento no suor. Os ritmos mais fortes geram aumento maior de temperatura, portanto fazem com que as glândulas sudoríparas trabalhem mais intensamente. Uma pessoa de porte médio se exercitando agressivamente transpira cerca de 0,7 a 1,5 litros por hora. Uma caminhada pode substituir uma atividade aeróbia mais puxada e evitar a transpiração excessiva. Caminhar tonifica os músculos, protege o coração contra infartos, aumenta a capacidade das artérias do coração de expandir e contrair em quase 50%. E artérias mais elásticas são sinal de sistema cardiovascular mais robusto, menos susceptível a doenças cardíacas. "Se o objetivo é emagrecer, os exercícios de baixa intensidade são bons aliados, mas devem ser praticados por mais tempo que atividades de ritmo mais intenso". 

Pilates 
   A intensidade da aula de pilates é definida individualmente. "Podemos elaborar uma sessão com intensidade para favorecer o emagrecimento ou manter o foco na definição dos músculos, flexibilidade, consciência corporal e alinhamento corporal". Se você ficar com a segunda opção, vai garantir os benefícios do exercício sem suar litros. "Normalmente, o gasto energético de uma aula de pilates não atinge mesmo nível de frequência cardíaca de uma caminhada ou corrida, ou seja, suamos menos". 

Exercícios na água 
   É verdade que na natação ou na hidroginástica você sua como se estivesse correndo ou pedalando. Mas, como a água impede o contato do corpo com o suor, a sensação desconfortável fica de fora. "Para quem não gosta de transpirar, vale pensar em uma atividade dentro da água, que traz alguns dos benefícios de uma atividade aeróbia no solo, como o aumento da frequência cardíaca e a queima de gordura". 

  Divida o treino 
   Pesquisadores da Universidade do Arizona descobriram que dividir os 30 minutos de exercício físico diário, recomendados pelos médicos, em três sessões de dez minutos traz tantos benefícios ao corpo quanto malhar continuamente, em apenas um período. "Mas é importante treinar com pelo menos um pouco de intensidade, para que o corpo sinta os benefícios". Assim, suar será inevitável, mas será por apenas dez minutos. Muito melhor que passar uma hora e meia correndo na esteira. Pense nas vantagens que o exercício pode proporcionar apesar de suar a camisa. 

Musculação 
   A musculação produz suor, principalmente, se realizada em intensidades mais elevadas. Mas se você está começando e não for pegar uma carga muito grande, nem fazer um número elevado de repetições, ela pode ser uma aliada para manter os músculos fortes e a pele seca. Como o principal foco desse exercício não é a perda de gordura, a temperatura corporal não é necessariamente elevada e o suor não aparece. Mas se a solicitação da musculatura for muito grande, o próprio movimento repetitivo gera uma produção de calor maior e, consequentemente, uma maior sudorese. 

Ioga 
   Atualmente existem vários tipos de ioga, alguns prometem até elevar a frequência cardíaca e queimar gorduras. Mas se você gosta mesmo de um exercício mais tranquilo, fuja da Power Yoga e invista na tradicional Hatha Yoga, cujo objetivo é trabalhar mente e espírito por meio do corpo, sem deixar de lado o ganho de força e flexibilidade. "Os maiores benefícios serão o controle da postura, o equilíbrio mental a conscientização do corpo e seus segmentos e suas relações com o ambiente". 

Tai chi chuan 
   O tai chi chuan envolve movimentos lentos e de intensidade leve. Por isso a produção do suor também é mínima. "Ele não desenvolverá sua aptidão cardiorrespiratória, mas ajuda no fortalecimento muscular, já que é preciso força para manter os movimentos lentos, equilíbrio mental e postura".

                  

Infográfico

6 Grupos de Saúde
em nossa unidade.
2,450,000 Metros Quadrados
é o tamanho da nossa área de abrangência.
14133 Usuários
beneficiados por nossa unidade.

Como eu Faço

Como eu Faço
Visita domiciliar, acolhimento e atividades de grupo
Vai Acontecer
Grupos e ações promovidos pela unidade que irão acontecer.
Conheça esta história
História contada por um ACS
Saúde nas Escolas
Integração com as escolas e creches locais.
Protagonismo Juvenil
Grupo de adolescentes que apóiam as ações de promoção da saúde existentes na unidade.
Integração
Saúde da Família e Vigilância em Saúde.
Integração
Ensino-Serviço-Comunidade
Academia Carioca
Processo de trabalho e os principais resultados obtidos pelos educadores físicos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.