21 de ago. de 2013

Como eu faço... Marcileide Rezende

  Hoje o Blog da CLÍNICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES continua apresentando uma série de relatos mostrando como o profissional trabalha na sua área. E para esse contato, temos a honra de apresentar Marcileide Rezende, Agente Comunitária de Saúde da equipe Fubá da nossa unidade que  nos apresenta como funciona o Clube do Bebê (Grupo de Puericultura) 
   O valor de uma pedra preciosa é determinado por uma série de fatores como: raridade, demanda de mercado, peso, grau de pureza, cor e lapidação, ou seja, muitas gemas, apesar de possuírem características semelhantes, tornam-se diferentes por fatores peculiares. Da mesma forma, entende-se que cada ser humano é único e que sua essência está no conhecimento. 
     Sob essa ótica, será abordado neste estudo o período puerperal, compreendendo que cada mulher tem características especiais e, mesmo que tenha vivenciado o ciclo gravídico-puerperal, ao repeti-lo estará passando por uma situação nova em que as condições internas e externas vão influenciar na qualidade desse período. O puerpério é entendido como o período cronologicamente variável do ciclo gravídico-puerperal, caracterizado por intensas mudanças biopsicossociais. A mulher, juntamente com sua família, vivencia uma nova fase em sua vida, marcada por sentimentos profundos e grandes transformações na sua rotina habitual. 
      Esse momento de adaptação pode ser comparado ao processo de lapidação que dá brilho às pedras preciosas, ou seja, as mulheres que recebem acompanhamento adequado no período puerperal sentem-se melhor preparadas para suas novas atribuições e fortalecimento do vínculo mãe-bebê. As condutas acolhedoras, com ações de promoção, prevenção e assistência à saúde da mulher e do recém-nascido, determinam a qualidade e a humanização do atendimento. O puerpério é uma das ações que compõem a atenção à saúde integral da mulher e que ainda não alcançou uma boa cobertura nos serviços de saúde. 
     As mulheres não estão suficientemente informadas sobre a importância da consulta puerperal, assim como, em nível nacional, a consulta puerperal é de baixa frequência nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), associando-se, ainda, a ausência de estratégia para a sua implementação. Na nossa unidade de saúde, o grupo acontece mensalmente, tendo como metodologia a palestra com a interação das mães e com atividades entre mães e bebês. 
     Os temas abordados são referentes ao desenvolvimento do bebê de 0-24 meses, sendo o objetivo da equipe é oferecer às mães ou responsáveis orientações a respeito do desenvolvimento do seu filho(a) com dinâmicas a fim de que elas possam aproveitar cada fase de desenvolvimento do seu filho.porém, como o grupo ainda é novo, encontramos uma certa resistência das mães em participar dele, porem buscamos sempre compreender melhor as demandas relacionadas à saúde/doença.  
    Espero que tenham explicado a todos funciona o grupo de puericultura e esperamos vocês numa próxima oportunidade. Até a próxima. 

Clíque aqui para ver mais fotos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.