Hoje o Blog da Clínica da Família Souza Marques começa apresentando uma série de relatos mostrando como o profissional trabalha na sua área. E para esse contato, temos a honra de apresentar a Carla, Agente Comunitária de Saúde, responsável pelo “Posso Ajudar?” da Clínica da Família Souza Marques que apresenta como é o relato de trabalhar na sua função...
Bom, como o próprio nome já diz, Posso Ajudar tem como objetivo principal acolher o usuário que vem a unidade com simpatia e escuta sempre. Fazemos , além da parte de acolher e ouvir, a orientação sempre ao paciente, informando com relação ao funcionamento dos setores existentes na unidade, explicando com uma linguagem simples mas, muito clara ao paciente, o que ele procura, ou seja, localização dos eventos, salas, entre outros. Enfim... a função deixa claro que, uma unidade com um Posso Ajudar, mantém o fluxo de pessoas organizado e a unidade funciona melhor para ambas as partes: funcionários e pacientes. A meu ver, o maior fluxo atendido é o da porta de entrada que inclui o acolhimento do Centro Municipal de Saúde Alberto Borgherth e o da Clínica da Família Souza Marques, já que somos uma unidade mista, pois é nesta entrada que as pessoas colocam todas as suas emoções para fora, como ansiedade, querendo ser atendidas pelo médico, a insegurança de não conseguir o que querem , enfim, é ali na entrada que o Posso Ajudar tem que ser paciente e ouvinte sempre para tudo dar certo.
A maior dificuldade encontrada é quando algum setor muda alguma regra já estabelecida e não passa a informação. Ficamos perdidos! Mas para isso não acontecer, eu verifico toda semana em cada setor as informações, se há alguma mudança ou informações novas e assim me atualizando. O Maior presente é receber o sorriso do usuário, um abraço, nos sendo gratos por que resolveu o que estava pendente.
O nosso interior, se alegra em saber que ainda que por minutos fazemos (o Posso Ajudar) parte de uma história de vida que chegou mal ou desorientado, sem esperança, triste e saiu com nossa ajuda e dos profissionais da unidade, satisfeito e alegre. Finalizo esse relato, dizendo que, eu, Carla, como Posso Ajudar da Clínica da Família Souza Marques, tenho a agradecer a Deus por me fazer uma pessoa assim, como eu sou, ou seja, o meu perfil caiu certinho nesta função, pois gosto mesmo de ajudar, de falar, de ouvir, sou paciente então, não tenho muitas dificuldades, mas sim, faço o que faço com maior amor, pois eu creio que tudo o que fazemos de bom grado, dá certo. E acho também que a cada dia que nos dedicamos, mais aprendemos com o ser humano, não importa se é um bebê ou criancinha de 02 anos, se é novo ou idoso de 80 anos, olhamos cada paciente como uma pessoa que precisa de cuidados, ainda que esse cuidado seja uma informação bem dada e com um grande sorriso, finalizo dizendo que, com a ajuda de todos, não só do posso ajudar, teremos um ótimo funcionamento de uma grande família, chamada Família Souza Marques.
Espero que tenha explicado a todos como age um profissional quanto à sua função e esperamos vocês numa próxima oportunidade. Até a próxima.
Segue abaixo fotos da ação:

Bom, como o próprio nome já diz, Posso Ajudar tem como objetivo principal acolher o usuário que vem a unidade com simpatia e escuta sempre. Fazemos , além da parte de acolher e ouvir, a orientação sempre ao paciente, informando com relação ao funcionamento dos setores existentes na unidade, explicando com uma linguagem simples mas, muito clara ao paciente, o que ele procura, ou seja, localização dos eventos, salas, entre outros. Enfim... a função deixa claro que, uma unidade com um Posso Ajudar, mantém o fluxo de pessoas organizado e a unidade funciona melhor para ambas as partes: funcionários e pacientes. A meu ver, o maior fluxo atendido é o da porta de entrada que inclui o acolhimento do Centro Municipal de Saúde Alberto Borgherth e o da Clínica da Família Souza Marques, já que somos uma unidade mista, pois é nesta entrada que as pessoas colocam todas as suas emoções para fora, como ansiedade, querendo ser atendidas pelo médico, a insegurança de não conseguir o que querem , enfim, é ali na entrada que o Posso Ajudar tem que ser paciente e ouvinte sempre para tudo dar certo.
A maior dificuldade encontrada é quando algum setor muda alguma regra já estabelecida e não passa a informação. Ficamos perdidos! Mas para isso não acontecer, eu verifico toda semana em cada setor as informações, se há alguma mudança ou informações novas e assim me atualizando. O Maior presente é receber o sorriso do usuário, um abraço, nos sendo gratos por que resolveu o que estava pendente.
O nosso interior, se alegra em saber que ainda que por minutos fazemos (o Posso Ajudar) parte de uma história de vida que chegou mal ou desorientado, sem esperança, triste e saiu com nossa ajuda e dos profissionais da unidade, satisfeito e alegre. Finalizo esse relato, dizendo que, eu, Carla, como Posso Ajudar da Clínica da Família Souza Marques, tenho a agradecer a Deus por me fazer uma pessoa assim, como eu sou, ou seja, o meu perfil caiu certinho nesta função, pois gosto mesmo de ajudar, de falar, de ouvir, sou paciente então, não tenho muitas dificuldades, mas sim, faço o que faço com maior amor, pois eu creio que tudo o que fazemos de bom grado, dá certo. E acho também que a cada dia que nos dedicamos, mais aprendemos com o ser humano, não importa se é um bebê ou criancinha de 02 anos, se é novo ou idoso de 80 anos, olhamos cada paciente como uma pessoa que precisa de cuidados, ainda que esse cuidado seja uma informação bem dada e com um grande sorriso, finalizo dizendo que, com a ajuda de todos, não só do posso ajudar, teremos um ótimo funcionamento de uma grande família, chamada Família Souza Marques.
Espero que tenha explicado a todos como age um profissional quanto à sua função e esperamos vocês numa próxima oportunidade. Até a próxima.
Segue abaixo fotos da ação:
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