22 de fev. de 2013

Visita do CRAS a Clínica da Família.

               Contamos com a presença da equipe do 5° CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) estiveram na unidade para uma roda de conversa com os Agentes de Saúde. A reunião contou, além da Equipe do CRAS, com a participação de uma articuladora do Viva Comunidade e dos agentes comunitários de cada equipe.
               A Psicóloga Shirley Barbosa, em conjunto com a Assistente Social Andréia Araujo,  estiveram conduzindo a reunião que teve como plano de fundo a explicação sobre o que é o Cras e a sua função, tirando duvidas a respeito do seu trabalho e mostrando aos agentes não só as funções do CRAS, como também o questionamento sobre o diferencial do CREAS e do CRAS e a real função do Cad. Único, ferramenta muito usada atualmente.
              O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é sistema governamental o responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. Por meio do Cras, as famílias em situação de extrema pobreza, incluídas pelo Plano Brasil Sem Miséria, passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. O País conta, atualmente, 7.669 unidades distribuídas pelo território nacional.
             Esse órgão é o responsável pelo Cadastramento das famílias no Cadastro Único. O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no País. Devem ser cadastradas as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa. A coleta dos dados das famílias deve ser realizada por meio do preenchimento do formulário do CadÚnico. Cada formulário deve identificar apenas uma família. Os cadastros são processados pelo Agente Operador do Cadastro Único (CAIXA), que é responsável por atribuir a cada pessoa da família cadastrada um número de identificação social (NIS) de caráter único, pessoal e intransferível. Por meio do NIS os operadores do Cadastro Único podem localizar as pessoas cadastradas, atualizar dados do cadastro, verificar a situação do benefício (caso exista) e realizar as ações de gestão de benefícios. 

As principais informações das famílias cadastradas são:

•    Características do domicílio (número de cômodos, tipo de construção, tratamento da água, esgoto e lixo)
•    Composição familiar (número de componentes, existência de pessoas com, deficiência)
•    Identificação e documentação de cada componente da família
•    Qualificação escolar dos componentes da família
•    Qualificação profissional e situação no mercado de trabalho
•    Remuneração
•    Despesas familiares (aluguel, transporte, alimentação e outros).
   Essa equipe estará de volta à unidade no dia 06 de março, para uma palestra voltada a comunidade explicando os benefícios do Cadastro Único para os moradores.






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