1 de fev. de 2013

Clube do Bebê


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA GRUPOS EDUCATIVOS DE PUERICULTURA

1° Grupo: (0 - 6 meses)

• Amamentação – importância do aleitamento exclusivo, problemas comuns e suas soluções (fissuras, mamas “empedradas”, posição para amamentar, uso de medicamentos, medo do leite insuficiente/fraco, mitos, etc);
• Aleitamento artificial – orientar a mãe, ajudá-la e não culpá-la no caso de insucesso do aleitamento materno exclusivo, ou de aleitamento misto (complementação, se trabalha fora, por exemplo), dar “dicas” eficazes de preparo adequado do leite sem contaminação, extração e conservação do leite materno , uso de copinhos,
• Cólicas do bebê – são temporárias (1° trimestre), são aliviadas por massagens, melhoram com aleitamento materno exclusivo, evitar chás com açúcar (maior fermentação e gases);
• Problemas dermatológicos – retirada de “crostinhas”, cuidados higiênicos, como prevenir assaduras, o banho, cuidados com as fraldas (evitar sabão em pó, alvejantes e amaciantes), destacar cuidados de higiene com os genitais;
• Pressões sociais – evitar o desmame precoce, principalmente em primigestas e adolescentes;
• “Exame do pezinho” – explicar do que se trata, e sua importância;
• Vacinação – mostrar o quanto é importante estar com a carteirinha em dia, e alertar quantas doenças são evitadas com as vacinas;
• Ganho de peso – melhor padrão de saúde do bebê, mostrar o esperado para a idade e esclarecer padrão individual;
• Relação mãe/filho: banho com a mãe, momentos de massagem, cuidados físicos e emocionais, valorização do tempo disponível com a criança;
• Prevenção de acidentes;
• Ciúme do irmão mais velho: como tratar as reações de infantilização, verbalização da rejeição;
• Relação familiar: pai/mãe/filho;
• Manobras alternativas: shantala, massagem terapêutica, musicoterapia e toque terapêutico;
• Estimulação neuropsicomotora;
• Auto-cuidado da mãe: estética, conforto, sexualidade, organização do tempo;
• Planejamento familiar;
• Direitos da criança;
• Distribuição das atribuições da família nos cuidados com o bebê e nos afazeres domésticos.

2° Grupo: (7 - 9 meses)
• Alimentação – introdução de novos alimentos, aproveitamento dos alimentos da época, preparo da sopa, cozimento, temperos leves. Não liquidificar, amassar com garfo. Ter rotina de horários com a criança, pois dá segurança psicológica e adequado funcionamento intestinal;
• Importância da avaliação nutricional – por que seguir mensalmente o peso e estatura da criança, estimular a mãe a manter seu bebê eutrófico (menor risco de doenças, melhor desenvolvimento físico e intelectual);
• Desenvolvimento – identificar a percepção da família em relação à criança, e orientar como estimular a criança, importância do “alimento afetivo” para o bom desenvolvimento integral da criança, destacar as conquistas realizadas pela mesma;
• Doenças diarréicas – quais são suas conseqüências nesse grupo etário (desnutrição, morbidades, morte e desidratação correlacionar com hábitos higiênicos pessoais/alimentares e domiciliares, destino do lixo e esgotos, importância de água tratada, do aleitamento materno, alimentos adequados,
uso da Terapia de Reidratação Oral (TRO) e quando procurar ajuda;
• Doenças respiratórias – quando e como saber se é um simples resfriado ou uma afecção mais séria, aspectos ambientais (fumaça ou poeira da rua), estações do ano, aspectos domiciliares (insolação, ventilação, temperatura, umidade), tabagistas em casa e o perigo do fumo passivo, alergias respiratórias
(animais, acúmulo de pó em brinquedos, tapetes, cortinas), orientar sinais de alerta como respiração rápida, tiragem e ruídos respiratórios, orientar cuidados profiláticos de aumento do aporte hídrico, vaporização, tapotagem, limpeza nasal, fracionamento da dieta, controle da temperatura.
• Febre – o que é, como manejar, o que observar (sinais de perigo, convulsão, petéquias e prostação).

3° Grupo: (10 - 24 meses)
• Crescimento e desenvolvimento – como estimular a criança, aspectos peculiares o desenvolvimento emocional, a “angústia” normal dos 8 meses (o bebê “estranha” outras pessoas), brinca de esconder;
• Avaliação nutricional – como está a curva de crescimento de cada participante,o que atrapalhou, correlacionar com morbidades e desmame e propor soluções;
• Alimentação – reforçar o que foi comentado no 2° grupo, estimular a 2ª refeição de sal e a diminuição do leite como principal alimento, a criança começa a seguir o ritmo alimentar da casa, dar soluções simples e baratas para aproveitamento dos alimentos;
• Cuidados com os dentes – mostrar que a dentição decídua é tão importante quanto a permanente, limpeza após as mamadas e após as refeições, uso prolongado da chupeta, mamadas noturnas e seus riscos (aspiração e cáries);
• Prevenção de acidentes – quedas, queimaduras, irmãozinhos maiores, intoxicações/envenenamentos, riscos que o bebê corre ao engatinhar, evitar andador, com quem deixar a criança, riscos de transporte (cadeirinha do carro, carrinhos de passeio), riscos da exposição excessiva ao sol;
• Importância do exemplo dos pais – diálogo, contar histórias, brincar com as crianças, ensinar habilidades, valorizar as conquistas, evitar comparar com os outros primos ou vizinhos, construir brinquedos com sucata, bons hábitos alimentares. 

OBSERVAÇÕES:
• Convidar o pai e outros familiares para participarem dos grupos;
• Os grupos educativos devem ser coordenados por profissional de nível superior;
• Os grupos educativos podem se constituir, também, em espaço de educação continuada com a equipe de saúde;
• Podem ser utilizados vídeos e outros recursos audiovisuais nos grupos;
• Dependendo da área física destinada ao grupo, podem ser organizadas oficinas culinárias para preparo de, papas, trocas de receitas, etc.;
• Pode ser interessante manter um painel no consultório e em outro local da Unidade com alternativas criativas dadas pelas famílias no cuidado das crianças (receitas boas e baratas, alternativas para proteger a criança, construção de brinquedo).
Vale também buscar ocupar os espaços públicos da região, adaptando-os para a utilização das crianças.


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