22 de mai. de 2013

Como eu Faço... Valéria Pinto

  Hoje o Blog da CFSM começa apresentando uma série de relatos mostrando como o profissional trabalha na sua área. E para esse contato, temos a honra de apresentar Valéria, o Auxiliar de Saúde Bucal da C.F. Souza Marques que apresenta como é o relato da Visita Domiciliar. 
    “A visita domiciliar é uma “forma de atenção em Saúde Coletiva voltada para o atendimento ao indivíduo, à família ou à coletividade que é prestada nos domicílios ou junto aos diversos recursos sociais locais, visando a maior eqüidade da assistência em saúde. Essas visitas domiciliares de saúde bucal são realizadas semanalmente e são realizadas de acordo com a classificação de risco social, elaboradas previamente, para estabelecer as prioridades biológicas, ou seja, as necessidades mais urgentes de assistência odontológica, em todas as famílias cadastradas na área adscrita da Clínica da Família Souza Marques. Nas visitas domiciliares são desenvolvidas ações de levantamento epidemiológico, orientações sobre saúde (com entrega de kit de higiene oral), hábitos alimentares, higiene oral e corporal. Também são avaliadas as condições sanitárias e sociais da moradia e indivíduos. Através das visitas é possível estabelecer uma relação de vínculo familiar, conhecer as demandas e a realidade dos indivíduos, proporcionando maior facilidade no planejamento da assistência odontológica, porém, Percebemos que há uma dificuldade das famílias em aderir a esta assistência, uma vez, que é necessário um compromisso mútuo, ou seja, deve haver uma colaboração de ambas as partes (profissional/paciente) para que, juntos, consigamos resultados satisfatórios. Ressalto também que a visita domiciliar permite a extensão da atenção básica em saúde para além dos limites físicos da unidade de saúde, possibilitando a criação de uma relação de vínculo com as famílias e seus indivíduos. Através desta ferramenta, é possível identificar situações de risco e agravos que possam influenciar no surgimento e complicações à saúde."
    Espero que tenham explicado a todos como age o Auxiliar de Saúde Bucal quanto as suas visitas e esperamos vocês numa próxima oportunidade. Até a próxima.
Segue abaixo fotos de como é realizada uma Visita Domiciliar de Saúde Bucal:

Clíque aqui para ver mais fotos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.