5 de out. de 2012

Diagnóstico Situacional II


   Hoje, houve a ultima parte das apresentações do Diagnóstico Situacional. Entende-se por diagnóstico situacional ou organizacional como o resultado de um processo de coleta, tratamento e análise dos dados colhidos no local onde se deseja realizá-lo. Esses dados são oriundos da participação efetiva das pessoas que atuam no local de estudo. O diagnóstico pode ser considerado como uma das mais importantes ferramentas de gestão. É uma pesquisa das condições de saúde e risco de uma determinada população, para posteriormente planejar e programar ações.
   Este diagnóstico tem como objetivo Compreender a estruturação de uma CF; Conhecer a área de abrangência da CF; Conhecer o perfil da comunidade assistida; Conhecer a metodologia de trabalho das equipes de Programa de Saúde da Família (PSF).
   Para planejar e direcionar as ações de saúde é necessário conhecer a realidade, a dinâmica e os riscos que a população/comunidade está inserida e também a forma como estão organizados os serviços e as rotinas das unidades básicas de saúde e das equipes de PSF. 
 

  O diagnóstico situacional é uma ferramenta que auxilia conhecer os problemas e as necessidades sociais como: necessidade de saúde, educação, saneamento, segurança, transporte, habitação, bem como permite conhecer como é a organização dos serviços de saúde. Portanto o diagnóstico situacional é de fundamental importância para o levantamento de problemas, que por sua vez fundamenta o planejamento estratégico
situacional que permite desenvolver ações de saúde mais focais efetivas em relação aos problemas encontrados.




   Apresentaram suas áreas os profissionais das Equipes Teles, Dinis Barreto, Padre Dehon e Campínho  que concederam informações para a construção do Diagnóstico Geral da Clínica, aqui apresentado. Agradecemos aos ACS’s, enfermeiros, médicos e odontologistas responsáveis pelas Equipes de Saúde da Família envolvidos nessa primeira etapa.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.