25 de set. de 2012

Capacitação Sobre Diversidade Sexual

    Hoje, na Clínica da Família Souza Marques aconteceu uma capacitação para os agentes sobre Diversidade Sexual. A Capacitação ficou a cargo de Sergio Camargo, assessor de Politicas Públicas da CEDS - Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual que tirou as duvidas dos Agentes e Equipe Técnica sobre os mais variados assuntos relacionados a Diversidade Sexual.
   A Coordenadoria, que foi criada em 2001, foi pioneira no país na criação de lei que pune práticas discriminatórias contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTs): a Lei n.º 2475/1996, regulamentada pelo Decreto 33.033/2008, que assegura que no Município do Rio, nenhum estabelecimento comercial ou repartição pública carioca poderá discriminar pessoas em virtude de sua orientação sexual ou identidade de gênero tais como: Inibir ou proibir a manifestação pública de carinho, afeto ou sentimento, Impedir ou dificultar o acesso do consumido ou recusar-lhe atendimento e Negativa ou imposição de pagamento superior em hotéis, motéis e similares
   A discriminação e o preconceito, de quaisquer formas, são verdadeiros males do século e o que for possível para a cidade do Rio de Janeiro se distanciar desse comportamento, será feito. Somos uma cidade inclusiva, receptiva e hospitaleira. Logo, o poder público atuará de forma incisiva através da CEDS para garantir o pleno exercício da cidadania da população LGBT.
  A idéia do Clinica é alertar sobre os procedimentos para a abordagem de pessoas desse gênero de modo que não haja uma opinião contrária a respeito do assunto, devido a inserção do Projeto DAMAS na nossa Unidade de Saúde.
  Para quem não sabe, o projeto DAMAS age como forma de intervenção no desencadeamento de estratégia de ação que visam a elevação da auto estima desta população, criando oficinas de capacitação que contribuam para o surgimento de oportunidades que favoreçam o protagonismo social, o crescimento econômico e consequentemente, pessoal e social, além de ajudar na reflexão e trabalhar ações que diminuam o preconceito contra travestis e transexuais, tornando possível a integração delas com os demais segmentos da sociedade.
  É mais um passo de cidadania que  CLÍNICA DA FAMÍLIA SOUZA MARQUES dá em direção a cidadania e a igualdade social. 

  Leis que amparam os Homossexuais:
   
   Leis Municipais e Estaduais : 

   Leis Federais:
   ADPF 132
   

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.