8 de ago. de 2012

Colesterol: Cuidados importantes com a Saúde


   As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo e o fato delas serem silenciosas acaba prejudicando muitos diagnósticos. Um dos principais problemas é gerado pelas altas taxas de colesterol no organismo, que provocam derrame e infarto em casos mais graves. Para conscientizar a todos sobre isso, no dia 8 de agosto,
foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.
   Presente em quase todos os alimentos, o colesterol nem sempre é maléfico. "O colesterol se apresenta como um lipídeo, sempre acoplado a lipoproteínas. Conforme a carga de colesterol que carregam, elas podem ser de dois tipos: LDL, conhecido como mau colesterol, e HDL, o famoso bom colesterol", explica o cardiologista João Vicente de Silveira, da Unidade Anália Franco do Hospital São Luiz.
   O colesterol possui funções estratégicas no organismo, como servir de matéria-prima para a produção do ácido biliar, mas seu mau consumo pose ser altamente prejudicial ao coração. O colesterol em excesso é depositado pelo organismo na parede dos vasos sanguíneos e é oxidado. Esse acúmulo pode provocar inflamação e até o rompimento das artérias. A fonte de colesterol em nosso corpo vem basicamente dos alimentos que consumimos.

Colesterol: Perigo a Adolescência
O colesterol alto na infância e adolescência está relacionado, na maioria dos casos, à má alimentação e ao sedentarismo. Pode ser provocado por uma doença genética ou histórico familiar, como pais e avós que tenham tido infarto ou derrame. O estudo mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre a dieta alimentar do brasileiro mostra que os adolescentes de 14 a 18 anos de idade são os que mais ingerem alimentos com colesterol, aqueles de origem animal, como carnes, leite, queijos, manteiga ou iogurte.
     Entre os meninos, a média de consumo foi de 282,1 miligramas por dia e, entre as meninas, de 237,9 miligramas – as maiores médias em comparação às faixas etárias analisadas dos dois sexos. O recomendado é ingerir de 200 a 300 miligramas de colesterol por dia.
    O consumo exagerado pode elevar o nível de gordura no sangue. O colesterol alto não traz problemas imediatos para as crianças e adolescentes. Mas quando fica sem tratamento, aumenta o risco de doenças cardíacas na fase adulta.
    Para evitar o distúrbio, os médicos recomendam a prática de exercícios físicos e uma dieta saudável, com verduras, legumes, frutas e carnes magras. Outra indicação é observar o nível de colesterol a partir dos 10 anos de idade. 
   O colesterol é uma substância que ajuda na formação de uma capa protetora nos nervos e na produção da vitamina D, da bile e de hormônios. A maior parte (cerca de 70%) é produzido pelo fígado e o restante vem da ingestão de alimentos. Em excesso, o colesterol contribui para o entupimento das artérias, impedindo a passagem do sangue, e torna-se fator de risco para doenças cardiovasculares.

Mitos x Verdades 



Saiba mais sobre os benefícios e malefícios do Colesterol


O colesterol é um dos principais fatores de risco para as chamadas doenças cardiovasculares e os hábitos de vida saudáveis são a chave para controlar as taxas. É uma substância gordurosa encontrada em todas as células do corpo e essencial para a formação das membranas celulares, para a síntese dos hormônios esteroidais, como testosterona, estrogênio, cortisol e outros.  Também atua na produção da bile, na digestão de alimentos gordurosos, na metabolização de algumas vitaminas e dentre outras funções.
Ovo de galinha
Ovo possui uma grande quantidade de colesterol na gema, mas possui uma substância chamada lecitina que impede sua absorção. É verdade que os ovos têm muito colesterol, para cima de 200mg, que é mais do que dois terços do limite recomendado pela American Heart Association, que é de 300mg por dia. Mas esse colesterol não é tão perigoso como se pensava.
Apenas parte do colesterol dos alimentos chegam à corrente sanguínea, e se a ingestão de colesterol aumenta, seu corpo compensa, produzindo menos colesterol.
Portanto, se você não exagerar e comer de um a dois ovos durante a semana, não há qualquer perigo. Na verdade, os ovos são uma excelente fonte de proteínas e contêm gordura insaturada, uma gordura saudável.
Óleo de soja
O óleo de soja é produzido com matéria-prima 100% vegetal e não possui colesterol. O colesterol é o principal esterol encontrado sintetizado pelos animais. Não existe colesterol em nenhum produto de origem vegetal.
Batata frita
A batata é um legume e dessa forma não apresenta colesterol, quando frita em óleos como o de soja, girassol, canola todos esses óleos de origem vegetal também não apresentam colesterol.
Suco de berinjela
Um estudo científico realizado com animais observou efeito positivo na ingestão do suco de berinjela nos níveis de colesterol. Sugere-se que essa redução esta associada a inibição na absorção do colesterol, por ligação de algum componente da berinjela com sais biliares essenciais na absorção intestinal do colesterol.
Alimentos “0 mg de colesterol” são saudáveis?
A porção do colesterol do rótulo nutricional do alimento refere-se apenas a uma das substâncias encontradas nos alimentos que pode fazer o nível de colesterol subir. Com certeza uma dieta rica em gorduras favorece o colesterol elevado.
Gorduras saturadas (encontradas em alimentos de origem animal e produtos lácteos) e gorduras trans (encontradas em alimentos industrializados) parecem ter um impacto muito maior sobre a lipoproteína de baixa densidade (LDL), o chamado colesterol ruim que provoca a obstrução das artérias pelo acúmulo de lípides (colesterol), que o colesterol dos alimentos (da dieta) em si.
Quando as pessoas escutam a palavra “colesterol” pensam logo que é “ruim”. Mas na verdade o assunto é muito mais complexo. O colesterol alto pode ser perigoso, mas o colesterol em si é essencial para vários processos corporais, inclusive para isolar as células nervosas no cérebro e para fornecer estrutura para as membranas celulares. O papel do colesterol nas doenças cardíacas muitas vezes não é compreendido. O colesterol é transportado através da corrente sanguínea por lipoproteínas de baixa e alta densidade (LDL e HDL). É o LDL, conhecido como colesterol ruim, e não o colesterol em si que é o principal responsável pela obstrução das artérias.
Margarina X Manteiga
Há algum tempo, poucas margarinas podiam ser consideradas saudáveis. Isto porque a maioria era rica em gordura trans que, além de aumentar o colesterol ruim, abaixava o nível do HDL, o bom colesterol. Já a manteiga, rica em gordura saturada, aumenta o colesterol ruim, o LDL.
Porém, atualmente, muitas margarinas não contêm mais esta vilã, a gordura trans. Esta informação está no rótulo. Portanto, para quem faz um controle do colesterol considero a margarina de "hoje" a melhor opção (algumas contêm até substâncias que podem ajudar a diminuir o colesterol). Já para quem não precisa se preocupar excessivamente com o colesterol, pequenas quantidades de manteiga, no pão da manhã, por exemplo, não trarão prejuízo à saúde.


Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.