10 de jul. de 2012

Dia da Saúde Ocular: 10 de Julho

   Sendo um dos sentidos mais importantes, a visão requer alguns cuidados e, antes de qualquer coisa, a prevenção é fundamental.  Tomando-se os devidos cuidados, as principais doenças da visão podem ser evitadas. 

   O dia da saúde ocular é comemorado dia 10 de julho. A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente, pois cerca de 80% das informações que recebemos são obtidas por seu intermédio. Os olhos merecem atenção especial, que inclui visitas regulares ao oftalmologista para medição da acuidade visual e detecção precoce de quaisquer outras alterações que requeiram tratamento médico como forma de prevenir complicações que possam levar à cegueira

    Desenvolvimento da Visão



     A visão se desenvolve 90% durante os dois primeiros anos de vida. Portanto, é durante esta fase que a criança aprende a fixar, a movimentar os olhos de maneira conjunta, a perceber profundidade.
Toda e qualquer alteração durante esta fase que não tenha sido corrigida pode acarretar prejuízos na visão para o resto da vida. Além disso, o desenvolvimento motor da criança durante o primeiro ano de vida é diretamente relacionado a sua capacidade visual. O que muitas vezes parece ser um atraso de desenvolvimento pode, na verdade, ser deficiência visual, facilmente diagnosticada e, na maioria das vezes, tratada. Os outros 10% do desenvolvimento visual ocorrem até 7-9 anos de idade.
     A cegueira infantil Oitenta por cento da cegueira mundial poderia ser evitada, sendo 60% curável e 20% preveníveis. Estima-se que existam 400 000 crianças cegas no mundo, sendo que 94% delas encontram-se nos “países em desenvolvimento”. Aproximadamente, uma criança fica cega a cada minuto no planeta. Devido à alta expectativa de vida de uma criança cega, atualmente, a cegueira infantil é responsável por 30% do total de gastos com cegueira no mundo. No Brasil, estima-se que existam entre 25000 a 30000 crianças cegas, aproximadamente 150 a 180 crianças cegas para cada milhão de habitantes, e 600 a 720 crianças com visão subnormal para cada milhão de habitantes.
     Na maioria dos serviços de neonatologia do país, os olhos dos recém-nascidos ainda não são adequadamente examinados. Como resultado, mais de 50% dos recém-nascidos só tem a alteração descoberta quando estão cegos ou quase cegos. O retinoblastoma, tumor maligno que tem o pico de incidência em torno de 18 meses de idade, no Brasil é diagnosticado tardiamente em 60% dos casos, quando já não é possível salvar o olho e/ou a vida da criança.

O Sistema Visual

  
     A visão é, entre os órgãos dos sentidos, de grande importância para a interação do ser humano. É um sistema altamente sofisticado e de grande complexidade que graças aos órgãos que o integram permite a percepção de imagens. 
   Fazem parte dele os olhos que estão diretamente conectados ao Sistema Nervoso Central através do nervos ópticos. O olho é a estrutura desenvolvida com a função de receber as imagens com a melhor qualidade possível e transformá-las em impulsos elétricos que são enviados, através do nervo óptico, ao cérebro onde são realizadasas integrações dessas percepções permitindo o seu 
entendimento. 
     O olho, desta forma, desempenha papel fundamental para a manutenção deste processo. É constituído de uma série de estruturas que atuam em conjunto  para proporcionar a melhor visão 
possível.
     As suas estruturas principais são: córnea, íris, cristalino, retina, humor
aquoso e vítreo. 
     A córnea é uma superfície transparente em forma de "vidro de relógio" e possuí o maior poder 
refrativo ocular. Constitui a primeira interface que a imagem deve atravessar para poder 
chegar ao seu destino final. 
     A íris constitui a parte colorida dos olhos, podendo ser, de acordo com sua pigmentação, verde, 
azul, castanho entre outras variações. Porém, apresenta como uma de suas principais funções 
o poder de determinar a quantidade de luz que penetra no olho, de acordo com a iluminação do 
ambiente. Dessa forma, a pupila funciona como o diafragma de uma câmera fotográfica. 
     O cristalino é a lente natural do olho. É uma estrutura de forma esférica achatada, transparente e localiza-se logo atrás da íris. De acordo com sua conformação, determinada pelo ação do 
músculo ciliar, ocorre a acomodação, que é o poder de foco que o olho apresenta, permitindo a
visualização de imagens nítidas à pequenas, médias e grandes distâncias. 

Dicas para proteger seus olhos:
- Usar protetor ocular sempre que houver risco de algo atingir seus olhos;
- Lavar os olhos com bastante água limpa se neles cair qualquer líquido;
- Usar óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;
- As mulheres devem tomar cuidado com as maquiagens, pois algumas podem provocar alergia;
- Utilizar óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;
- Procurar o oftalmologista periodicamente!

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.