O programa Quero Fazer - iniciativa destinada à prevenção e à testagem voluntária para HIV/Aids tem como meta realizar 4,7 mil testes rápidos anti-HIV, com entrega do resultado em menos de uma hora. No sábado, 11 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde e a Defesa Civil do Rio vão oferecer testes para detectar HIV e sífilis nos postos de saúde e nas Clínicas da Família em toda a cidade.
Segundo a prefeitura, 185 unidades estarão prontas para realizar os exames e os resultados podem ser conhecidos em cerca de dez dias pela internet ou nos postos onde o interessado fez o exame.
A iniciativa faz parte da campanha "Fique Sabendo". Os interessados em fazer o teste rápido poderão comparecer na sede da Clínica da Família de 08h às 17h. Lá, a população passará por um pré-aconselhamento, onde receberá informações sobre a prevenção do HIV/Aids e sobre o teste rápido. Independentemente do resultado, que é sigiloso, a pessoa recebe pós-aconselhamento com esclarecimentos de dúvidas freqüentes e materiais informativos.
A ideia é que as atividades desenvolvidas na Clínica sirvam de ponte para maior acesso do público-alvo da ação ao diagnóstico precoce e aos serviços públicos de saúde. As pessoas com resultado positivo serão encaminhadas para serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS). O acompanhamento e tratamento conta com o suporte de profissionais de saúde das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.