hipertensão arterial para aumentar sua adesão àquele, contribuindo no controle da pressão arterial, no esclarecimento de dúvidas e direcionamento do autocuidado.
Um programa de saúde educativo geralmente está fundamentado em recomendações de consensos e é associado à consulta médica e de enfermagem, adaptado à realidade da população alvo. Ele favorece a adesão dos pacientes ao tratamento, complementando a terapia medicamentosa. É importante a participação ativa dos profissionais, dos clientes e familiares no processo de aprendizagem, ou seja, ambos presentes em todas as fases de planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo educativo. A educação em saúde em grupo deve ser feita de forma interativa, integrando o profissional ao grupo, fazendo com que os educandos possam refletir e criticar a sua realidade, observar os problemas mais comuns entre eles e trocar experiências.
Essa troca de experiencias, aqui na Clínica da Família, será comandada pelas Enfermeiras Maria das Graças e Tatiana e pelo médico Dr. Marcus quinzenalmente.