7 de ago. de 2013

Como eu faço.... Dr. Marcos Marzollo

  Hoje o Blog da Clínica da Família Souza Marques continua apresentando uma série de relatos mostrando como o profissional trabalha na sua área. E para esse contato, temos a honra de apresentar Dr. Marcos Marzollo, Médico da Equipe Fubá, da Clínica da Família Souza Marques que apresenta como é o relato de Visita Domiciliar 
     A Visita Domiciliar como instrumento de abordagem do Médico de Família e Comunidade realiza o acompanhamento integral e complexa de pacientes que possuam situações de vulnerabilidade, privação de mobilidade, ou para acompanhamento de planos terapêuticos e dinâmicas familiares no local. Tem como principal objetivo a promoção, restauração e manutenção da saúde e conforto, serviços de reabilitação, entre outros. 
    A frequência da visita gira em torno da complexidade que o paciente apresenta ao primeiro contato com a equipe de saúde. Igualmente importante se faz ressaltar que tal acompanhamento se faz por todos os profissionais envolvidos na equipe correspondente, o acompanhamento mais próximo do Agente Comunitário de Saúde ao qual o paciente possui maior vinculo, se estendendo aos cuidados do Técnico de Enfermagem, profissional Enfermeiro e Médico.    
   Conforme já dito anteriormente, inicialmente são priorizados os pacientes com privação de mobilidade, e que possuam situações de vulnerabilidades (situações essas identificadas pelos Agentes de Saúde e escalas como a Escala de Coelho-Savassi). Mais uma vez, isso dependerá do fim da Visita, sendo, na maioria das vezes, com fins curativos e acompanhamentos de pacientes acamados, em cuidados paliativos. 
    Visitas pontuais também poderão ser realizadas com algum intuito específico, a exemplo do acolhimento da puérpera e seu bebê na primeira semana de vida, dando assim mais conforto aos cadastrados. As facilidades desse tipo de abordagem vem do fato dos profissionais conseguirem avaliar as potencialidades e fragilidades no cuidado, reconhecimento de redes de apoio a pacientes em caso de adoecimento, avaliar e orientar a tomada de medicações de modo mais prático. 
    O maior benefício das Visitas é a possibilidade de oferecer serviços de saúde para pacientes que por seus meios próprios talvez não conseguissem acesso. Deste modo, um acompanhamento mais próximo pode diminuir possibilidades de internações e complicações dos quadros. As maiores dificuldades desse tipo de abordagem giram em torno do fato de tais Visitas demandarem uma quantidade de tempo, além da necessidade da ausência do profissional da Unidade de Saúde por algum tempo. A adequação das agendas deve ser muito bem planejada de modo que todos os tipos de abordagem possam ser contempladas com as suas devidas cargas e necessidades. 
    A visita domiciliar é uma das mais importantes ferramentas de abordagem do Médico de Família e Comunidade, bem como de todos os outros membros da Equipe de Saúde da Família pelo fato de esta lidar com pacientes em situações de vulnerabilidade em modo geral. Esta abordagem que deve ser multi disciplinar é capaz de otimizar o acompanhamento do plano terapêutico e assim acompanhar melhor os processos saúde doença decorrentes daquela família.  
    Espero que tenha explicado a todos como age o Médico de Família e Comunidade em suas visitas domiciliares e esperamos vocês numa próxima oportunidade. Até a próxima

Clíque aqui para ver mais fotos.

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Praça do Patriarca, s/n - Madureira

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 08h às 20h

Telefones

(21) 3350-5563

Tecnologia do Blogger.