Pages

4 de nov. de 2013

"Criança Feliz" com sorriso branquinho

      A Atividade realizada no dia 07 Outubro e 04 de Novembro de 2013, tendo como base o tema Higiene Bucal, focando a importância dos cuidados com os dentes. Teve como objetivo conscientizar as crianças e adolescentes que participam do projeto sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis, e a maneira correta da escovação.
   A atividade foi desenvolvida no território dentro da Clínica da Família pela equipe de Saúde Bucal, na Primeira Igreja Batista de Madureira, na Praça do Patriarca. Participaram da atividade: Rafael M. Gaspar Pinapho (C. dentista), Marisete Lima de Castro (Técnica de saúde bucal) e  Márcio Carvalho dos santos ( Auxiliar de saúde bucal)
   A equipe fez a Atividade educativa sobre saúde bucal e DSTs, Distribuição de kits com escova, pasta e fio dental, Escovação supervisionada e Aplicação tópica de flúors.

   

     Foi realizada dentro do Procrife ( Projeto Criança Feliz),  inaugurado no dia 17 de setembro de 2006, no bairro de Madureira - Rio de Janeiro, em parceria com a Compassion Internacional e a Primeira Igreja Batista de Madureira.
   O Projeto Criança Feliz, Iniciou com a proposta, de acordo com o inciso II, artigo 90 do Estatuto da Criança e do Adolescente, a realização de atividades alternativas de cunho sócio-educativo para atendimento gratuito, a crianças “carentes”, devidamente matriculadas em escolas da rede municipal e em dia com o Programa de Vacinação. Na comunidade de Madureira, onde se localiza o Projeto Criança Feliz temos vários morros como por exemplo o Morro da Serrinha e o Morro do Fubá, cujos moradores enfrentam grandes carências educacionais, econômicas, sociais e espirituais. Não é oferecido a comunidade, meios compatíveis às necessidades para enfrentamento das dificuldades que impossibilitam um bom desempenho da cidadania.
   O Projeto atende de segunda a sexta-feira, 112 crianças e indiretamente suas respectivas famílias e conseqüentemente a comunidade. As crianças serão acompanhadas até os 16 anos de idade. O mesmo tem oportunizado o melhor desenvolvimento educativo.
    Pretende-se a colaboração para diminuir a evasão escolar, o envolvimento com drogas e situar-se como um instrumento de prevenção da marginalidade.
   O Projeto oferece de segunda a sexta-feira para crianças: Apoio-escolar ; Ballet; Atividades de lazer;
Aulas de Educação Religiosa; Oficinas de artesanato; Orientações para prevenção de saúde; Orientação para Ética e Cidadania; Noções de higiene; Aos pais é oferecido palestras educativas.
  Atividades que colaborem para um melhor relacionamento entre pais e filhos (orientações, festas comemorativas, visitas em residências, etc).
    O evento foi considerado um êxito sob o ponto de vista da promoção da saúde e prevenção, haja vista que os participantes aderiram à atividade.
   Encerramos o evento no tempo estimado, acreditando termos atingido um indicativo significativo de cadastrados orientados..

Clíque aqui para ver mais fotos.