Organizadores e colaboradores da ação:
A ação foi organizada pelos Coordenadores da Saúde Bucal da Cap 3.3 e teve a colaboração de 20 profissionais de Saúde Bucal provenientes das unidades básicas de saúde da mesma CAP.
Dia e Local:
A referida ação foi realizada no dia 07 de Abril de 2013, no Parque Madureira, no período compreendido entre 9:00Hs e 13:00Hs.
Público alvo:
População tabagista em geral e população de faixa etária acima de 60 anos presentes no local do evento.
Objetivo:
Realizar um rastreamento das lesões orais consideradas cancerizáveis, afim de prevenção do câncer de boca ou o diagnóstico precoce da doença, na população considerada de risco.
Metodologia:
A ação foi desenvolvida em três tendas instaladas no Parque Madureira, associadas às ações do Tabagismo e Saúde Bucal (orientação de higiene e escovação supervisionada).
A população tabagista, após a avaliação das taxas de monóxido de carbono presentes no organismo, e a população restrita a faixa etária superior a 60 anos era encaminhada para realização do exame oral por Cirurgiões-dentistas. Caso houvesse a detecção de lesões de mucosa, presentes na cavidade oral, era realizado a abertura de um prontuário com os dados do indivíduo examinado e as especificações da avaliação realizada. O paciente era, então, orientado a procurar a Unidade de Atenção Básica de Saúde mais próxima de sua residência, para ser referenciado aos Centros de Especialidades Odontológicas - CEOs.
![]() |
Clíque aqui para ver mais fotos. |