1. Quais são as atividades desenvolvidas pelo programa?
O Programa Municipal de Tabagismo realiza atividades educativas, campanhas, capacitações, seminários, simpósios, educação continuada, distribuição de material educativo, atendimento ao fumante e comemorações de datas pontuais (Dia Mundial Sem Tabaco – 31/05 e Dia Nacional de Combate ao Fumo – 29/08).
2. Como é realizada a abordagem ao fumante?
Para ajudar o fumante a deixar de fumar são utilizadas duas estratégias: Abordagem Mínima e Abordagem Intensiva ao Fumante.
A Abordagem Mínima ao Fumante é realizada por todo profissional de saúde, durante a sua consulta de rotina onde o tabagista é orientado e aconselhado sobre os males do vício.
A Abordagem Intensiva ao Fumante corresponde ao tratamento do tabagista em grupo com avaliação, acompanhamento e apoio medicamentoso através de sessões estruturadas. O acompanhamento, no Grupo Terapêutico, ocorre sob a supervisão de profissionais capacitados e com duração de seis meses (presencial).
3. Como funciona o tratamento em grupo?
O tratamento em Grupo funciona através de reuniões estruturadas, cada uma com um tema e roteiro específico. As reuniões são realizadas geralmente uma vez por semana com duração de aproximadamente uma hora e meia, sendo supervisionadas por profissionais de saúde de nível superior capacitados no Programa Municipal de Controle do Tabagismo
4. Como é feito o tratamento medicamentoso no Grupo Terapêutico de Abordagem Intensiva ao Fumante?
Para o participante que frequenta todas as reuniões é disponibilizado o apoio medicamentoso, que deverá seguir critérios farmacológicos estabelecidos pelo INCA/Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. O medicamento específico poderá ser prescrito após o segundo mês de tratamento. Para isso, é necessário que o participante passe por uma avaliação clínica individual e realize o Teste de Fagerstron (grau de dependência física à nicotina) onde será constatada a necessidade do uso de medicamentos. Para o uso de medicamentos, não poderá haver contra-indicações clínicas. O objetivo da terapia medicamentosa consiste em minimizar os sintomas da síndrome de abstinência e facilitar a abordagem comportamental.
5. Como posso participar do Grupo Terapêutico de Abordagem Intensiva ao Fumante?
O tabagista residente na área de abrangência da Clínica pode fazer sua
inscrição. (procure a unidade) O
usuário deve se inscrever na reunião e aparecer na primeira reunião. As reuniões são realizadas nas próprias Unidades
de Saúde. Importante lembrar que o tabagista será cadastrado e fará parte de uma lista de pacientes já existentes. A participação no Grupo ocorrerá de acordo com o número de vagas estabelecidas e a data do primeiro contato.